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KPIs: como uma gestão de performance com indicadores pode me ajuda a otimizar meus resultados?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 01 de jun 2020

Para entender como funciona a gestão de performance com indicadores KPIs, é preciso saber a lógica por trás deste conceito. De forma geral, o termo é uma abreviação em inglês de indicador-chave de desempenho, utilizados para medir diferentes aspectos de sua empresa, em áreas estratégicas como o marketing. Pode-se dizer, portanto, que esta é uma estratégia que pode melhorar muito os resultados de seu negócio. Por isto confira mais detalhes a seu respeito a seguir.

Informações sobre a gestão de performance com indicadores KPIs

Seja qual for o nicho que a sua empresa atua, certamente você deve utilizar métodos de gestão específicos para ela. Não há nada de errado nisto, pelo contrário, é algo necessário para a saúde do negócio. Porém, atualmente as estratégias tradicionais para este fim podem não ser tão eficazes. E é neste sentido que a gestão de performance com indicadores KPIs entra em ação:

  • KPIs diz respeito a valores qualitativos e quantitativos, responsáveis por medir os principais processos de funcionamento do marketing e outros setores da empresa;
  • De forma geral, estes indicadores-chave baseiam-se em métricas gerais, como receitas e processos de trabalho e específicas, como custos e níveis de conversão de clientes;
  • Outra característica importante dos KPIs é o fato de que estes trabalham com categorias específicas, estruturais, produtivas e estratégicas.

Em comparação a métodos mais tradicionais, a gestão de performance com indicadores KPIs é um processo mais automatizado, ágil e completo. Isto ocorre graças a forma como ocorre a sua estruturação.

A divisão que engloba os indicadores KPIs

Você já parou para pensar em quantas categorias de análise tem dentro de seu negócio? Mais do que isto, quantas possibilidades há de analisar cada uma delas? Pois bem, para contemplar todo o empreendimento, a gestão de performance com indicadores KPIs está dividida em:

  • Categorias de análise de qualidade – dizem respeito a avaliar a gestão da empresa, sobretudo como está o rendimento e a eficiência em seus processos e trabalho;
  • Fatores de produtividade – engloba de forma mais específica o primeiro item. Sua ênfase vai para os recursos gastos pela empresa para gerar produtos e serviços e seus resultados;
  • Indicadores de capacidade – focados na eficiência da resposta de um processo por meio de seus diferenciais produtivos em certa quantidade de tempo;
  • Planejamento estratégico – levando em consideração as metas estabelecidas por sua empresa, este indicador traça um panorama comparando o cenário atual do negócio e avaliando se está de acordo com o cenário esperado.

Entrando em aspectos específicos dos indicadores

Apesar desta ser uma explicação geral sobre a gestão de performance com indicadores KPIs, seu processo envolve alguns fatores mais específicos. Apesar das semelhanças desta ferramenta com a avaliação tradicional de métricas, ambas possuem algumas diferenças fundamentais:

  • Os indicadores KPIs são maiores do que simples métricas, de forma que podem engloba-las em sua estrutura;
  • Devido a sua versatilidade e diversificação, é preciso um planejamento estratégico para avaliar quais indicadores são mais úteis para sua empresa;
  • Algumas estratégias podem ser decisivas para ajudar nesta tomada de decisão. Avalie como está seu atual sistema de gestão, seus pontos fortes e fracos e os objetivos de sua empresa. Estes são os principais pontos de análise para serem considerados.

Mas afinal, como otimizar meus resultados?

Deixando um pouco de lado todas as explicações técnicas e estruturais da gestão de performance com indicadores KPIs, é hora de falar como usa-los para trazer resultados para sua empresa. Bom, a melhor forma de fazer isto é considerando alguns fatores estratégicos como:

  • Análise da taxa de conversão de leads por meio do KPIs. Por meio destas métricas e utilizando estratégias de marketing efetivas, você poderá avaliar como está o aumento de seus clientes;
  • Avaliação de taxa de crescimento de clientes, clientes ativos e custo por leads. O caráter específico dos KPIs lhe ajudará a ter um panorama muito mais preciso destes números;
  • Receitas e despesas, além da análise do retorno de qualquer investimento ou mudança no modus operandi de sua empresa.

É importante saber que para que tudo isto dê certo e traga os resultados que você espera, é preciso haver integração e trabalho em equipe. Além de áreas em que a gestão de performance com indicadores KPIs funciona, como o marketing, os outros setores também precisam se integrar a este processo. Assim os resultados serão muito mais rápidos e melhores.