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Conhecidas como Business To Business, as vendas B2B fazem parte de um importante método. Trata-se do método de vender seus produtos e serviços para outras empresas e negócios. Assim sendo, fechar parcerias profissionais com os empreendimentos certos faz toda a diferença, e pode ser fundamental para seu sucesso. Para tanto, otimizar um funil de vendas para este fim é uma das melhores estratégias que você pode empregar. Saiba mais sobre este assunto a seguir.

O funil de vendas para empresas B2B

Para um plano de negócios B2B, o funil de vendas funciona de forma semelhante ao empregado para captar seu público-alvo. Porém, neste caso há alguns fatores que requerem atenção sobre ele enquanto método para fechar negócios. Isto porque:

  • Ao ser utilizado para empresas, o funil de vendas mostra a jornada do negócio. Desta forma, permite que sejam encontradas similaridades com o seu empreendimento;
  • Durante todos os estágios do funil, há um trabalho de depuração contínuo. O objetivo é guia-lo para as empresas que realmente fecharão negócio com você;
  • Este método serve para verificar negócios de sua empresa, coordenar vendedores e prever o faturamento. Além disto, também define estratégias para que seu lead veja em seus produtos e serviços a resolução de seu problema.

Algo que faz toda a diferença neste tipo de processo é mostrar que sua empresa é uma autoridade na área que atua. Assim, é possível fechar negócios de forma sólida com outros empreendimentos, consolidando seu nome no mercado.

Colocando em prática seu funil de vendas

Depois de entender como se estrutura um funil de vendas para empresas B2B, é hora de otimiza-lo adequadamente. Para fazer isto, existem algumas técnicas e métodos que sua empresa deve empregar. Entre estes se destacam:

  • Defina um objetivo estratégico para sua empresa. Para isto, leve em conta os melhores clientes, seus produtos e serviços e o público-alvo que deseja atingir;
  • Leve em conta que em vendas B2B, o tempo para tomar uma decisão por parte de seu cliente é maior. Porém, seu tempo de compra também será maior;
  • Levante a maior quantidade possível de informações sobre seus produtos e serviços. Procure entender o perfil das empresa com quem quiser fechar negócio;
  • Considere em seu funil os estágios de não interesse, possível não interesse, falta de disposição para ouvir, inclinação para comprar e efetuação da compra de fato.

É a partir destas etapas que você será capaz de otimizar um funil de vendas para empresas B2B com sucesso. Naturalmente, outros fatores também farão parte de sua estratégia para que ela seja bem-sucedida.

O que considerar em seu funil de vendas B2B

Apesar de ter claras todas as informações acima, para que este método dê certo, algumas coisas devem ser levadas em conta. Assim sendo, na hora em que for aplica-lo, não se esqueça de que:

  • O funil de vendas não é uma ciência exata. Muitas vezes você deverá adaptar a sua estratégia de acordo com o perfil da empresa com quem deseja fazer negócios;
  • Tanto os clientes quanto o seu produto são mais importantes do que o funil. Isto significa que é necessário estar atento às suas necessidades e o que eles tem a dizer;
  • Por mais que haja uma triagem em meio ao processo feito pelo funil de vendas, o método não é apenas um espremedor de leads. Desta forma, é preciso priorizar os seus clientes desde a etapa inicial.

Por mais básicas que pareçam, estas informações muitas vezes não são consideradas na hora de fazer um funil de vendas para empresas B2B. Porém, isto acaba sendo bastante problemático, pois tira toda a eficiência desta estratégia.

Algumas considerações finais

É claro que para ter a máxima eficiência em seu funil de vendas, é preciso conhecer bem o seu nicho de mercado. Assim você poderá identificar e alcançar as empresas certas para fechar suas parcerias profissionais. Neste contexto, antes de começar a colocar sua estratégia em prática:

  • Fale com a sua equipe de vendas e faça pesquisas. Esta é a melhor forma de entender as tendências do mercado e pensar nas estratégias certas para alcançar os clientes;
  • Promova ações estratégicas para atrair e fidelizar clientes. Promoções, marketing de conteúdo e produtos e serviços grátis podem ser poderosos aliados neste processo;
  • Crie um sistema de pontuação para acompanhar a evolução de seus leads e classifica-los de acordo com o interesse em virar cliente de sua empresa;
  • Por fim, fique sempre de olho nos resultados e esteja pronto para mudar seu approach quando for necessário. Este é o segredo para o sucesso.

Depois de levar em consideração estas aspectos, você está pronto para otimizar seu funil de vendas para empresas B2B. Ponha estas dicas em prática e os resultados serão bastante positivos para sua empresa. Tenha sempre máxima atenção com relação as estratégias adotadas e aproveite todos os benefícios que esta metodologia tende a trazer.

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Escrito por: Agência Orange Five

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