Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Sua empresa tem o hábito de fazer o mapeamento do processo de vendas? Essa é uma prática que pode ser adotada em qualquer empreendimento, seja qual for o seu tamanho ou área de atuação. Como resultado, você ganha uma série de benefícios estratégicos para seus negócios.

Então, bora saber mais detalhes a respeito dessa ferramenta de controle e análise de vendas? Para aproveitá-la ao máximo e fazer toda a diferença para o estabelecimento de suas metas comerciais, preste atenção nas informações a seguir.

Entenda o mapeamento do processo de vendas e como colocá-lo em prática

Inicialmente, para fazer o mapeamento do processo de vendas de sua empresa, primeiro você entender o que exatamente ele é e de que como ele funciona. Para isso, cabem algumas considerações importantes sobre essa atividade:

  • De forma geral, ela pode ser definida como a obtenção do equilíbrio entre a jornada de compra de seu cliente e o sucesso no processo comercial da empresa;
  • Isso ocorre a partir de uma série de técnicas e métodos aplicados sistematicamente. Para tantom é preciso levar em conta fatores como o comportamento do lead, além de estabelecer metas comerciais para sua empresa;
  • Tudo precisa de um planejamento e uma análise constante de dados. Assim, é possível aumentar seus níveis de conversão e melhorar o desempenho do funil de vendas.

Como você pode ver, as vantagens diretas desse processo envolvem o fechamento de mais negócios e aumento de vendas. Mas além disso, outro grande benefício que ele traz é a chance de obter informações sobre os clientes em potencial.

O lead está no centro do mapeamento do processo de vendas. Por isso não exagero dizer que ele é seu elemento mais importante. Então, é vital conhecer as suas preferências e saber de que forma ele pensa. Assim você poderá desenvolver ações que possam influenciar diretamente em suas compras, sobretudo com processos de marketing.

Colocando em prática o mapeamento do processo de vendas

Sabendo como ele funciona, é hora de começar a aplicá-lo em sua empresa. Para fazer isso, o mais importante é seguir alguns passos básicos que não têm erro. Eles são os seguintes:

  • Primeiro, entenda a jornada de compra do lead. Veja quais são suas dores, de que forma ele costuma se comunicar com a empresa e o que o influencia a comprar;
  • Em seguida, é preciso levar a experiência do cliente em potencial ao setor comercial. Aqui é hora de pensar em um roteiro de vendas, qual abordagem ao lead, de que forma ele será instruído a comprar e como se dará sua experiência pós-venda;
  • Nesse momento, busque traçar objetivos em cada uma das etapas do processo de vendas. Pense nos resultados que deseja obter com conversões, vendas e fidelização, por exemplo;
  • Por fim, fique de olho nos resultados monitorando e avaliando tudo. Aqui é bacana criar pontos para captar os dados em cada estágio do processo de vendas. Eles podem ser com prospecções, marketing e resultados de negociação, por exemplo.

Os resultados de cada um desses passos vão te ajudar a entender a própria lógica de funcionamento de sua empresa. A partir de então ficará mais fácil pensar em ações efetivas para melhorar seus resultados e ter um bom domínio em sua área de atuação.

Precisa de uma ajudinha?

Mesmo que a sua empresa tenha setores de vendas e de marketing consolidados, é normal ter dificuldades em fazer o mapeamento do processo de vendas. E isso nem ocorre por falta de capacidade dos profissionais. Muitas vezes é difícil ter o tempo e a organização estratégica necessária para fazer esse movimento.

Assim, na hora em que precisar para entender e informar o cliente, além de levantar dados relevantes sobre ele e suas compras, que tal contar com a AO5? Com foco em estratégias de marketing digital eficientes, vamos encontrar a forma ideal de analisar seu processo de vendas.

Entre em contato com a gente hoje mesmo e veja como podemos transformar os seus negócios de forma positiva. Não importa o tamanho de sua empresa, ou sua área de atuação, ter as estratégias certas para converter mais leads e gerar mais vendas faz toda a diferença. Por isso estamos esperando para te ajudar nessa missão.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time