Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Reconhecer a jornada do cliente é essencial para compreender sua lógica de movimentação até chegar a determinado produto ou serviço. É desta maneira que se cria condições de aplicar estratégias que o levem a compra ou contratação de tal tarefa. Assim, neste universo com tecnologia predominante, utilizar o marketing é uma alternativa de retorno positivo. Desta forma, um dos mecanismos disponíveis para aplicação é o funil de vendas para serviços.

Gestores e empreendedores que utilizam técnicas para verificar e aplicar a jornada do cliente de maneira efetiva, saem-se bem. Crescimento nos negócios e nas próprias transações comerciais são alguns dos benefícios observados. Além disso, a satisfação e fidelização dos clientes são pontos de extremo valor para o sucesso de uma proposta. Com vista nestas metas, utiliza-se o funil de vendas.

Saiba como funciona o funil de vendas para serviços

Seja para auxiliar os estreantes no universo do empreendedorismo, ou para aqueles que precisam de novos e mais eficientes mecanismos estímulo aos negócios, o funil de vendas para serviços é uma estratégia de marketing que divide em etapas as ações a serem analisadas e realizadas. Na realidade, trata-se de um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente. Por meio dele, se analisa desde o primeiro contato com a empresa até a concretização da venda. Em alguns casos, se examina além da compra: o pós venda. Ou seja, é toda a trajetória que o cliente percorre, desde saber da existência de determinada empresa, até realmente virar cliente. Assim, conheça como funciona sua a lógica para aplicação no mercado:

  • Topo do funil

Aqui ocorre o aprendizado e a descoberta. Conhecida como a etapa da consciência. Afinal, é a partir do primeiro contato com o produto e serviço que se verifica uma necessidade do mesmo. Então, visitantes das plataformas e possíveis clientes, os leads, se encontram aqui. E são usuários que estão nessa fase estão descobrindo que possuem uma necessidade ou desejo.

  • Meio do funil

Nesta fase se dá o reconhecimento do problema e a consideração de solução. Afinal, se reconhece o problema, marco de transição de uma etapa para outra. Com a demanda reconhecida, é o momento de saná-la com dicas e técnicas que auxiliem.

  • Fundo do funil

A última etapa reconhece a decisão de compra. Aqui os propensos clientes já foram “educados” com o acesso de conteúdos do produto ou serviço em questão. Assim, estão propensos a receberem o contato de um vendedor, para, se possível, se tornarem clientes.

Existem ainda empresas que trabalham com uma quarta etapa: o pós-venda. Neste caso, o foco é na fidelização deste novo cliente, e na transformação dele em um promotor da sua marca.

Como utilizar o funil de vendas para prospecção de negócios

Inúmeras são as técnicas utilizáveis para colocar em prática estratégias de venda. Todavia, para resultados mais eficientes, é preciso compreender de fato onde cabe cada ação. Assim, com base no funil, é mais fácil obter resultados aplicando métodos conforme a jornada do cliente, observada até então. Veja algumas estratégias que podem ser aplicadas:

  1. Forneça materiais que auxiliem o possível cliente ou visitante a reconhecer que possui um problema e possa compreendê-lo. É preciso tornar-se uma referência sobre o assunto para que seja lembrado neste sentido. Afinal, tratam-se de pessoas que chegaram sem muitas informações e agora precisam de informações que podem, por fim, convertê-las.
  2. O segundo passo é a sinceridade sobre a resolução deste problema. As pessoas aqui têm dúvidas sobre a opção correta para resolver o caso. Por isso, precisa ter acesso às várias soluções, como, inclusive, a compra de um serviço. Portanto, é preciso oferecer todas as alternativas além da compra em si. Porque, além das peças ofertadas, se obtenham informações de conteúdo e de cliente. Ademais, se estabelece uma relação de confiança que será benéfica quando o lead já estiver qualificado e puder passar para a próxima etapa.
  3. Por fim, o lead ou possível cliente, poderá realizar comparação de produtos e serviços de diferentes empresas. Após comparações com outras empresas, o perfil de persona estabelecido pela empresa ou MQL (Marketing Qualified Leads) saberá escolher a melhor alternativa. Com isso, poderá realizar a compra e se transformar enfim em cliente.

Para o sucesso nas vendas, é preciso compreender os verdadeiros motivos que levam os consumidores a optarem ou não pela sua empresa. Preparamos aqui um texto para acessar as melhores estratégias de marketing para o funil de vendas. E claro, não deixe de contar com a AO5 para ajudá-lo a desenvolver as melhores estratégias para seus negócios.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time