Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Você sabe qual a diferença entre Lead Scoring e Lead Tracking? Um dos desafios para quem tem uma empresa é saber o quanto o lead está envolvido com o seu site. Ter conhecimento se a abordagem está sendo eficaz é essencial para qualquer negócio. Existem ferramentas capazes de fazer isso.

Assim, hoje vamos falar do Lead Scoring e do Lead Tracking e mostrar como eles são importantes para o seu site.

Antes de entendermos melhor esses dois conceitos, é preciso deixar claro que o Lead Scoring é uma forma de colocar em prática o Lead Tracking. Assim, o Lead Tracking é um conceito mais amplo e o Lead Scoring é algo mais direcionado. Mas no que consistem esses termos? É isso que vamos saber agora.

Entendendo o Lead Tracking

O Lead Tracking é um recurso que possibilita o monitoramento das principais páginas de seu site. Por meio de um código instalado nelas, é possível acompanhar passo a passo a movimentação do lead. Isso pode ser feito mesmo antes da empresa iniciar a conversação com o lead. Dessa forma, todas as ações do possível cliente podem ser acompanhadas pela empresa em vários momentos da jornada de compra. É possível verificar, por exemplo:

  • Acesso a conteúdos e interações com eles;
  • Abertura e cliques de e-mails enviados pela campanha;
  • Retorno de clientes antigos;
  • Caminho percorrido pelo lead no funil de vendas.

A utilização dessa ferramenta traz muitas vantagens para a campanha. Afinal de contas, assim, é possível aprimorar o processo de vendas de forma geral. Além disso, o atendimento pode ser personalizado para cada tipo de lead e a jornada de compras fica mais clara para a empresa.

Sabendo mais sobre o Lead Scoring

O Lead Scoring é um recurso que qualifica o lead por meio de um sistema de pontuação (score). Ele é uma forma de utilizar o Lead Tracking e, dependendo da pontuação, o lead pode ser encaminhado para a equipe de vendas.

Mas como é definida essa pontuação? Bom, primeiro, o Lead Scoring atribui uma pontuação referente ao perfil do lead e outra referente ao interesse dele. Essas duas pontuações são definidas após monitoramento do lead no site da empresa, levando em conta as interações e outros fatores. Confira mais sobre essas duas pontuações:

  • Perfil: tem como objetivo determinar se o lead possui o perfil ideal para o seu produto ou serviço. Podem ser definidos 4 perfis: A, B, C e D. Nesse caso, o perfil A é o ideal. Assim, os leads com maiores pontuações serão enquadrados no perfil A. É a empresa que define quais serão os campos e a pontuação de cada um para que o perfil seja definido;
  • Interesse: é definido após a soma de pontuações relacionadas a todas as interações do lead com o site. Isso inclui conversões em landing pages, preenchimentos de formulários, etc.

As três grandes vantagens destes do Lead Scoring e Lead Tracking

Utilizar os conceitos de Lead Scoring e Lead Tracking no seu site é importante por conta de 3 grandes vantagens:

  • Ajuda a entender a jornada de compra: com isso, é possível fazer modificações e aperfeiçoá-las, buscando sempre a melhor experiência para o cliente e aumentando as conversões;
  • Facilita a compreensão do lead: o possível cliente tem a chance de ser melhor compreendido e você poderá oferecer um conteúdo personalizado para ele;
  • Encontra o momento certo: os contatos com o cliente, dessa forma, são mais eficientes, pois são realizados na hora certa.

Preparado para usar o Lead Scoring e Lead Tracking ao seu favor?

Depois de entender melhor o que Lead Scoring e Lead Tracking, que tal contar com uma ajuda para colocar em prática as melhores estratégias de captação? A AO5 trabalha com foco em trazer os melhores planos de ação e de marketing em prol de resultados concretos para a sua empresa. Por isso entre em contato com a gente e veja como podemos te ajudar a fazer isso.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time