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Ter uma estratégia de marketing para vendas que seja eficiente pode trazer um grande ponto de virada para seu negócio. Por meio de um diálogo que una estes dois setores de sua empresa, os resultados para captar e converter leads será maior e mais eficiente. Assim sendo, veja a seguir 7 dicas para desenvolver estratégias conjuntas entre estes dois polos. Saiba identificar problemas comuns em ambos e as melhores formas de resolver essas situações.

Antes de pensar na estratégia de marketing para vendas

Na maioria das empresas, infelizmente há um certo estremecimento, e até mesmo uma rivalidade entre os dois setores. Entre os motivos para isto está a falta de um entendimento entre os dois, visões diferentes sobre o mercado e pouca clareza sobre o papel de cada um. Para corrigir estes problemas, siga as dicas abaixo.

Estabeleça uma comunicação eficiente

Algo que precisa ser levado em conta na hora de bolar uma estratégia de marketing para vendas é a forma como os setores se comunicam. Caso não haja um diálogo eficiente entre ambos as consequências podem incluir:

  • Problemas sobre identificar o público-alvo e investir em conversão de leads;
  • Dificuldade em avaliar os resultados das ações de marketing;
  • Falta de clareza sobre o papel de cada um dentro da empresa.

Alinhe seus objetivos e metas

Após estabelecer um diálogo eficiente o próximo passo para sua estratégia de marketing para vendas é ter objetivos em comum. Isto significa que, na medida em que o papel de cada setor for delineado, é hora de:

  • Juntar forças em prol do mesmo objetivo, como captar mais leads e fidelizar clientes;
  • Contar com a tecnologia para automatizar o trabalho dos dois setores harmonicamente;
  • Trabalhar a ideia de que é preciso haver um trabalho em conjunto, não uma competição.

Conte com o Acordo de Nível de serviço

Conhecido como ANS, trata-se de um acordo formal que pode ser feito entre os dois setores. Com ele, é possível conseguir várias resoluções importantes, como:

  • Formalização de metas e da responsabilidade do papel de cada um dos times;
  • Cronograma para estabelecer e cumprir tarefas específicas para a empresa;
  • Estabelecer uma ajuda mútua para enfrentar problemas e encontrar soluções.

O conceito de Smarketing na estratégia de marketing para vendas

Derivado da junção dos termos sales + marketing, trata-se de uma estratégia que une as duas equipes. Tendo como meta o bem-estar da empresa, suas vantagens incluem:

  • Ações mais eficientes para concretizar vendas e aumentar a receita;
  • Oportunidade de fechar mais negócios e conseguir parceiros profissionais importantes;
  • Desenvolvimento de um pensamento em conjunto para cativar o cliente.

Invista na troca de experiências

Quanto mais integradas as duas equipes estiverem, mais poderão aprender uma com a outra e trazer resultados para a empresa. Assim sendo, leve em consideração que é preciso:

  • Promover encontros e reuniões frequentes para mostrar os progressos de cada uma;
  • Criar mecanismos e sistemas de compartilhamento de trabalho e de informações;
  • Ter um canal de comunicação fixo, que informe sobre leads captados e convertidos.

Tenha uma rotina de feedback contínuos

Este é um dos aspectos mais importantes da lista, que pode fazer uma grande diferença. Ao estimular o crescimento por meio de observações das duas equipes, você terá grandes vantagens, tais como:

  • A ajuda de uma visão de fora de cada setor, ao mesmo tempo integrada a ambos;
  • Possibilidade de um brainstorm para pensar em estratégias que tragam mais resultados;
  • A chance de ter um crescimento contínuo com a contribuição dos dois setores.

Dê um passo de cada vez

Por último, mas não menos importante, tenha calma ao implementar cada uma destas ações. As mudanças mais significativas não acontecerão da noite para o dia. É preciso ter paciência e pensar de forma estratégica. Assim sendo:

  • Acompanhe frequentemente o progresso de cada setor, motivando os funcionários;
  • Incentive a quebra de paradigmas de bater meta e invista na cultura do cliente final;
  • Mostre que é preciso ir além da venda, de forma que a união dos setores traz leads.

Colocando estas dicas na prática

Basicamente os problemas relacionados a dificuldade de integração que traga uma estratégia de marketing para a venda é mais difícil de resolver do que parece. Tudo depende de fazer com que os dois setores rompam os preconceitos que tem um com o outro. Além disto, também é preciso que seus respectivos funcionários pensem em conjunto, visando alcançar os clientes.

Se isto puder ser feito com sucesso, os benefícios aparecerão em pouco tempo e se tornarão perceptíveis para a empresa como um todo. O mais importante é ter consciência de que não importa qual o ramo de seu empreendimento, a integração é fundamental. Mais do que uma tendência adotada por cada vez mais empresas, trata-se de uma estratégia de sobrevivência. É o que vai permitir ter mais vendas e consolidar seu negócio em seu nicho de mercado.

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Escrito por: Agência Orange Five

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