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Você sabe o que é ter um diferencial competitivo em relação aos concorrentes? Basicamente, significa dispor de estratégias que destaquem a sua empresa, fazendo com que ela chame mais atenção do que outras do mesmo segmento para clientes em potencial. É claro que para fazer isto com sucesso, é necessário ter algumas técnicas e métodos específicos. Por isto veja a seguir como se destacam em seu respectivo nicho de mercado.

Entendendo o diferencial competitivo em relação aos concorrentes

Antes de tudo, pare e responda a seguinte pergunta: qual é o primeiro nome que vem em sua cabeça quando você pensa em lâmina de barbear? Há uma grande chance de sua resposta ser Gillette. Sabe por que? A famosa empresa deste segmento possui um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Agora para entender este conceito, pense no seguinte:

  • O principal diferencial de uma empresa pode se dar de diferentes formas. Para achar o de seu negócio, a primeira coisa a pensa é o que você é capaz de fazer que nenhum de seus concorrentes consegue?
  • Em seguida, concentre-se em seus produtos, serviços e atendimento. Pense no tipo de problema que seu empreendimento resolve e como ele pode mudar a vida das pessoas;
  • Pronto, agora você já pode começar a ter as primeiras ideias sobre qual é o seu diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

Claro que esta é uma ideia que não surgirá da noite para o dia, e requer um conhecimento mais profundo de sua empresa e área de atuação. De qualquer forma, seguir certos passos pode tornar este processo muito mais simples e efetivo.

Colocando seu diferencial competitivo em ação

Não importa qual é a sua área de atuação, há sempre algo que você pode usar para diferenciar-se da concorrência. Algumas das principais dicas para conseguir este feito incluem:

  • Estar sempre de olho nas tendências do nicho de mercado que você atua. É bacana pensar em como utilizar novidades em meio a estratégias de marketing para dar uma cara única para sua empresa;
  • Também é importante associar um valor que transcenda a simples utilidade ou o custo de seu produto e serviço. Para isto, o mais recomendável é investir no pioneirismo, resolvendo problemas de seu público-alvo antes que os concorrentes;
  • Outra dica que traz bons resultados é a pesquisa e o desenvolvimento de novos formas de trabalho, processos e tecnologias em geral. Incentive ideias inovadoras entre todos os membros de sua equipe, priorizando a criatividade e a eficiência.

O mais importante para as empresas é se dar conta de que, apesar do atual momento de crise e incerteza vivido no mundo em conta da pandemia do coronavírus, esta também pode ser uma época de criatividade e boas ideias. Por isto, prestar atenção no que está acontecendo agora e tentar usar estas dificuldades a seu favor pode fazer toda a diferença. Isto pode, inclusive, ser feito por meio de estratégias de marketing que ajudem a consolidar sua marca.

Marketing como solução e resposta

Por mais que o marketing possa parecer algo distante do diferencial competitivo com relação aos concorrentes, trata-se de uma das formas mais eficazes de perpetuar sua empresa de forma original. Para fazer isto da forma correta, seguir algumas diretrizes fazem grande diferença:

  • Pense em estratégias de marketing que possibilite alcançar o maior número de pessoas possíveis. Como atualmente há uma grande quantidade de pessoas que estão passando bastante tempo na internet, o marketing de conteúdo pode ser um ótimo diferencial;
  • Sua empresa pode se diferenciar por oferecer informações relevantes para as pessoas dentro de sua área de atuação. Neste sentido, contar com blogs e redes sociais é uma ótima forma de converter leads e angariar clientes;
  • Não se esqueça de que pequenos detalhes fazem toda a diferença. Recursos como storytelling, oferecimento de soluções diante de dificuldades dos clientes, descontos e brindes em produtos e serviços podem ser um grande destaque para você.

Diante destas observações o mais importante é poder contar com uma equipe de profissionais qualificados para, por meio do marketing, estabelecer um diferencial competitivo com relação aos concorrentes para você. Por isto, conheça o trabalho realizado pela AO5, e veja tudo o que podemos oferecer para sua empresa. Com a estratégia certa, sem dúvidas seu negócio irá se destacar dos outros empreendimentos que atuam no mesmo nicho.

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Escrito por: Agência Orange Five

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