Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Antigamente, identificar objeções no processo de vendas era um processo relativamente fácil. Isso porque, basicamente, quem possuía maior acesso à informação sobre o produto ou serviço era exclusivamente o vendedor.

Dessa forma, o vendedor apresentava a proposta ao cliente e, assim, se tornava a principal fonte de informação sobre o produto. Claro que, mesmo assim, aconteciam objeções, mas elas eram mais simples de se contornar.

O que acontece hoje em dia é um pouco diferente. O processo de vendas sofreu alterações nos últimos anos, principalmente por conta do acesso à informação. Agora, antes de comprar qualquer produto, o cliente tem a possibilidade de realizar uma pesquisa completa. Assim, o comprador amadureceu e é capaz de questionar e formular argumentos antes de concretizar qualquer negócio.

Quando falamos de vendas B2B (para outras empresas), essa situação é ainda mais complexa. O que rola é que o cliente entende profundamente sobre o assunto. Ele pode, em suma, levantar objeções e você precisa estar atento para detectá-las a fim de facilitar o processo de vendas.  A seguir, confira como identificar e evitar as possíveis objeções que surgem atualmente.

Para identificar objeções no processo de vendas se prepare e estude sobre a empresa

Qualquer venda, para ser concretizada, precisa ser baseada em uma relação de confiança. No entanto, isso pode ser quebrado logo no começo da negociação se você mostrar desconhecimento sobre o cliente.

Assim, se você não está confiante ou não entendeu a necessidade do cliente, provavelmente haverá um pé atrás por parte dele e isso criará uma objeção. No início, as objeções no processo de vendas podem ser uma resposta automática. Mas se o vendedor souber explicar a importância do seu produto ao cliente, poderá contornar a esse problema por meio da informação.

Conheça bem o perfil do cliente

Com certeza você já ouviu falar muito sobre o perfil do cliente ideal, público-alvo e persona da empresa. Tudo isso é muito importante para o processo de vendas.

Qualquer falha em um desses itens contribuirá para as objeções. Respostas como: “Preciso de mais tempo” ou “Está um pouco caro” são as principais nesse sentido. No entanto, é preciso provar o contrário para o cliente. E você só conseguirá fazer o cliente mudar de ideia se ele realmente for o perfil ideal para o seu produto ou serviço.

Não adianta a empresa atirar para todos os lados. É preciso estabelecer muito bem o público-alvo, caso contrário as objeções impedirão as vendas e você não conseguirá contorná-las.

Outro passo de como identificar objeções: cuidado com propostas complexas

Propostas muito complexas tendem a confundir o cliente e isso cria objeções no processo de vendas. Dessa forma, é preciso ser simples, mas efetivo. Se você enrolar muito ou demorar para ir direto ao ponto, o interesse da pessoa vai diminuindo. Nesse caso, as desculpas para não adquirir seu produto serão muitas. Além do mais, o tempo é algo muito valioso para todos. Sendo simples e objetivo, você estará economizando o tempo do cliente e também o seu próprio tempo.

Seja claro e transparente quanto ao orçamento

Acontece muito de a empresa apresentar o projeto ao cliente e, na reta final, ouvir alguma objeção relacionada ao preço. Para evitar isso, deixe claro desde o início o valor a ser investido no produto ou serviço.

Não adianta eu querer vender algo com valor X para quem pode pagar o valor Y. Claro que é possível fazer adequações, mas isso tem que ser analisado no início do processo.

Outra questão interessante é mostrar da melhor maneira possível o custo-benefício do produto para o cliente, de forma simples e eficiente.

Então, o grande ponto é saber identificar essas possíveis objeções antes delas acontecerem. Porém, é normal isso acontecer e faz parte do jogo. Seguindo as dicas citadas anteriormente, a probabilidade de objeções diminui, mas não é extinta. O ponto fundamental é saber o que está dando errado no processo de vendas.

Precisa de uma ajuda?

O processo para identificar objeções no processo de vendas também requer conhecimento teórico e prático, sobretudo de marketing. Por isso, se você tiver dificuldades nesse sentido, conte com uma empresa especializada, como a AO5. Garantimos uma análise completa de seu negócio, com as respostas adequadas para você concretizar mais vendas.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time