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Nanoinfluencer: saiba como o conceito pode mudar a forma como seu negócio vende nas redes sociais

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 19 de abr 2021

Você sabe o que é um nanoinfluencer? Com certeza, podemos afirmar que estamos vivendo a era dos influenciadores digitais. Em suma, essas pessoas tem milhares ou milhões de seguidores em várias plataformas online. Além disso, um influenciador pode ser uma celebridade ou até uma pessoa “comum”, mas que tem alto alcance e popularidade.

Assim, hoje em dia, com o aumento do número de influenciadores, grandes marcas aproveitam para “surfar na onda” da popularidade deles. Muitas vezes, é mais vantagem uma empresa apostar nesse tipo de recurso do que divulgar sua marca em um veículo de comunicação.

Dessa forma, é aqui que entra o conceito de nanoinfluencer. Mas um nanoinfluenciador tem algumas características exclusivas e pode ser a solução para alavancar suas vendas nas redes sociais.

Focando no público específico com o nanoinfluencer

Existem várias categorias de influenciadores, de acordo com o número de seguidores e, como consequência, o seu alcance. Um nanoinfluencer, geralmente, está no Youtube e em redes como o Instagram e possui de 1 mil a 10 mil seguidores. Outras categorias incluem:

  • Megainfluenciador: mais de 1 milhão se seguidores;
  • Macroinfluenciador: entre 500 mil e 1 milhão;
  • Influenciador Intermediário: entre 100 mil e 500 mil;
  • Microinfluenciador: entre 10 mil e 1 mil.

À primeira vista, pode parecer que não é vantagem contratar um nanoinfluenciador. Mas outra característica fará você mudar de ideia.

Essa categoria de influenciador atinge um público muito específico e aborda um tema bem segmentado. Assim, mesmo alcançando um número relativamente pequeno de pessoas, essa categoria atrai um público muito mais engajado. E isso pode ser o diferencial para uma campanha de marketing digital.

Principais vantagens desse tipo de influenciador digital

A principal vantagem é o engajamento dos seguidores. Esse processo surge de forma natural, pois há uma proximidade do nanoinfluencer com o público. Assim, ao contrário de um megainfluenciador, por exemplo, essa categoria é mais acessível e seu conteúdo parece mais espontâneo. No entanto, existem ainda outros benefícios, como por exemplo:

  • Menor investimento: esses influencers custam menos, pois têm um público menor. Além disso, muitos não dependem apenas desse trabalho para seu sustento. Por isso, sempre permanecem fiéis ao seu público;
  • Maior Retorno Sobre o Investimento (ROI): pois o valor do serviço é menor e o retorno costuma ser muito satisfatório;
  • Maior facilidade na hora da negociação: negociar com um megainfluenciador, por exemplo, pode ser demorado e, provavelmente, você primeiro terá que entrar em contato com assessores. Dessa forma, você terá que “entrar na fila” e, ainda assim, os resultados podem te decepcionar. Com um nanoinfluencer, a negociação, na maioria das vezes, é feita diretamente com a pessoa. Assim, a burocracia diminui e há um maior espaço para flexibilizar a estratégia quando necessário;
  • Excelente para estratégias locais: se a campanha de marketing quer atingir um público de determinada região, por que investir uma grande quantia em megainfluenciadores? Eles estarão muito longe da realidade do seu público. Já o nanoinfluencer da região pode ser uma carta na manga para sua campanha.

Encontrando e contratando um nanoinfluencer

Para encontrar esse tipo de influenciador, utilize as seguintes estratégias:

  • Pesquise pessoas por meio de hashtags da área de atuação da empresa;
  • Faça uma seleção de perfis e depois verifique se eles se enquadram no que você procura;
  • Além disso, analise os posts, o número de seguidores, estética e engajamento do público;
  • Verifique se há links na bio, pois eles podem direcionar para mais informações;
  • Por fim, entre em contato por meio do contato disponível no perfil ou mensagem direta.

Após encontrar a pessoa ou perfil certo para a sua campanha, o seu trabalho está apenas começando. Preste atenção no contrato, deixando claro todos os detalhes e destacando os direitos e deveres de ambos os lados. Além do mais, envie um briefing completo para seu futuro parceiro para que ele conheça detalhes da marca e da campanha.

Ao encontrar o influenciador certo e seguir todos os passos de forma correta, há grande chance de sucesso na parceria. O público se sentirá confortável e terá a sensação de proximidade com esse influenciador. A confiança criada a partir dessa relação será muito benéfica para a sua campanha nas redes sociais.