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Imagine uma ferramenta que, além de fornecer dados sobre pesquisas realizadas no Google desde 2004, também mostrasse a frequência delas. Facilitaria muito a sua vida, não é? Então eu tenho uma boa notícia: ela existe!

Criada em maio de 2006, a ferramenta Google Trends é totalmente gratuita e disponibilizada pelo Google. Ela reúne uma ampla base de dados sobre quais temas estão sendo mais pesquisados no momento.

Inclusive, possibilita saber quais foram pesquisados nos últimos 30 dias, nos últimos 5 anos ou qualquer data desde de 2004.

Nesse artigo você irá aprender algumas dicas sobre como esta ferramenta pode ser utilizada para potencializar suas vendas.

Aprenda a estruturar os conteúdos de seu site pelo Google Trends e alcance mais clientes

O Google Trends é uma ferramenta extremamente útil que pode ajudar a estruturar os conteúdos do seu site da melhor maneira possível. Isso porque ele fornece um ranking de tópicos que estão sendo pesquisados no momento.

Dessa forma, você pode identificar rapidamente os temas mais populares e, consequentemente, criar conteúdos mais relevantes para o seu público-alvo.

No entanto, é importante ressaltar que o Google Trends não deve ser usado como uma ferramenta exclusiva para determinar o conteúdo do seu site.

Assim, ele deve ser apenas uma das muitas fontes de inspiração que você utiliza para decidir quais artigos publicar.

Afinal, é importante lembrar que os artigos mais bem sucedidos são aqueles que abordam os temas mais relevantes. O foco deve ser conteúdo para o seu público-alvo, independentemente do nível de popularidade dos mesmos.

07 Dicas para Potencializar suas Vendas com Google Trends

1. Baseie-se em matérias que estão em alta

O Google Trends é uma ótima ferramenta para saber quais são as matérias em alta no momento. Basta acessar o site e clicar nas guias “Tempo Real” e “Gráfico”. Assim, você poderá conferir os assuntos mais pesquisados na internet nos últimos dias.

Isso é importante para planejar suas publicações e saber o que as pessoas estão buscando na web. Além disso, essa ferramenta também ajuda a entender os interesses dos brasileiros por região.

Então, se você quer atingir um determinado público, o Google Trends é uma excelente opção para descobrir qual é a melhor forma de fazer isso.

Caso as matérias não sejam do segmento que você procura, é possível alterar os temas por categorias. Entre as categorias, podemos encontrar: negócios, notícias, esporte, entretenimento, saúde, ciência e tecnologia.

Como nosso idioma é português, conteúdos de outros países não aparecem para você como prioridade. Portanto, você pode filtrar os termos mais pesquisados em diferentes países.

2. Compare os termos

Outra funcionalidade bastante interessante é a comparação de termos. Na busca da página principal, você digita até cinco termos separados por vírgula. A ferramenta mostrará qual destes termos está sendo mais utilizado nas buscas.

Assim, quando você for elaborar conteúdos, saberá quais termos usar para que seu anúncio seja encontrado mais facilmente. Inicialmente, as buscas mostram resultados do mundo todo e é preciso clicar em filtros e selecionar o Brasil.

3. Confira as estatísticas sazonais

A ferramenta Google Trends possui uma funcionalidade que possibilita identificar em quais períodos determinado termo está em alta. Deste modo, as informações são mais precisas e seus conteúdos serão mais bem elaborados com base em estatísticas.

Esta funcionalidade, chamada de estatística sazonal, permite que você saiba o intervalo de tempo entre os termos pesquisados. A frequência na qual eles entram em alta e baixa.

4. Utilize termos comuns de pesquisa

Comparar os termos mais pesquisados auxilia na elaboração de conteúdos. Porém, é preciso pesquisar por termos comuns de pesquisa.

Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa sobre o resumo de um livro que inclua a crítica. Ela irá pesquisar por “resenha” + o nome do livro.

Então, ao pesquisar somente “resumo”, encontrará apenas o resumo em si, sem adição de comentários, que são naturais da resenha.

5. Veja o que está em alta no YouTube.

O YouTube tem sido uma ferramenta bastante utilizada para pesquisas de notícias e conteúdos – mais que o próprio Google. Poucos sabem, mas o Google Trends possibilita que você veja quais são os vídeos mais pesquisados nas últimas 24 horas. Basta clicar na função “Em alta no YouTube”.

Isso ajuda muito na criação de conteúdos e campanhas de vendas, pois você saberá quais os temas mais pesquisados.

6. Receba e-mail sobre os itens mais pesquisados

Se você tem interesse em receber e-mails diariamente a respeito dos itens mais pesquisados do dia, o Google Trends manda! Basta você acessar o menu e procurar a opção “Inscrições”.

Inscreva-se com o seu email e receba as informações todos os dias. Para quem deseja ter o Google Trends como aliado nos seus projetos, essa é uma funcionalidade muito bacana!

7. Vá além do Google Trends

Embora o Google Trends seja uma peça fundamental quando falamos em estar atualizado e em sintonia com consumidores, vá além! Não aposte somente nessa ferramenta, afinal, existem outras ferramentas gratuitas que podem te ajudar a ampliar suas vendas. Basta pesquisar com calma!

Considerações finais

Como vimos nesse artigo, a ferramenta Google Trends possibilita realizar inúmeras ações para aprimorar os seus conteúdos. Estar familiarizado com a forma que consumidores buscam por um produto ou serviço é muito importante para qualificar a pesquisa.

Desta maneira, é possível criar conteúdos com termos de pesquisa comum e que possam gerar tráfego qualificado para o seu site. E, quanto melhor o conteúdo, maiores são as chances de converter leads em clientes.

Além disso, utilizar ferramentas gratuitas geram economia para o seu negócio. Por outro lado, ferramentas pagas podem ser um bom investimento, afinal, seus recursos são mais abrangentes.

Assim, quanto mais você investe, mais retorno você pode ter, o que contribui para o crescimento da sua empresa.

É impossível não ter um aumento significativo nas suas vendas ao aplicar o que você aprendeu neste artigo. Então, não perca tempo, comece a utilizar o Google Trends hoje mesmo e considere conhecer outras ferramentas também.

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Escrito por: Agência Orange Five

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