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Como criar e manter de uma forma eficiente os e-mails de prospecção de clientes?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 21 de dez 2020

A criação de um e-mail de prospecção de clientes é uma ferramenta super importante. Afinal de contas, com ele você consegue obter um bom retorno dentro da aplicação do Inbound Marketing.

Dessa forma, atingir um bom número de clientes através do envio de material digital por e-mail implica em adotar alguns procedimentos básicos. Assim você o mantém fidelizado ao seu produto ou serviço após ser informado das suas principais características.

Neste artigo vamos conferir algumas premissas básicas que são utilizadas para a prospecção e a manutenção de clientes por e-mail.

Faça um bom e-mail de prospecção de clientes

Receber uma resposta positiva de um cliente abordado por e-mail é o principal objetivo desde o primeiro momento da estratégia de Inbound Marketing.   Mas como chegar a esse resultado final? A primeira dica é chamar a atenção do seu cliente. Assim, você pode elaborar um template específico para o seu negócio. O mais importante é que ele possa ser personalizado, de acordo com o seu cliente.

Uma grande parte dos empreendedores de Marketing não fazem uso dessa possibilidade na prospecção de novos clientes. Isso, muitas vezes, resulta em e-mails enviados de uma forma muito genérica.

Esse tipo de método acaba não despertando o interesse do cliente que está sendo alvo da prospecção por e-mail. Além disso, são cometidos erros muito frequentes, que uma vez observados pelo cliente reduzem a credibilidade de seu negócio – e podem ser fatais na relação construída a duras penas com aquele consumidor em potencial.

Veja algumas dicas básicas para a prospecção de clientes por e-mail:

  • Preste atenção às informações básicas: isso pode parecer mentira, mas é comum o envio de e-mails para clientes em potencial que não contêm as informações básicas. Eles vão sem assunto, tipo de produto oferecido e as suas vantagens e assinatura do documento, por exemplo. Enviar um material digital para um público que você pretende prospectar é algo que pode ser irreversível. Isto pode abalar o vínculo construído com esse cliente em específico;
  • Poluição no e-mail: ao mesmo tempo em que é importante colocar algumas informações essenciais, também é essencial evitar um volume excessivo delas na prospecção por e-mail. Assim, é importante se ater às informações essenciais que indicam o tipo de serviço oferecido por sua empresa, quem você é e qual o objetivo do material. Atente para não colocar muito volume de dados que identifique o e-mail na caixa de spam. E claro, evite escrever e-mails que tenham fonte vermelha com fundo amarelo, link para a empresa e arquivos em anexo;

 Identifique a origem da prospecção do cliente por e-mail: algo muito comum na prospecção de clientes por e-mail é não identificar a forma como você chegou a ele. Esse é um dos principais questionamentos do cliente que abre um e-mail que contenha uma proposta. Além disso, diga quem você é.

Como fazer um e-mail de prospecção de clientes ideal

Faça um e-mail de prospecção com um assunto chamativo

Uma das primeiras atitudes para criar um bom email de prospecção é trazer um assunto chamativo e coerente de acordo com o tom da mensagem e o cenário do lead.

Foco no lead

Outra medida que pode ser bastante significativa para a prospecção de novos clientes por e-mail é trazer um conteúdo focado no lead, gerando valor através de informações que possam fornecer insights ao seu cliente sobre o assunto em questão. Assim, a prospecção ocorre de uma forma mais imediata.

E-mail clean

Sempre pense em criar um conteúdo fácil de ler e com um tamanho adequado de informações. Isso previne que seu e-mail de prospecção caia em uma caixa de spam.

Apresente uma prova de sucesso

Mostre um case de sucesso, no qual foi mostrada uma solução para uma outra empresa. Assim, você gera valor sobre o seu serviço e mostra para o lead que ele pode conseguir resultados semelhantes, ou até melhores.

Seja sutil e elegante na abordagem

Uma boa estratégia é reservar a última frase do e-mail para perguntar para o cliente se resolver aquele problema que ele possui é, fato, uma prioridade para ele. Isso pode ajudar a influenciar para que ele tome a decisão a favor da contratação do serviço ou busque orientação com você pessoalmente, dependendo da urgência do assunto.