Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Os conceitos de buyer persona e brand persona são parte de estratégias importantes de Inbound Marketing. Elas podem ser o diferencial para alavancar os lucros de seu empreendimento. Esses dois termos designam a criação de perfis que abrangem as preferências do seu público-alvo. Dessa forma, dão elementos para que os gestores possam aprofundar as suas táticas de marketing digital.

Assim, no texto a seguir você vai conhecer mais detalhadamente os conceitos de buyer persona e de brand persona. Além disso, saiba como a aplicação correta de ambos pode trazer muitos benefícios para o gestor.

O que é buyer persona?

Buyer persona é uma espécie de personagem fictício. Com ele a marca vai se comunicar utilizando da sua própria linguagem. É um elemento importante no contexto da análise do público-alvo. Isso porque ele cria uma pessoa com certos perfis e características que representem os clientes em potencial com os quais a marca deseja se comunicar como um todo.

Assim, o buyer persona muda de acordo com o produto oferecido. Pode ser um jovem gamer que aprecie tecnologia, ou uma mulher com filhos que assiste a filmes e séries, por exemplo. Esse perfil deve dialogar exatamente com o público visado, mostrando seus principais interesses e hábitos de uma forma geral.

O que é brand persona?

Já o conceito de brand persona é um pouco mais abrangente, e está relacionado à mensagem que a marca como um todo busca expressar. É nada mais que a aparência da marca perante a sociedade, que pode ser materializada pela criação de uma “mascote” ou “personagem” que dialogue com o público falando pela própria marca.

Benefícios do buyer persona e brand persona

Levando em conta o que foi mencionado acima, é possível então compreender as personas como conceitos essenciais. A partir deles você pode se aproximar de seus clientes e compreender as suas principais necessidades.  Assim, enquanto a buyer está voltada ao cliente em si, a brand persona tem como base a divulgação da marca.

Dessa forma, dentro do contexto da jornada de compra, as personas ajudam tanto a capturar novos clientes dentro do perfil desejado como reter aqueles que já consumiram o produto ou serviço de sua empresa. Conheça o papel das personas em cada uma das etapas da jornada de compra:

  • Consideração inicial: nesse momento o consumidor avalia quais das principais marcas que ele conhece atende melhor à sua necessidade. Aqui, o buyer tem um papel preponderante;
  • Avaliação ativa: ao fazer a avaliação do produto e da marca, o brand começa gradualmente a receber uma importância mais acentuada;
  • Fechamento: no momento em que o consumidor está com a decisão de compra tomada, tanto o buyer como o brand têm relevância similar, pois contam com fatores que ajudam o cliente a concretizar o negócio;
  • Pós-compra: aqui o brand persona tem um papel mais importante, visto que nessa etapa o consumidor pode entrar em contato com o suporte para dar o feedback ou solucionar problemas relacionados ao funcionamento de algum item.

Como você pode ver, Buyer Persona e Brand Persona tem um papel fundamental para fechar negócios em sua empresa. E uma das melhores formas de aproveitar ao máximo esses conceitos é com a ajuda de um planejamento de marketing eficaz. Isso porque, ações assertivas nessa área são fundamentais para usa-los em prol do fechamento de mais negócios.

Garanta o sucesso com Buyer Persona e Brand Persona

Além de entender esses dois conceitos, conte com a ajuda da AO5 para começar a coloca-los em prática em prol de sua empresa. Vamos trabalhar em prol de um planejamento assertivo, com ações de marketing que englobe a ambos. Assim você terá excelentes resultados e conseguirá aumentar suas vendas e atrais mais clientes. Aguardamos o seu contato.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time