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Você já se perguntou por que ter um design responsivo é tão importante? Um dos aspectos mais importantes para a elaboração de um site consiste em aplicar o chamado conceito de design responsivo na composição na página.

Basicamente, esse elemento define o posicionamento adequado dos elementos na tela. Assim, é possível torna-la acessível tanto por meio de celulares, tablets e PC’s. Para compreender porque um design responsivo é tão importante para atrair o público, veja mais informações sobre esse assunto no artigo a seguir.

Entendendo o que é experiência do usuário para um site responsivo

Para entender a importância do design responsivo no contexto do Marketing Digital, antes é preciso abordar o conceito de experiência do usuário. Ele também é conhecido como UX, que advém de “User Experience”. Essa abordagem prevê que o visitante tenha a melhor experiência possível ao navegar pelos elementos visuais que compõem a página. E claro, isso sem que se sinta confuso ou entediado diante dela.

Em suma, a experiência do usuário é o que deve orientar a composição de um design responsivo eficaz para a sua página. Segundo o seu idealizador, Peter Morville, o UX possui sete aspectos que devem ser visualizados de forma complementar (similar a uma colmeia), ou seja, que afetam uns outros de maneira concomitante.

Segundo Peter Morville, a experiência do usuário deve ser:

  • Útil: o produto deve atender a alguma necessidade específica e funcional, e não somente ao apelo estético, por exemplo;
  • Utilizável: está relacionado ao item anterior. Mas compreende uma relação de usabilidade a longo prazo, no qual o produto realmente atende às suas demandas no dia-a-dia;
  • Encontrável: o produto em si deve estar situado de uma forma bem categorizada dentro da arquitetura de informação da web. Isso evitando que o usuário se frustre ao não conseguir localizá-lo facilmente;
  • Com credibilidade: trata-se do grau de confiabilidade daquele produto, o que é um fator essencial para a decisão final de compra;
  • Desejável: uma marca é composta de uma série de fatores que tornam o produto vendido por ela desejável ou não. Nesse sentido, podem inclusive pesar fatores emocionais. Isso vai além do design, do branding, da imagem e da identidade dessa marca junto ao público;
  • Acessível: o site deve estar acessível a todas as pessoas na mesma medida. Esses devem absorver a mensagem independentemente de limitações cognitivas, motoras, visuais e/ou auditivas;
  • Valioso: essa parte não se refere somente ao valor econômico, mas em trazer benefícios úteis para a vida do consumidor de uma forma geral. Assim, o dimensionamento do valor do produto está diretamente relacionado ao seu grau de eficiência. Isso gera inclusive um valor emocional por parte do usuário, o que representa um dos graus mais elevados de satisfação diante de um produto.

 Como o público é atraído por sites com um design responsivo

Com base nas características descritas acima, podemos citar alguns fatores que influenciam positivamente a sua página na internet. Entre os mais importantes, estão:

  • Sites responsivos possuem uma avaliação mais alta no Google, e assim, podem ser acessados de uma forma mais fácil pelo usuário. Essa é uma política adotada pelo Google desde 2015;
  • Um design responsivo traz benefícios para o SEO da página, reduzindo sua taxa de rejeição (bounce rate). Esse índice mede o período no qual o usuário passa navegando pela página;
  • Nesse sentido, são fatores importantes o código para indexação, o tempo de carregamento da página, e especialmente, a adaptabilidade a diferentes tamanhos de tela. Esses elementos devem estar otimizados para que a página tenha mais acessos.

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Escrito por: Agência Orange Five

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