Ter uma estratégia de marketing para vendas que seja eficiente pode trazer um grande ponto de virada para seu negócio. Por meio de um diálogo que una estes dois setores de sua empresa, os resultados para captar e converter leads será maior e mais eficiente. Assim sendo, veja a seguir 7 dicas para desenvolver estratégias conjuntas entre estes dois polos. Saiba identificar problemas comuns em ambos e as melhores formas de resolver essas situações.
Na maioria das empresas, infelizmente há um certo estremecimento, e até mesmo uma rivalidade entre os dois setores. Entre os motivos para isto está a falta de um entendimento entre os dois, visões diferentes sobre o mercado e pouca clareza sobre o papel de cada um. Para corrigir estes problemas, siga as dicas abaixo.
Algo que precisa ser levado em conta na hora de bolar uma estratégia de marketing para vendas é a forma como os setores se comunicam. Caso não haja um diálogo eficiente entre ambos as consequências podem incluir:
Após estabelecer um diálogo eficiente o próximo passo para sua estratégia de marketing para vendas é ter objetivos em comum. Isto significa que, na medida em que o papel de cada setor for delineado, é hora de:
Conhecido como ANS, trata-se de um acordo formal que pode ser feito entre os dois setores. Com ele, é possível conseguir várias resoluções importantes, como:
Derivado da junção dos termos sales + marketing, trata-se de uma estratégia que une as duas equipes. Tendo como meta o bem-estar da empresa, suas vantagens incluem:
Quanto mais integradas as duas equipes estiverem, mais poderão aprender uma com a outra e trazer resultados para a empresa. Assim sendo, leve em consideração que é preciso:
Este é um dos aspectos mais importantes da lista, que pode fazer uma grande diferença. Ao estimular o crescimento por meio de observações das duas equipes, você terá grandes vantagens, tais como:
Por último, mas não menos importante, tenha calma ao implementar cada uma destas ações. As mudanças mais significativas não acontecerão da noite para o dia. É preciso ter paciência e pensar de forma estratégica. Assim sendo:
Basicamente os problemas relacionados a dificuldade de integração que traga uma estratégia de marketing para a venda é mais difícil de resolver do que parece. Tudo depende de fazer com que os dois setores rompam os preconceitos que tem um com o outro. Além disto, também é preciso que seus respectivos funcionários pensem em conjunto, visando alcançar os clientes.
Se isto puder ser feito com sucesso, os benefícios aparecerão em pouco tempo e se tornarão perceptíveis para a empresa como um todo. O mais importante é ter consciência de que não importa qual o ramo de seu empreendimento, a integração é fundamental. Mais do que uma tendência adotada por cada vez mais empresas, trata-se de uma estratégia de sobrevivência. É o que vai permitir ter mais vendas e consolidar seu negócio em seu nicho de mercado.