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O conceito de cliente ideal -Ideal Customer Profile (ICP), no termo original em inglês – perpassa uma série de elementos. Todos devem ser levados em consideração para as ações de marketing bem-sucedidas na divulgação de seu produto ou serviço.

Uma estratégia bem definida, com base na identificação do seu público-alvo e das iniciativas que podem ser realizadas para conquistá-lo, é algo que indissociável da definição de qual o cliente ideal para o seu negócio.

Isso interfere de modo significativo no posicionamento de sua marca no mercado. A ação garante que a comunicação com o cliente ocorra da melhor maneira possível. Assim, saiba a seguir como o conceito de cliente ideal pode ajudá-lo a melhorar os resultados das suas vendas.

A partir das principais definições e características do perfil de público que deseja atingir com as suas estratégias de marketing e comunicação, é possível se aproximar de seus clientes. Isto por meio de uma mensagem que esteja adequada às preferências dos seus consumidores.

Como funciona o conceito de cliente ideal

O perfil de cliente ideal passa pela descrição detalhada das principais características da pessoa. Trata-se de quem se configura como o melhor tipo de cliente para a sua empresa. Este é um cliente já convertido. Ou seja, aquele que já fez uso de seus produtos ou serviços e que compreende a proposta da sua empresa.

Assim, ele está satisfeito com os resultados. Dessa forma, ao fazer um perfil de seu cliente ideal, é importante inserir informações que mostram o grau de engajamento dele perante o seu negócio. Entre os fatores que podem ser considerados para avaliar o potencial do cliente B2B estão:

  • O nível de conhecimento do produto ou serviço oferecido;
  • O chamado ticket médio;
  • A frequência com a qual realiza as compras;
  • E o nível de engajamento com a marca.

Como definir um cliente ideal

Para estruturar quais os seus clientes que se enquadram na categoria de cliente ideal podem ser adotadas algumas regras práticas. Estas servem para fortalecer e direcionar as iniciativas de marketing digital de sua empresa, atingindo bons resultados. Veja a seguir algumas das principais:

  • Selecione os cinco clientes que mais oferecem potencial de fechar novos negócios. Considere desde a questão do relacionamento com a empresa e até a facilidade de converter em venda esses clientes que já possuem uma relação com a empresa e que confiam nos produtos e serviços oferecidos;
  • Faça um resumo das principais características dos clientes selecionados. A análise do seu público-alvo abrange todas as informações que o marketing de sua empresa. São dados fundamentais para potencializar o alcance de sua marca. Assim, foco nos dados demográficos e socioeconômicos, contendo informações como capacidade de renda, comportamentos de consumo, formação, lugar em que reside, idade, gênero, entre outros;
  • Saiba da principal necessidade a ser resolvida. Ao ter um perfil de seus clientes com maior potencial de engajamento, você tem uma noção mais precisa de quais problemas a sua empresa pode solucionar. Isto indo ao encontro das principais necessidades desse público consumidor;
  • Saiba os que os clientes mais valorizam em sua empresa. Busque conhecer quais são os principais atrativos que a sua empresa oferece para o público pretendido. Pode ser preço, qualidade do produto, relacionamento com o cliente, etc. Isso ajuda a saber quais ações são mais relevantes dentro do marketing;
  • Faça uma descrição do cliente ideal. Por fim, relacione as principais características verificadas de perfil de cliente ideal com as áreas de atuação do marketing. Proponha ações efetivas que tragam soluções para os problemas identificados.

Como o marketing digital atrai a atenção de quem realmente importa para a sua empresa!

O marketing digital oferece ferramentas essenciais para entender como proceder para conhecer mais a fundo o seu público-alvo. Dessa forma, com a definição dos conceitos básicos que norteiam as preferências do seu consumidor, é possível elaborar táticas de abordagem que podem potencializar o rendimento de seu produto ou serviço.

Nesse sentido, o marketing digital estabelece conceitos que podem ser aplicados para despertar o interesse do consumidor em potencial.

Assim, dentro do marketing digital, o conceito de cliente ideal é muito importante. Ele ajuda a saber qual o tipo de consumidor que está mais suscetível as suas estratégias. Isso ajudará a manter esse cliente a médio e a longo prazo.

Nesse sentido, atenção na hora de iniciar a criação de estratégias para atrair a atenção de quem realmente importa. Para fazer isto, é importante contar com profissionais qualificados com experiência na área. A AO5 realiza um amplo estudo das características dos clientes que compõem o perfil ideal da sua empresa. Ajudamos a aprimorar a relação dos consumidores que já têm uma relação com seu negócio e prospectar novos.

A AO5 possui credibilidade e reputação conquistada ao longo de mais de 15 anos de atuação no mercado. Nossa experiência se comprova pela satisfação dos clientes e dos grandes resultados obtidos ao longo desse período. Entre em contato com a AO5 e saiba mais como alavancar as vendas de sua empresa com o marketing digital.

 

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Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

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