Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Hoje vamos trocar uma ideia sobre os meios de pagamento digitais. Uma pesquisa realizada no mês de abril mostrou que o comércio eletrônico no Brasil cresceu cerca de 40% em relação ao mesmo período de 2020. Foram analisados 15 setores e 10 deles tiveram um aumento de mais de 30% nas vendas online. O setor que mais cresceu foi o setor de produtos importados.

O principal fator para esse aumento expressivo do E-commerce é o isolamento social por conta da pandemia. Ainda em relação ao fato, o E-commerce de saúde cresceu mais de 120% no último ano! O pagamento de um produto comprado online é feito por meios de pagamentos digitais. Assim, esse tipo de transição cresceu muito nos últimos anos. Além disso, outros serviços e produtos físicos podem ser pagos dessa forma.

Dessa forma, é importante oferecer diversas opções de pagamento digitais para os clientes. A segurança e versatilidade nesse meio de pagamento pode influenciar diretamente nas vendas.

Principais meios de pagamento digitais

  • Boleto bancário: pode ser prático para determinado tipo de cliente. Para pagar em boleto, o consumidor não precisa possuir conta bancária e nem cartão de crédito. O pagamento pode ser feito em lugares físicos como em uma Casa Lotérica ou por meio do aplicativo do banco, por exemplo. E qualquer pessoa pode realizar o pagamento, basta ter o código de barra do boleto;
  • Cartão de crédito e débito: o cartão é o principal meio de pagamento de compras online. Mas é importante que o consumidor fique atento à confiabilidade do site;
  • Débito automático: o débito automático é muito utilizado para o pagamento de contas fixas. O cliente pode programar uma data para o valor da conta ser debitado da sua conta corrente. É uma forma muito prática de pagamento digital;
  • Pix: esse sistema entrou em vigor em 2020, mas já se popularizou. Isso por conta da facilidade. Essa forma de pagamento digital chegou para revolucionar esse setor, pois permite realizar uma transferência em qualquer dia e hora. E para pessoas físicas, pagar com Pix é totalmente gratuito. Além disso, existem muitas opções para você se cadastrar: número de telefone, e-mail ou CPF, por exemplo.
  • Links de pagamento: a empresa envia um link diretamente para o WhatsApp, e-mail ou SMS do cliente, facilitando o pagamento.

Vantagens dos meios de pagamento digitais

Os meios digitais de pagamento possuem inúmeras vantagens. Além da praticidade para o cliente, a empresa também tem muito a ganhar. Dá só uma olhada:

  • Oferecer mais benefícios aos clientes: com isso, a empresa sai na frente da concorrência e tende a aumentar as vendas. Oferecendo mais praticidade, o cliente e a empresa economizam um tempo precioso. Além disso, a empresa pode criar um sistema de acúmulo de pontos que poderá ser trocado por outro produto;
  • Maior controle financeiro: os meios digitais de pagamento oferecem relatórios completos de todas as transações. Assim, o controle financeiro fica mais fácil, facilitando no fluxo de caixa;
  • Mobilidade: o pagamento por meio digital também se caracteriza pela mobilidade. Esse fator é importante, principalmente, em deliveries. Outro ponto favorável relacionado à isto é a praticidade. Ao realizar uma compra, o cliente não necessita estar com sua carteira em mãos.

Os meios de pagamento digitais possuem taxas, mas a vantagem é grande

Os meios digitais de pagamento não são gratuitos e possuem suas taxas específicas. Porém, com certeza, o custo-benefício é muito vantajoso. Esses valores podem refletir no preço final do produto. Mas isso deve acontecer após uma avaliação detalhada da empresa.

Assim sendo, confira os principais custos dos meios de pagamento digitais que podem refletir no valor final do produto:

  • Mensalidade do serviço digital;
  • Taxas por vendas no cartão de crédito e débito;
  • Emissão bancária, no caso de boleto;
  • Taxa do Pix para pessoa jurídica.

Os meios de pagamento digitais são muito seguros!

Algumas pessoas ainda ficam com dúvidas em relação à segurança dos meios de pagamento digitais. Mas o sistema é muito seguro. A troca de informações de pagamento é protegida por criptografia e autenticação. Além disso, há diversos sistemas antifraude e o banco precisa autorizar a transação, no caso de pagamentos realizador por meio de cartão.

Assim, é mais seguro hoje em dia realizar pagamentos de forma digital do que andar na rua com cartões físicos e dinheiro. No caso de pessoas idosas, é muito mais seguro realizar um pagamento digital, em casa, por exemplo, do que andar na rua com cartões e senhas.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time