Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Quando pensamos em um site eficaz de uma empresa, pensamos logo na criação de um layout bonito, em responsavidade, muita informação disponível, um bom planejamento de SEO, dentre outros detalhes mais técnicos. Porém, não podemos nos esquecer de um elemento crucial para gerar resultados em um site, e-commerce ou mesmo um blog: o famoso Call To Action (CTA)!

Se algum dia você já se perguntou “O que é call to action?”, no post de hoje vamos apresentar sua importância para o marketing digital e também alguns exemplos de como esta estratégia pode ser utilizada. Acompanhe com a gente!

Call to Action Marketing: o que é quando usar?

Vamos começar pela nomenclatura: “Call To Action” pode ser traduzido como “Chamar para uma Ação”, um convite ao usuário que está navegando em um site, blog ou e-commerce. É aquele chamariz que tem como objetivo gerar um novo clique, promover o acesso para uma nova página, para conclusão de uma ação.

Ao pensarmos em um e-commerce, uma loja virtual que comercializa os mais variados tipos de produtos, o CTA (abreviação de call to action) é o ponto de decisão que praticamente sela a venda online. Todavia, é sempre importante ressaltar um ponto: estamos lidando com um chamado para ação que deve ser inserido com cuidado, moderadamente. Não é nada indicado “bombardear” o usuário com várias chamadas como “clique aqui” ou “compre agora”. Ninguém gosta disso, não é mesmo?

Por exemplo, ao pensar em uma página com CTA, tenha em mente que o usuário / potencial cliente precisa saber o que está comprando, precisa ler o conteúdo técnico, conferir as fotos, analisar o preço, condições de pagamento e outros detalhes. Ninguém clica em “comprar agora” sem antes entender se aquele produto é o que realmente deseja. É fundamental, sem dúvidas, garantir um bom destaque ao CTA, mas na medida certa e pensando em experiência do usuário (UX) e também no layout da página, combinado?

Inserir um call to action depende de um planejamento estratégico. Este deve despertar a atenção do usuário, gerar curiosidade e efetivamente provocar a ação, o clique. Seu objetivo é única e exclusivamente gerar uma conversão, seja ela uma venda ou captura de um e-mail para contato, o download de um arquivo e muito mais.

Exemplos de Call To Action

Existem alguns modelos de CTAs que podem ser utilizados e que têm eficiência comprovada. No mundo do marketing digital, há exemplos de tipo de call to action em texto, imagem e vídeo, sendo os famosos “botões” com cores contrastantes ao restante do site (normalmente cores chamativas) os tipos mais comuns. Quando pensamos nas mensagens em si, chegamos a alguns padrões:

Comprar agora! – É um call to action que leva o usuário a uma página de conclusão da compra, onde ele dica a quantidade de produto que deseja comprar, preenche um formulário com dados do cartão ou para emissão de boleto e fecha sua jornada como consumidor online.

Entre em contato – Este é um CTA indicado para conteúdos de fundo de funil, ou seja, quando você se propõe a esclarecer dúvidas finais dos clientes. O formulário de contato é um bom exemplo.

Deixe seu comentário – Visando gerar engajamento em um blog, site ou mesmo nas redes sociais, este CTA é bem comum no mundo online. Objetivo é iniciar uma conversa, um relacionamento entre o usuário e a marca. Indicado para conteúdos no topo do funil.

Assine a newsletter – Objetivo aqui é conseguir e-mails para envio de newsletters e, com isso, aumentar seu mailing. Ajuda na construção de uma base de e-mails, o que viabiliza ações futuras de marketing digital.

Leia outro artigo – Este é um CTA que ajuda no ranking de seus artigos de blog no Google e é utilizado em conteúdos de topo de funil. É uma ótima estratégia para oferecer mais informações e, com isso, “movimentar” o usuário dentro do funil de marketing para outras etapas. Pode levar a um artigo mais completo sobre o tema ou também um e-book para download.

Compartilhe em suas redes sociais – Quem é que nunca se deparou com este CTA no final de artigo ou post de blog? É um chamado para ação bem comum e indicado quando o objetivo é gerar audiência em seu blog, por exemplo.

Confira nossa landing page – CTA utilizado para gerar leads e vendas, dependendo do objetivo da sua página de destino. A landing page tem este objetivo, não é mesmo? Então, é preciso chamar a atenção do usuário, provocar o clique e levá-lo até lá.

Ficou alguma dúvida sobre o que é call to action e quando utilizado?

Entre em contato hoje mesmo, clicando aqui, e fale com um dos nossos consultores.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time