Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Quando pensamos em script de vendas para Instagram podemos ter uma ideia um tanto antiquada sobre esse processo. Esqueça modelos engessados, textos prontos e processos robotizados. Hoje, esse recurso tem a função de orientar o vendedor sem o limitar na sua função.

Isso é muito importante, pois um script bem feito é capaz de dar mais confiança e solucionar possíveis problemas. E, além do mais, mesmo com um script geral, o vendedor deve ter total liberdade para abordar o cliente. Até porque cada profissional possui um método de preferência e cada possível freguês possui características diferentes.

Assim, quando falamos em script de vendas para Instagram, falamos em elencar uma ordem pré-definida no processo de vendas, com etapas e vários modelos. Cada modelo pode ser utilizado de acordo com a necessidade imposta na negociação.

Na rede social, o uso desse recurso também tem como objetivo dar suporte para que o vendedor consiga vender mais. Por isso, saiba como estruturar um script de vendas para o Instagram de forma simples e eficaz.

Defina etapas para o seu script de vendas no Instagram

Elaborar etapas de vendas é muito importante. Se a sua empresa utiliza diversas redes sociais para esse fim, é interessante ter um script para cada uma delas. Assim, o Instagram precisa de um script próprio, já que possui algumas características únicas.

As etapas também podem ser definidas de acordo com o tipo de produto ou serviço oferecido pela empresa. De forma geral, é possível pensar em etapas de acordo com:

  • Geração de leads;
  • Primeiro contato com o cliente;
  • Entendimento da necessidade do cliente;
  • Relacionamento mais direto;
  • Oferta e negociação.

Para cada passo citado acima, o vendedor deve contar com um script que funcione como uma cartilha de orientações. Isso tem como meta facilitar o trabalho do vendedor e também melhorar a experiência do cliente.

Não cometa os seguintes erros

Ao criar um script de vendas, preste atenção para não cometer alguns erros que fazem toda a diferença no processo. Assim, tome cuidado para não:

  • Focar exclusivamente no produto: nas campanhas mais eficazes, o produto não é a estrela do show, mas sim o cliente e suas necessidades;
  • Engessar o vendedor: como falando no início deste texto, o script de vendas precisa dar liberdade para o vendedor utilizar seu próprio método de vendas. Além disso, um roteiro engessado pode afastar clientes;
  • Falhar na orientação ao vendedor: não adianta elaborar um super script, mas não orientar o vendedor a como utilizá-lo. Então, converse com sua equipe e explica passo a passo;
  • Deixar de atualizar o script: os processos de vendas são dinâmicos e mudam muito rapidamente. Por isso, sempre mantenha o script de vendas atualizado.

Otimize o Instagram da sua empresa

Se a sua empresa utiliza o Instagram para vendas, além de um script bem feito, é preciso otimizar o uso dessa rede social. Por ser um espaço muito dinâmico de uso, sua empresa precisa:

  • Alimentar o stories diariamente;
  • Se aproximar do cliente, por meio de dicas e interatividade;
  • Divulgar conteúdo relevante e de qualidade e não apenas conteúdos com o objetivo de vender;
  • Utilizar todos os recursos possíveis, incluindo lives;
  • Se possível, fazer promoções com o intuito de recompensar seus seguidores mais ativos;
  • Ser o mais espontâneo possível;
  • Mostrar o diferencial do seu produto ou serviço.

Vantagens de criar script de vendas para Instagram

A criação de um script de vendas para Instagram apresenta várias vantagens para a empresa em geral, vendedores e clientes. Em relação aos vendedores, um bom script é útil no treinamento de novos profissionais, além de aumentar a produtividade da equipe.

A empresa, assim, só tem a ganhar, pois a equipe estará sempre atualizada, com foco e com algo concreto para se guiar. Já o cliente também é beneficiado, pois o processo de vendas fica mais dinâmico.

Neste sentido, se você precisa de ajuda com as técnicas e métodos ideais para um script de vendas para o Instagram, conte com uma abordagem de marketing diferenciada. Neste sentido, a AO5 pode oferecer uma série de benefícios e orientações nesse processo, com os resultados que você espera. Por isso entre em contato.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time