Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

importância da mensuração de resultados é indiscutível para qualquer empreendimento. O que talvez você ainda não tenha claro é que a forma como a leitura de números e de dados faz toda a diferença. Sendo assim, hoje vamos falar sobre o assunto, trazendo-o para o contexto do marketing digital. Por isto veja a seguir como medir os resultados de suas ações e identificar resultados que ajudem a aumentar seu público e suas vendas.

Close up man hand arranging wood block stacking as step stair on paper pink background. Business concept growth success process, copy space.

Como funciona a mensuração de resultados?

De forma geral, quando você realiza qualquer estratégia de marketing, há uma série de métricas que lhe ajudam a avaliar a efetividade de suas ações. Sendo assim, entre os principais números que você deve ficar de olho, alguns são mais importantes, como:

⦁ O número de visitantes em seu site ou página;
⦁ O total de leads capturados com suas ações;
⦁ Quantos leads qualificados sua campanha de marketing gerou;
⦁ Quantas vendas foram realizadas por meio de suas estratégias;
⦁ Qual foi o retorno total de seu investimento.

Para calcular cada um destes aspectos é preciso levar em conta uma série de fatores importantes que incluem  ferramentas e recursos certos para ter acesso a estes dados. A mais conhecida é o Google Analytics, mas existem plataformas e recursos de marketing digital responsáveis por fazer estes levantamentos.

Outros fatores mensuração de resultados importantes

Tendo como base as métricas e indicadores acima, é importante realizar a leitura de outros números. Isto é fundamental para avaliar suas estratégias de marketing, identificando o que está dando certo e o que deve ser modificado.

Separando suas métricas para melhores resultados

A melhor forma de colocar em prática a mensuração de resultados e alcançar os objetivos pretendidos, é avaliar os números de suas métricas de forma separada. Sendo assim, isto pode ser feito a partir da seguinte segmentação:

⦁ Métricas para receitas de vendas – incluem, por exemplo, o custo de aquisição do cliente, o retorno sobre o investimento e valor de tempo de vida do cliente;
⦁ Métricas voltadas para campanhas – aqui se calculam o número de cliques em suas ações, o custo por cada um deles e o custo de cada lead gerado;
⦁ Avaliações de métricas de marketing – número de visitas ao seu site, taxas de conversão e de abertura de e-mails (no caso do e-mail marketing) estão aqui;
⦁ Avaliações de métricas de vaidade – trata-se da quantidade de seguidores em redes sociais, assinantes de um canal e visualização de vídeos, entre outros.

Por que fazer a mensuração de resultados?

Ok, você teve o acesso a todas estas informações de forma segmentada. O que fazer agora? O próximo passo é avaliar os números mais positivos e negativos para a sua empresa. Avalie onde, de fato, você está gerando leads e aumentando vendas e onde esses aspectos estão se perdendo.
Isto é importante por dois motivos. Primeiro porque, a partir das ações positivas, é possível investir em estratégias mais abrangentes voltadas a elas e intensificar ainda mais seus resultados. E em segundo lugar, ao se deparar com as métricas que estão menos positivas para sua empresa, portanto é possível discutir ações para melhora-las ou, descarta-las se for preciso.

Como melhor seus negócios mesurando resultados?

Identificar os pontos fortes e fracos de sua empresa é apenas o primeiro passo. É a partir dele que serão discutidas ações que, de fato, aumentem clientes e vendas para sua empresa. Para fazer isto, tenha em mente o seguinte:

⦁ É preciso trabalhar em ações de marketing diversificadas. Seu foco deve ser na geração de conteúdo e na resolução de problemas do público-alvo;
⦁ Para gerar leads qualificados, confie no uso e nas estratégias do ⦁ funil em Y. Este processo filtra clientes potenciais de quem, de fato, irá comprar seus produtos ou serviços;
⦁ Portanto, é super importante que haja uma troca constante de informações entre o setor de vendas e de marketing. A partir da mensuração de resultados, é preciso discutir estratégias e alinhar fatores positivos e negativos com relação aos clientes.

Enfim, tendo em vista todos estes fatores, confiar em um serviço de marketing especializado para ajudar a agir conforme sua mensuração de resultados também é fundamental. Sendo assim, sempre que precisar, entre em contato com a AO5 e conte conosco para ajudar você.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time