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No marketing digital, a geração de leads é fundamental para o sucesso de qualquer empresa que está vendendo o seu produto online, entretanto, o número de leads não quer dizer, necessariamente, que haverá conversão de vendas. Esse post do BLOG #AO5 irá esclarecer tudo para você.

Assim como no comércio físico, a venda de produtos online necessita de todo um processo de trabalho estratégico com o visitante do site até que a compra seja concluída, ou seja, que os leads sejam convertidos em vendas.

Para converter leads em vendas há toda uma jornada de comunicação entre a empresa e o consumidor. É essa comunicação que vai permitir o sucesso da venda e, uma possível fidelização do cliente.

Como segmentar leads?

O primeiro passo para converter leads em vendas é estudar o perfil de seu público alvo, ou seja, você deve conhecer as características do seu cliente para que sejam realizadas estratégias de marketing que atraiam esse público em específico.

Para converter leads em vendas você também deve usar um filtro de pontuação a partir da análise de comportamento, o mais conhecido e recomendado é o lead scoring.

Essa estratégia muito utilizada pela equipe de marketing das empresas para converter leads em vendas consiste em observar os interesses do leads através de seu perfil e das páginas que foram visitadas, bem como dos consumos realizado por esses clientes.

A análise dos landing pages, também é uma estratégia para a segmentação de leads e a conversão em vendas do seu produto. Basicamente, os landing pages são formulários com perguntas que ajudarão a categorizar seu público alvo e, consequentemente, sua persona.

Outra estratégia que você deve usar para a segmentação de leads é saber o que ele consome. A partir desse estudo, você irá descobrir em que estágio da jornada de compra ele se encontra e qual o tipo de ajuda/ abordagem é a mais adequada para ele.

Você deve estar se perguntando, mas como fazer essa segmentação de leads da maneira correta? É simples, usando o funil de marketing de conteúdo!

Funil de marketing de conteúdo

O funil de marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital utilizada para converter leads em vendas. O princípio dessa ferramenta é a mesma de um funil tradicional, que possui o topo, o meio e o fundo.

Conforme o cliente vai conhecendo sua marca e você vai oferecendo soluções para seus problemas e necessidades, as chances de conversão de vendas tendem a aumentar, ou seja, esse cliente vai saindo do topo e se aproximando do fundo do funil.

O fundo do funil significa que você teve sucesso na venda, portanto, houve a conversão do lead em vendas.

Quer saber mais sobre como transformar tráfego em leads? Cliquei aqui e leia nosso post.

Crédito: Kritchanut / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

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Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

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