Ser um grande vendedor não é tarefa fácil. Ter sucesso em um determinado segmento exige uma série específica de talentos e habilidades pessoais e profissionais, além de uma vasta experiência prática no atendimento e na solução dos problemas dos clientes. Muitas vezes, até os mestres da área têm dificuldade para fechar negócio. Dentre deste cenário, o post de hoje é especial: vamos dar algumas dicas para que você saiba o que fazer quando o cliente diz não.
O primeiro detalhe que precisa saber é que o processo de venda não envolve apenas contatar o cliente e oferecer produtos para ele. É necessário, antes de tudo, conhecer o que ele faz e necessita, para que a abordagem seja personalizada e oportuna. É preciso questionar se os clientes possuem recursos disponíveis para fechar negócio e, em caso de resposta afirmativa, fazer uma proposta sob medida.
Tenha sempre em mente que existem diversas empresas do mesmo segmento concorrendo com a sua e, em algumas delas, equipes numerosas de vendas e preços impraticáveis para você podem ser empecilhos extras na hora de disputar o pedido do cliente.
Durante o processo de venda, receber um não do cliente é comum. Essa palavra, tão temida pelos vendedores, não significa, entretanto, o fim das negociações. Ela é parte do jogo. Alguns compradores, por mais que estejam interessados em nossos produtos, simplesmente não podem arcar com os preços ofertados. Outros simplesmente não se interessam pelo nosso trabalho.
Todos sabem que a venda não é algo simples. Mesmo assim, alguns vendedores se destacam por seus resultados. Confira alguns passos para superar as dificuldades e ter sucesso até mesmo nos negócios mais complicados de serem fechados:
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Imagem: Milkos | iStock / Getty Images Plus