Início » BLOG #AO5 » Buyer Persona e Brand Persona: entenda os conceitos e como se beneficiar de cada um deles

Buyer Persona e Brand Persona: entenda os conceitos e como se beneficiar de cada um deles

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 19 de maio 2021

Os conceitos de buyer persona e brand persona são parte de estratégias importantes de Inbound Marketing. Elas podem ser o diferencial para alavancar os lucros de seu empreendimento. Esses dois termos designam a criação de perfis que abrangem as preferências do seu público-alvo. Dessa forma, dão elementos para que os gestores possam aprofundar as suas táticas de marketing digital.

Assim, no texto a seguir você vai conhecer mais detalhadamente os conceitos de buyer persona e de brand persona. Além disso, saiba como a aplicação correta de ambos pode trazer muitos benefícios para o gestor.

O que é buyer persona?

Buyer persona é uma espécie de personagem fictício. Com ele a marca vai se comunicar utilizando da sua própria linguagem. É um elemento importante no contexto da análise do público-alvo. Isso porque ele cria uma pessoa com certos perfis e características que representem os clientes em potencial com os quais a marca deseja se comunicar como um todo.

Assim, o buyer persona muda de acordo com o produto oferecido. Pode ser um jovem gamer que aprecie tecnologia, ou uma mulher com filhos que assiste a filmes e séries, por exemplo. Esse perfil deve dialogar exatamente com o público visado, mostrando seus principais interesses e hábitos de uma forma geral.

O que é brand persona?

Já o conceito de brand persona é um pouco mais abrangente, e está relacionado à mensagem que a marca como um todo busca expressar. É nada mais que a aparência da marca perante a sociedade, que pode ser materializada pela criação de uma “mascote” ou “personagem” que dialogue com o público falando pela própria marca.

Benefícios do buyer persona e brand persona

Levando em conta o que foi mencionado acima, é possível então compreender as personas como conceitos essenciais. A partir deles você pode se aproximar de seus clientes e compreender as suas principais necessidades.  Assim, enquanto a buyer está voltada ao cliente em si, a brand persona tem como base a divulgação da marca.

Dessa forma, dentro do contexto da jornada de compra, as personas ajudam tanto a capturar novos clientes dentro do perfil desejado como reter aqueles que já consumiram o produto ou serviço de sua empresa. Conheça o papel das personas em cada uma das etapas da jornada de compra:

  • Consideração inicial: nesse momento o consumidor avalia quais das principais marcas que ele conhece atende melhor à sua necessidade. Aqui, o buyer tem um papel preponderante;
  • Avaliação ativa: ao fazer a avaliação do produto e da marca, o brand começa gradualmente a receber uma importância mais acentuada;
  • Fechamento: no momento em que o consumidor está com a decisão de compra tomada, tanto o buyer como o brand têm relevância similar, pois contam com fatores que ajudam o cliente a concretizar o negócio;
  • Pós-compra: aqui o brand persona tem um papel mais importante, visto que nessa etapa o consumidor pode entrar em contato com o suporte para dar o feedback ou solucionar problemas relacionados ao funcionamento de algum item.

Como você pode ver, Buyer Persona e Brand Persona tem um papel fundamental para fechar negócios em sua empresa. E uma das melhores formas de aproveitar ao máximo esses conceitos é com a ajuda de um planejamento de marketing eficaz. Isso porque, ações assertivas nessa área são fundamentais para usa-los em prol do fechamento de mais negócios.

Garanta o sucesso com Buyer Persona e Brand Persona

Além de entender esses dois conceitos, conte com a ajuda da AO5 para começar a coloca-los em prática em prol de sua empresa. Vamos trabalhar em prol de um planejamento assertivo, com ações de marketing que englobe a ambos. Assim você terá excelentes resultados e conseguirá aumentar suas vendas e atrais mais clientes. Aguardamos o seu contato.