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Aprenda tudo sobre metas de marketing SMART e por que aplicar em sua empresa.

Nesse artigo você terá acesso a lições práticas para te ajudar a definir metas e como alcançar resultados.

Por que é definir metas é importante

As metas no formato SMART ajudam você a se concentrar no que deseja alcançar com seus esforços de marketing. Definir metas também pode ajudá-lo a manter a motivação e o senso de direção tanto do time de gestão quantos dos colaboradores. A melhor receita para a execução é um plano de ação simples. Defina metas específicas alinhadas com o time e acompanhar a evolução.

O que é o termo SMART e como aplicar em suas ações de marketing?

SMART é um acrônimo e cada letra corresponde a um elemento que deve ser explorado na metodologia.

A sigla especificamente corresponde a os seguintes itens: Específica, mensurável alcançável e relevante, e sua origem em inglês seria: Specific, mensurable, achievable e elevant.

No geral a metodologia tem como base criar metas com ações com prazos determinados e formas de validar o atendimento de cada meta.

Vamos analisar abaixo cada elemento do acrónimo em um curso no formato de LMS – Learning Management System.

Específica

Seu objetivo deve ser claro e específico, e você deve ser capaz de escrever ou falar sobre isso de uma forma que qualquer pessoa possa entender. Por exemplo, quero executar 100 vendas no meu commerce, e alcançar 200 mil reais de faturamento com novos clientes todo mês.

Mensurável

Tudo o que pode ser medido pode ser melhorado. Essa é uma fala peter drucker, escritor, professor. Considerado pai da administração ou gestão moderna.

As métricas que você usa para alcançar seus objetivos devem ser claras. Deve ser algo quantificável, como vendas, receita ou número de visitantes do seu site, medido de forma objetiva, como quantidade, qualidade ou custo.

Alcançável

É muito mais difícil matar um fantasma do que matar a realidade. Não sonhe muito ao definir suas metas SMART de marketing. Defina metas alcançáveis para você e para o seu time, crie ambientes que possibilite alcançar os objetivos com os recursos disponíveis.

Relevante

Seja e faça tudo de forma intencional. Garanta de que seus objetivos estejam alinhados com a estratégia de negócios mais ampla e assim o resultado da meta será uma consequência das ações anteriores.

Meta smart aplicada a uma situação

Vamos criar um cliente para exemplificar a aplicação prática dos conteúdos apresentados acima.

Rede de franquia de consultoria de investimentos.

Primeiro ponto do SMART em marketing é definir o a especificidade do objetivo a ser alcançado.

Específica e mensurável

Alcançar em média 50 orçamentos semanais até o fim de junho.

Alcançável e Relevante

Essa meta é alcançável pois em uma análise a empresa já alcança 27 orçamentos mensais em média referentes a 6 meses.

Também a meta possui as características de relevante pois está alinhada com a estratégia do negócio.

Sempre leve em considerações e pergunte a si mesmo:

  • O que representa o sucesso dessa meta?
  • Como posso mensurar?

Principais conclusões sobre SMART aplicado ao marketing:

Quanto mais o seu negócio adotar uma postura de mensurar o progresso para validar os esforços mais próximo o seu negócio estará alinhado as metas SMART dento do seu plano de marketing.

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Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

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