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Saiba como campanhas de retenção de clientes podem ajudar seu negócio contra a crise financeira

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 29 de jul 2020

Antes de começar este texto temos uma pergunta para você: qual a importância que as campanhas de retenção de clientes tiveram para você e sua empresa até este momento? Se mesmo antes da pandemia e das incertezas na área econômica, elas já faziam parte da rotina de seus negócios, parabéns. Se não, saiba que diante das circunstâncias atuais esta é uma das ferramentas mais eficazes para proteger seu empreendimento da crise. Veja como a seguir.

Marketing campaign brand advertisement business strategy

Por que pensar em campanhas de retenção de clientes?

Não é novidade que, independentemente do nicho de mercado que sua empresa atua, os clientes são vitais para sua sobrevivência. Assim sendo, logicamente é super importante manter as maiores taxas possíveis de retenção entre seu público-alvo.

Só que para fazer isto, é preciso seguir o passo a passo da maneira certa, como uma receita de bolo. Em outras palavras, você deve fidelizar sua base de clientes por meio de algumas ações específicas e assertivas:

⦁ Primeiramente, é preciso identificar quais clientes que contaram com seus produtos e serviços tem maior probabilidade de continuar comprando com sua empresa;
⦁ Outro fator importante é saber qual estratégia de retenção vai funcionar melhor para os clientes que você busca fidelizar. Existem várias, e daqui há pouco falaremos nelas;
⦁ Por fim, mas não menos importante, o monitoramento de resultados também deve ser constante. Junto com a equipe de vendas e de marketing, é preciso avaliar o que está dando certo e o que precisa ser mudado.
Cumpridas as etapas iniciais, o próximo passo é saber como realizar as campanhas de retenção de clientes de forma certa.

Colocando a mão na massa

Depois de entender os pilares para que suas campanhas de retenção de clientes sejam bem-sucedidas, é hora de conhecer as melhores estratégias para isto. Vamos trazer algumas das mais comuns e com mais sucesso a ser utilizadas.

Landing pages

Criar páginas que atraiam a atenção dos clientes, mostrando assim o que sua empresa pode oferecer de diferencial para eles é algo fundamental. Invista em sites responsivos, com de botões Call to Action que cativem por meio de propostas como ofertas ou materiais gratuitos.

Marketing de conteúdo

Tanto pela pandemia do coronavírus quanto pela própria crise financeira, o terreno de vendas online e e-commerce cresceu exponencialmente. Assim, conte com campanhas de retenção de clientes que utilizem um marketing de conteúdo de qualidade, otimizado e relevante.

Foco no onboarding

Este é o esforço para proporcionar o melhor na primeira experiência do cliente. Aqui entram as explicações de todo o funcionamento de sua empresa, bem como dos produtos e serviços que você oferece. Trata-se de conquistar pela excelência e qualidade.

Vendarketing

As campanhas de retenção de clientes devem envolver estratégias que alie os setores de venda e de marketing. Seja para promoções, campanhas em redes sociais, vídeos ou qualquer outro recurso, portanto é preciso estar com a comunicação alinhada entre os profissionais.

Storytelling

Este é outro aspecto fundamental para campanhas de retenção de clientes de sucesso. Invista em narrativas que contem histórias, mostre problemas e aponte soluções com os seus produtos e serviços. Além disto, compartilhe experiências e cases de sucesso.
Uma dica importante para que tudo isto dê certo é apostar suas fichas no Costumer Sucess. Para saber mais sobre este recurso e ver como usá-lo ao seu favor é só clicar aqui.

Mas garantir o sucesso destas campanhas de retenção de clientes?

Aqui entra novamente o monitoramento constante para ver o que está dando certo de fato e o que deve melhorar. Além disto, algumas dicas simples podem ajudar bastante:

⦁ Certifique-se de ajudar o cliente a cumprir seu objetivo e guia-lo em toda sua jornada de compra;
⦁ Tenha uma comunicação assertiva com toda a equipe, traçando estratégias de curto, médio e longo prazo;
⦁ Fique de olho em seus resultados em intervalos específicos de tempo, como meses, bimestres, trimestres ou semestres;
⦁ Utilize o Inbound Marketing para atrair leads qualificados e alcançar seu público-alvo com maior probabilidade de fidelização.

Por fim, quando se trata de estratégias de marketing, não deixe de dar uma atenção especial para este aspecto. Sendo assim, o time da AO5 oferece para você todas as ferramentas necessárias para ter sucesso neste aspecto. Conte com a gente para campanhas de retenção de clientes de sucesso.