Início » BLOG #AO5 » Como funciona o Google Adsense e a importância do SEO como a engrenagem e alma do seu projeto?

Como funciona o Google Adsense e a importância do SEO como a engrenagem e alma do seu projeto?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 07 de maio 2021

Você sabe como funciona o Google Adsense? Ele foi lançado em 2003 e, basicamente, é um serviço de publicidade oferecido pelo Google. Mas essa definição é bem modesta, já que se trata de uma ferramenta extremamente importante e eficiente para exibição de anúncios.

Mas aí você pode estar se perguntando como funciona o Google Adsense. E a resposta é simples. Por meio dessa ferramenta, o Google exibe anúncios de seus clientes de diversas formas, em sites, blogs e até em vídeos do Youtube.

Ah, e não é preciso pagar nada para utilizar esse serviço. O Google vai te pagar pelos cliques e outras interações no anúncio exibido em seu site. A única contrapartida é que você vai dividir com o Google o lucro gerado com os anúncios.

De forma simples, ao utilizar o Adsense, você disponibiliza o espaço do seu site para anúncios. Assim, receberá o pagamento por isso, com o Google cuidando de tudo para você. Então, para utilizar essa ferramenta, você precisa apenas:

  • Possuir um site ou blog com conteúdo próprio e relevante;
  • Uma conta no Google;
  • Por fim, disponibilizar endereço e telefone.

Agora que você já sabe como funciona o Google Adsense, preste atenção a seguir, pois vamos explicar a importância do SEO nesse processo.

Entendendo a importância das técnicas de SEO

É fácil explicarmos a importância do SEO nesse contexto do Google Adsense. Primeiramente, o SEO tem como principal objetivo colocar seu site no topo das páginas de respostas de buscadores como o Google.

Dessa forma, quanto melhor posicionado seu site estiver nos resultados de busca, maior será o número de cliques nos anúncios exibidos nele. Assim, o SEO tem o objetivo de gerar mais tráfego com maior potencial de conversão.

Esse recurso pode ser considerado a alma do seu projeto pois, sem ele, o fracasso é iminente. Confira a seguir algumas dicas para ser bem sucedido no seu projeto, otimizando o SEO para o Google Adsense.

Depois de entender como funciona o Google Adsense, tenha uma estratégia bem definida

Inicialmente, antes de colocar em prática qualquer tipo de estratégia, defina bem o seu objetivo, com detalhes e metas. Assim, o projeto precisa ter, obrigatoriamente:

  • Metas bem definidas e claras;
  • Conhecimento profundo do público alvo;
  • Além disso, cronograma completo e, ao mesmo tempo, simples;

Dentro da escolha da melhor estratégia está a definição do nicho específico do projeto. Aumentar o tráfego em si pode ser relativamente fácil, porém, aumentar a conversão pode ser difícil. Assim, a sua estratégia precisa levar em conta que não adianta simplesmente aumentar o tráfego. Os usuários precisam fazer parte de segmentos capazes de gerar retorno financeiro para o seu projeto.

Coloque a estratégia em prática

Na hora de colocar sua estratégia em prática, é preciso levar em conta questões como layout e palavras-chave. Isso gera mais tráfego com chances de conversão de forma rápida. Esses detalhes fazem toda a diferença para o projeto. E aplique as técnicas de SEO também em vídeos do Youtube.

Após entender como funciona o Google Adsense, use o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que faz o monitoramento do tráfego do seu site. Assim, é possível verificar se suas estratégias de SEO estão funcionando. Essa ferramenta é muito útil, pois, junto com relatórios do próprio Adsense, é possível verificar como está o processo de ganhos. Se a estratégia não estiver funcionando, o uso do Google Analytics pode te ajudar a mostrar isso de forma mais transparente.

Então, podemos chegar à conclusão que o SEO é essencial para o sucesso do seu projeto, ainda mais quando você utiliza o Google Adsense. As estratégias de SEO precisam ser eficientes para que você aumente seus ganhos por meio do Adsense. Por isso, se mantenha sempre informado sobre o tema, suas atualizações e sobre o nicho específico do seu negócio.