Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Apesar da sigla MQL LEAD aparentar se tratar de algo complexo, na verdade é um conceito bastante simples. Mas mesmo assim, ele possui grande utilidade no contexto do Marketing Digital. Essas letras significam Marketing Qualified Leads (Lead Qualificado pelo Marketing, em português).

Nesse sentido, basicamente o MQL LEAD fornece uma série de informações sobre os clientes específicos. Tratam-se daqueles que já apresentam uma tendência em adquirir um produto ou serviço oferecido por determinada marca.

Como o próprio nome diz, o Lead Qualificado pelo Marketing é um cliente em potencial que já passou por análise prévia que indica que está mais suscetível à compra. Assim, no texto a seguir você vai conferir as principais informações sobre o assunto. Além disso, veja também como ele pode contribuir para qualificar as suas estratégias de Inbound Marketing.

Para usar o MQL LEAD, integre as equipes de vendas e de marketing

Ao implementar as estratégias de atração de novos clientes, o empreendedor jamais deve deixar de considerar todas as etapas que compõem a jornada de compra (consideração inicial, avaliação ativa, fechamento e pós-compra) até que finalmente o negócio seja concretizado.

Dessa forma, trabalhe as ações da jornada de compra de forma integrada entre as equipes de vendas e de marketing. A ideia é que um setor sempre alimente o outro de informações. Assim, ambos vão contribuir para aumentar os seus lucros como um todo.

Nesse sentido, o mais importante é desenvolver um trabalho conjunto. Os especialistas em marketing devem desenvolver iniciativas para expandir a marca e aumentar o número de clientes. Já a equipe de vendas precisa comunicar resultados e expectativas com o objetivo de otimizar cada vez mais esse processo.

Crie um método para sistematizar os dados

Um passo fundamental para nutrir novas oportunidades com MQL LEAD é a realização de ações para sistematizar informações. Isso irá ajudar a entender as necessidades do seu público-alvo e identificar as principais características que compõem o seu perfil. Esses dados podem mudar de um negócio para o outro. Afinal de contas, o que para um é prioridade para outro pode ser um fator dispensável.

Nesse sentido, um passo inicial é definir os traços principais entre os elementos de Perfil e Interesse de seus clientes. Isso deve ser feito focando nos aspectos que mais considera importante em relação aos seus objetivos. Entre os dados que podem ajudar a fornecer um Perfil de MQL LEAD estão:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Endereço;
  • Profissão;
  • Tamanho de empresa;
  • Mercado de atuação da empresa;
  • Escolaridade;
  • Nível de conhecimento técnico.

Já em relação aos aspectos mais relevantes da área de Interesse, podemos citar:

  • Número de materiais baixados anteriormente sobre o tema em questão;
  • Tipo de material pelo qual se interessou;
  • Categorias das páginas que acessou;
  • Se houve alguma solicitação de contato com a empresa.

Relação entre Interesse e Perfil no processo de MQL LEAD

Ao observar os elementos citados acima, o gestor decide quais ações deve implementar. Caso o Interesse desse cliente seja baixo, mas o seu perfil consta como adequado, a equipe de marketing deve continuar nutrindo essa pessoa com novos conteúdos.

Mas, se existir um interesse alto junto do perfil adequado, a possibilidade de realizar a venda é bastante alta. Como você pode ver, trata-se de um recurso bastante importante, mas que deve contar com o suporte de profissionais especializados. Assim, você poderá aproveitar seus resultados.

Deixe a AO5 te ajudar com MQL LEAD

 Fazer uso desses dados e usa-los de forma eficiente em sua estratégia de marketing é fundamental para alavancar seus negócios. Neste sentido, conte com a ajuda de uma empresa especializada como a AO5. Dispomos de todas as ferramentas e conhecimentos para implementar ações efetivas a partir de seu MQL LEAD. Por isso fale com a gente hoje mesmo e veja como podemos te ajudar.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time