Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

O sales ops se relaciona com uma das áreas mais importantes para qualquer empresa: a de vendas. E levando em consideração a função vital desse setor, adotar as técnicas e métodos de operacionalização para ele é algo que faz toda a diferença.

E é neste sentido que o sales ops funciona. Trata-se do papel de organizar as estratégias para pôr seus produtos e serviços no mercado e aumentar suas vendas. E claro, para isto o marketing também ocupa um papel fundamental. Assim, veja mais detalhes sobre o assunto a seguir.

A lógica por trás do sales ops

Em primeiro lugar, mais do que um conceito, o sales ops também diz respeito a uma função. Assim, a pessoa ou grupo responsável por ela precisa realizar algumas tarefas bem importantes, como por exemplo:

  • Organizar operações de vendas, sobretudo as que ocorrem de forma B2B;
  • Estipular estratégias para a colocação de seus produtos e serviços no mercado;
  • Além disso, identificar problemas e encontrar soluções nos processos de vendas;
  • E claro, encontrar formas de otimizar o fechamento de novos negócios.

A partir desses passos, você pode obter excelentes resultados em todo o processo de vendas de sua empresa. Mas esse não é o único papel importante que a sales ops tem. Ele também envolve estratégias, técnicas e métodos de marketing que podem fazer toda a diferença.

Marketing ops: o próximo passo após otimizar suas vendas

Quando há uma pessoa, ou mesmo uma equipe de profissionais responsáveis pelo sales ops, o processo também acaba envolvendo alguns preceitos de marketing. Isso porque, para tornar as suas vendas mais otimizadas, é preciso aplicar algumas de suas técnicas e métodos. Dessa forma, há certas informações importantes para considerar:

  • O sales ops trará os resultados que você espera em suas vendas na medida em que conseguir informações importantes sobre a persona de seu cliente. E este também é um processo de extrema importância no marketing;
  • Além disso, as estratégias de marketing de conteúdo voltadas para um funil de vendas que converta leads e aumente suas vendas também acaba beneficiando o sales ops;
  • Outra grande vantagem é a abrangência trazida pelo exercício dessa função estratégia. Com ela, tanto o setor de vendas quanto o de marketing se beneficiam e podem trabalhar em conjunto para conquistar ainda mais clientes.

Tudo isso resulta em um trabalho harmônico, que auxilia no fechamento de mais negócios e fortalece o atendimento com seus clientes. Assim é possível estabelecer metas robustas para a sua marca e sua empresa, coletando as informações necessárias de seus clientes para isso e, a partir delas, oferecendo as soluções que eles precisam.

Algumas considerações importantes sobre as funções de sales ops

Esta é uma área relativamente nova dentro das empresas, e por isto é normal ter dúvidas sobre o seu funcionamento. Mas na medida em que você entende esse conceito e coloca os profissionais certos para trabalhar nela, os resultados aparecem rapidamente. Neste sentido, quem realizar os sales ops de seu negócio deve ser capaz de:

  • Definir as etapas e estratégias para gerir leads e convertê-los em clientes;
  • Analisar dados das vendas e gerir adequadamente essas informações para sua empresa;
  • Organizar o time de vendas para falar os clientes mostrar as soluções que seus produtos e serviços podem trazer;
  • Por fim, delimitar funções e estratégias dos dois setores que fazem parte do sales ops (vendas e marketing), para que seu trabalho conjunto traga os resultados esperados.

É claro que implementar esse sistema em um primeiro momento pode ser algo bastante complexo em sua empresa. Assim sendo, uma ótima dica para ajudar a colocar essa estratégia em prática é contando com a ajuda de profissionais especializados.

Saiba como a AO5 pode te ajudar

Para você que quer implementar as estratégias certas de sales ops, integrando a equipe de vendas e de marketing, a AO5 oferece um conjunto de soluções para você. Dessa forma, entre em contato e veja como podemos te ajudar com as estratégias certas neste sentido.

Fale com a gente para dar o upgrade em suas vendas que você merece. Juntos podemos definir o conjunto de estratégias ideais para alavancar seus negócios, converter leads e consolidar uma clientela cada vez maior e mais fiel.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time