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Com certeza você já deve ter ouvido falar em estratégia de marca, não é mesmo? Porém, esse conceito está muito mais amplo hoje em dia. Antigamente, as médias e grandes empresas eram as que mais investiam tempo e dinheiro na criação de estratégias de marca.

Mas, felizmente, os tempos mudaram e hoje as pequenas marcas também entraram de cabeça nesta filosofia. E sabe qual o motivo? É porque elas entenderam que uma estratégia de marca bem planejada e executada vai fazer toda a diferença para o crescimento do negócio.

Assim, pensar a marca é fundamental para quem quer crescer e concorrer com os peixes grandes do mercado. Dessa forma, vamos te mostrar neste artigo 5 vantagens de uma estratégia de marca bem-sucedida visando o crescimento da sua empresa.

E, claro, se você quiser saber um passo a passo simples de como colocar um plano desse tipo em ação, conte com a AO5.

Aspectos que fazem uma marca consolidar sua autoridade e desenvolver seus negócios

Uma marca não é apenas uma marca. Ficou confuso? Calma que vamos te explicar. Uma marca é, acima de tudo, um conceito. Neste sentido, ela é responsável por transmitir algo ao público. A grande missão dos publicitários é fazer com que a marca de uma empresa transmita coisas boas. Assim, o cliente em potencial estará a um empurrãozinho de se tornar cliente de fato.

E é aí que entra a estratégia de marca. Pense por algum momento em uma marca famosa. Ela não lhe transmite alguns sentimentos e percepções? Isso não é por acaso! Isso quer dizer que, por trás da marca, houve o desenvolvimento de uma estratégia bem trabalhada.

É o sucesso dessa estratégia que vai consolidar a autoridade e desenvolver o seu negócio. Dessa forma, também cabe destacar que estratégia de marca é diferente de marketing. Podemos dizer que o marketing é uma forma de transmitir determinada mensagem para o cliente. O objetivo, lógico, é aumentar o número de vendas e fidelizar clientes.

Já as estratégias de marca vão mais além. Elas representam a identidade da marca em si. Sem essa identidade bem definida, as estratégias de marketing não serão bem sucedidas. Já se as estratégias foram eficientes, o marketing muitas vezes flui de forma natural. Dito isto, veja as principais vantagens de uma estratégia de marca.

Possibilita a diferenciação da sua marca das concorrentes

Lembra que falamos lá no início sobre a importância de crescer no mercado para concorrer com marcas maiores? Neste sentido, uma boa estratégia vai fazer você se destacar das concorrentes, mesmo se a sua empresa for relativamente menor.

O que importa é o conceito e a ideia por trás da marca. Assim, você vai conseguir mostrar para o público que sua marca é única e especial. Fazendo isso, o cliente em potencial terá bons motivos para confiar nos seus produtos ou serviços.

Além disso, seu negócio vai se consolidar no mercado e não ficará vulnerável e desprotegido. Por exemplo, você não vai se preocupar com oscilações nas vendas ou com períodos de menor movimento. Isso porque a sua marca terá algo que as concorrentes não tem. E o melhor: você consegue mostrar sua força de forma nítida para o cliente.

Cria e mantém a confiança no mercado

Essa vantagem está diretamente relacionada com a citada anteriormente. Tudo é questão de confiança. Se o público estiver convicto que a sua marca é a melhor, então pode ter certeza que serão fieis a ela. Isso garante uma segurança enorme para os seus negócios e possibilita projeções mais palpáveis de crescimento a médio e longo prazo.

Outro detalhe interessante é que uma estratégia de marca bem sucedida vai ser benéfica também para atrair clientes em potenciais. Mesmo que você não utilize o produto de determinada marca, o fato de conhecer a marca já é suficiente. Assim, se ela lhe transmitir bons sentimentos, é muito provável que, mais cedo ou mais tarde, você compre algo dessa marca. E essa é justamente a confiança que a sua empresa precisa para crescer!

Atrai novos clientes

Você percebeu como tudo está interligado quando o assunto são estratégias de marca? Aqui, temos outra vantagem importante. O mercado é movido a procura e demanda. A procura por serviços e produtos sempre vai existir. E a demanda também!

No entanto, o mais difícil é estabelecer o elo entre os dois. Por exemplo, você, como cliente, está precisando de um produto bem específico e reside em São Paulo. Já uma empresa do interior do Paraná oferece justamente aquilo que você procura. Mas como “dar match” nessa relação? Ou seja, como você vai encontrar essa empresa e, o mais importante, como você vai confiar nela para se tornar um novo cliente?

A resposta é bem simples: uma estratégia de marca bem feita vai fazer essa “ponte”. Assim, a empresa ganhará um novo cliente e o cliente terá acesso ao produto desejado.

Fideliza e melhora a experiência do cliente

O objetivo de uma estratégia de marketing é, primeiramente, alavancar as vendas. Mas, em uma estratégia de marca, o objetivo final será fidelizar e melhorar a experiência do cliente.

Lembre-se que tudo é feito para o bem do cliente. Se ele estiver satisfeito, sua marca também estará e tende a crescer no mercado. Então, contratar profissionais especializados em estratégias de marca não um gasto, e sim é um investimento.

E o planejamento, nesse caso, precisa ser feito a longo prazo. Ao contrário de uma campanha de marketing, uma estratégia de marca não vai trazer resultados da noite para o dia. Porém, você terá a garantia que os frutos plantados trarão grandes benefícios para o negócio.

Incentiva e motiva seus funcionários

Por fim, agora vamos deixar os clientes um pouquinho de lado e pensar em questões internas da sua empresa. O que de fato faz o seu negócio prosperar? As pessoas que colocam a mão na massa em prol da consolidação da marca.

Por isso, uma estratégia bem construída vai incentivar e motivar ainda mais os seus funcionários. Eles se sentirão como parte importante da marca (o que é verdade!). Lembra daquela história da marca transmitir coisas boas para o público? Pois é, mas ela também precisa transmitir bons sentimentos para as pessoas que estão dentro da empresa diariamente.

Com uma marca respeitável, os funcionários se sentirão orgulhosos, pois farão parte do sucesso e crescimento da empresa.

Então, se você quer saber como desenvolver uma estratégia de marca eficiente, converse com a equipe da AO5 e conheça nosso trabalho.

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Escrito por: Agência Orange Five

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