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Entenda o conceito de Digital First e como ele pode ajudar o seu negócio!

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 14 de abr 2021

Entender o conceito de Digital First é relativamente simples, ainda mais nos dias de hoje. Primeiramente, é preciso explicar que o mundo das vendas mudou. Antes mesmo da pandemia, esse setor já apresentava grandes alterações.

O antigo formato de vendas é passado. O cliente precisar ir a uma loja para saber mais sobre um produto já é algo nostálgico. Você talvez nem tenha percebido, mas, hoje, quando o consumidor decide que precisa de um produto, ele consulta primeiro a internet.

Esse comportamento acontece também em pessoas mais velhas, pois elas estão tão conectadas quanto os mais jovens. Assim, o processo de venda inicia muito antes do cliente ter contato com um vendedor. E, muitas vezes, ele nem precisa desse contato, pois tem autonomia de seguir esse processo de forma independente.

Dessa forma, empresas estão cada vez mais investindo nas vendas online. Durante a pandemia, esse recurso se tornou muito importante. O isolamento social fez com que as vendas online disparassem. Se, antes, elas já representavam uma generosa fatia no mercado, hoje, são essenciais nesse setor.

Uma pesquisa recente revelou que as vendas online representam mais da metade do faturamento de cerca de 30% das pequenas empresas. Então, entenda como isso está diretamente relacionado do Digital First.

Aproveite o Digital First e invista na presença virtual

Esse é um conceito que consiste, basicamente, em uma empresa priorizar e investir no mundo digital. Ela explora os benefícios oferecidos pela internet, remodelando seu sistema de vendas.

Mas focar no virtual não é tão simples assim e exige investimento, tempo, empenho e conhecimento no tema. Assim sendo, veja algumas estratégias que podem ajudar na implantação do Digital First:

  • Colete dados: pesquise o mercado e consulte o histórico digital da própria empresa. A partir disso, já é possível ter uma noção do que precisa ser melhorado. Além disso, assim fica mais fácil compreender a necessidade do cliente. Mas fique atento, pois uma coleta de dados eficiente precisa ser feita por pessoal qualificado;
  • Incentive esse conceito entre os colaboradores: um processo de vendas online bem sucedido precisa ter a participação de toda a equipe. Não adianta apenas metade do time estar alinhado ao mundo digital. Todos precisam andar juntos e com os mesmos objetivos;
  • Capacite os profissionais: marcar presença no mundo digital exige capacitação da equipe. Invista em cursos, palestras e treinamentos. Deixe claro para todos qual o objetivo da empresa e trace objetivos;
  • Automatize os processos de trabalho: facilite ao máximo os processos, ou seja, descomplique. Isso traz economia de tempo e de recursos. Faça cronograma detalhado e viável.

Por que é importante investir nessa estratégia?

Investir no Digital First é importante pois pode revolucionar um processo de vendas. Confira os principais benefícios desse conceito:

  • Maior alcance da marca: ideal para quem quer expandir o negócio para outros estados e até países;
  • Aumento da segurança: investir na venda online é essencial para a segurança do processo, protegendo os dados e evitando contratempos;
  • Competitividade: possibilita que a empresa largue na frente de concorrentes e ofereça um diferencial;
  • Transparência: clientes e colaboradores possuem melhor acesso às informações da empresa.

Um novo consumidor está surgindo com o Digital First

O conceito de Digital First surge por uma necessidade. Só no Brasil, houve um aumento de 40% no consumo de internet. O ecommerce também registrou um crescimento parecido em 2021. Assim, podemos dizer que um novo consumidor está surgindo. Mas esse consumidor não surge “do nada”, pois ele já existia e apenas está migrando para um novo método de compra.

Dessa forma, esse novo consumidor já sabe o que quer e como procurar o produto. O que ele precisa é de uma assistência de qualidade. É aqui que as empresas que investem nesse novo conceito podem ganhar pontos com o cliente e alavancar as vendas online.

Essa nova forma de consumo já estava crescendo bastante nos últimos anos, mas o processo foi acelerado com a pandemia. Algumas pessoas foram praticamente obrigadas a se adaptar ao mundo digital. Quando tudo voltar ao normal, a tendência é que esse consumidor permanece no online. Se a empresa for competente, pode conseguir um cliente a longo prazo.