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Mensuração de resultados: a importância da leitura de números e dados sobre as estratégias

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 24 de jul 2020

importância da mensuração de resultados é indiscutível para qualquer empreendimento. O que talvez você ainda não tenha claro é que a forma como a leitura de números e de dados faz toda a diferença. Sendo assim, hoje vamos falar sobre o assunto, trazendo-o para o contexto do marketing digital. Por isto veja a seguir como medir os resultados de suas ações e identificar resultados que ajudem a aumentar seu público e suas vendas.

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Como funciona a mensuração de resultados?

De forma geral, quando você realiza qualquer estratégia de marketing, há uma série de métricas que lhe ajudam a avaliar a efetividade de suas ações. Sendo assim, entre os principais números que você deve ficar de olho, alguns são mais importantes, como:

⦁ O número de visitantes em seu site ou página;
⦁ O total de leads capturados com suas ações;
⦁ Quantos leads qualificados sua campanha de marketing gerou;
⦁ Quantas vendas foram realizadas por meio de suas estratégias;
⦁ Qual foi o retorno total de seu investimento.

Para calcular cada um destes aspectos é preciso levar em conta uma série de fatores importantes que incluem  ferramentas e recursos certos para ter acesso a estes dados. A mais conhecida é o Google Analytics, mas existem plataformas e recursos de marketing digital responsáveis por fazer estes levantamentos.

Outros fatores mensuração de resultados importantes

Tendo como base as métricas e indicadores acima, é importante realizar a leitura de outros números. Isto é fundamental para avaliar suas estratégias de marketing, identificando o que está dando certo e o que deve ser modificado.

Separando suas métricas para melhores resultados

A melhor forma de colocar em prática a mensuração de resultados e alcançar os objetivos pretendidos, é avaliar os números de suas métricas de forma separada. Sendo assim, isto pode ser feito a partir da seguinte segmentação:

⦁ Métricas para receitas de vendas – incluem, por exemplo, o custo de aquisição do cliente, o retorno sobre o investimento e valor de tempo de vida do cliente;
⦁ Métricas voltadas para campanhas – aqui se calculam o número de cliques em suas ações, o custo por cada um deles e o custo de cada lead gerado;
⦁ Avaliações de métricas de marketing – número de visitas ao seu site, taxas de conversão e de abertura de e-mails (no caso do e-mail marketing) estão aqui;
⦁ Avaliações de métricas de vaidade – trata-se da quantidade de seguidores em redes sociais, assinantes de um canal e visualização de vídeos, entre outros.

Por que fazer a mensuração de resultados?

Ok, você teve o acesso a todas estas informações de forma segmentada. O que fazer agora? O próximo passo é avaliar os números mais positivos e negativos para a sua empresa. Avalie onde, de fato, você está gerando leads e aumentando vendas e onde esses aspectos estão se perdendo.
Isto é importante por dois motivos. Primeiro porque, a partir das ações positivas, é possível investir em estratégias mais abrangentes voltadas a elas e intensificar ainda mais seus resultados. E em segundo lugar, ao se deparar com as métricas que estão menos positivas para sua empresa, portanto é possível discutir ações para melhora-las ou, descarta-las se for preciso.

Como melhor seus negócios mesurando resultados?

Identificar os pontos fortes e fracos de sua empresa é apenas o primeiro passo. É a partir dele que serão discutidas ações que, de fato, aumentem clientes e vendas para sua empresa. Para fazer isto, tenha em mente o seguinte:

⦁ É preciso trabalhar em ações de marketing diversificadas. Seu foco deve ser na geração de conteúdo e na resolução de problemas do público-alvo;
⦁ Para gerar leads qualificados, confie no uso e nas estratégias do ⦁ funil em Y. Este processo filtra clientes potenciais de quem, de fato, irá comprar seus produtos ou serviços;
⦁ Portanto, é super importante que haja uma troca constante de informações entre o setor de vendas e de marketing. A partir da mensuração de resultados, é preciso discutir estratégias e alinhar fatores positivos e negativos com relação aos clientes.

Enfim, tendo em vista todos estes fatores, confiar em um serviço de marketing especializado para ajudar a agir conforme sua mensuração de resultados também é fundamental. Sendo assim, sempre que precisar, entre em contato com a AO5 e conte conosco para ajudar você.