Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Pode não ser novidade para você a importância que a análise de dados de marketing tem para qualquer empresa. Por meio de um monitoramento eficiente, é possível fazer o seu negócio crescer e prosperar, projeto vendas e consolidação de um público-alvo. Assim sendo, saiba mais sobre como desenvolver processos de acompanhamento adequados. Além disto, veja também de que forma aproveita-lo com máxima eficiência para seu negócio.

Informações da análise de dados de marketing

Esta é uma estratégia que vem sendo cada vez mais adotada por várias empresas de diferentes nichos. Por maio da análise de dados de marketing é possível:

  • Identificar as preferências do público-alvo, além de avaliar quais os comportamentos que apresentam diante de produtos e serviços;
  • Realizar previsões sobre os movimentos futuros de sua área de atuação, além de prever qualquer tipo de imprevisto ou crise;
  • Otimizar processos de marketing que cumpram eficientemente com seus objetivos, de forma a reduzir custos em geral.

Tendo em mente tudo o que este tipo de processo pode fazer por sua empresa, o próximo passo é aplica-lo de forma correta.

Como realizar a análise de dados de marketing?

O chamado marketing por dados funciona por meio da junção de diversas informações. Estas são tanto da empresa quanto de redes sociais e que circulam de forma geral. Para colocar esse processo em prática, é preciso fazer o seguinte:

  • Primeiro, coleta-se as principais informações que serão úteis ao marketing da empresa. Os dados fazem parte tanto do próprio empreendimento quanto do público-alvo;
  • Em seguida, é preciso categorizar todas as informações recolhidas. O ideal é construir personas de interessa para a empresa as utilizando e briefings de conteúdo;
  • Por meio desse movimento, é possível identificar um padrão de comportamento e de ação por parte do consumidor. Isto permite que as empresas pensem em ações amplas.

Naturalmente, a forma mais eficaz de realizar este tipo de tarefa é por meio de certas técnicas e métodos específicos para isto. Dentro deste contexto, os aplicativos desenvolvem um papel fundamental.

Contando com a tecnologia a seu favor

Depois de levar em conta como funciona o processo de análise de dados de marketing, o próximo passo é saber como implementa-lo. O papel da tecnologia e preservação de dados é algo fundamental para isto. Assim, considere o seguinte:

  • Sistemas de planejamento como um ERP podem fazer toda a diferença em ajudar a sua empresa. Estes programas facilitam a coleta, armazenamento e análise de dados;
  • Ferramentas de automação digital também cumprem um papel importante. Entre elas se destacam o RD Station e o MailChimp;
  • Outro aspecto que não pode ser deixado de lado é a análise contínua dos dados que chegam. Eles oferecem um panorama completo sobre o que é possível fazer para suas vendas aumentarem de fato.

Quando realizado de forma correta, o marketing por dados propicia resultados concretos para qualquer empreendimento em pouco tempo. E para garantir que você aproveite este método com máxima eficiência, mais algumas dicas podem ajudá-lo.

Medidas simples em prol de sua empresa

O marketing, por excelência, tem como objetivo final uma conversão adequada do quadro de vendas de uma empresa. Assim sendo, esta estratégia de análise de dados pode funcionar muito bem para este objetivo. Por isto, é importante dar atenção aos seguintes aspectos:

  • Procure identificar as informações mais importantes em meio a sua coleta de dados. Entre elas estão os horários de pico para realização de vendas e o perfil de cada um de seus consumidores;
  • Também é preciso avaliar o número de vendas concluídos após as mudanças em sua estratégia. Isto vale tanto para aumento quanto para diminuição em suas transações;
  • Além disto, o tempo gasto para concluir determinadas vendas e o nível de alcance de seu público-alvo precisam estar sempre sendo monitorados.

Investir em ações que privilegiem o levantamento e a leitura de dados se torna cada vez mais importante. A velocidade das informações, associada as novas tendências de comportamento dos consumidores tornam a análise de dados de marketing uma grande necessidade.

Transformações importantes e mudanças a caminho

Já faz algum tempo que o marketing por dados tem sido fundamental na estratégia de empresas de diversas áreas e portes. O que requer atenção, dentro deste contexto, é perceber como ele passará a fazer ainda mais por seu negócio em pouco tempo. Os motivos para isto são simples:

  • Cada vez mais pessoas tem acesso a diversas lojas e produtos;
  • As tendências da economia global e do comércio se moldam ao cliente o tempo todo;
  • Mais do que compras, seu público-alvo busca experiências em seu negócio;
  • É preciso mostrar soluções para os problemas imediatos que possam ter.

Somando todos estes motivos, é possível concluir que, cada vez mais, os dados são o capital mais importantes que uma empresa pode ter. Conhecer a si mesmo e aos seus clientes faz toda a diferença para você.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time