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Planejamento de redes sociais: como o processo pode ser o caminho para oportunidades?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 26 de maio 2021

Como anda o planejamento de redes sociais da sua empresa? Não é novidade que todo e qualquer negócio, seja qual for o tamanho ou nicho de mercado, deve marcar presença nesses locais para atrair o seu público-alvo, converter leads e fechar mais vendas.

E se a sua empresa faz isso, ótimo. Mas a pergunta é: há um planejamento de redes sociais para o seu negócio aparecer por lá de forma certa? Assim, saiba no artigo a seguir como traçar uma estratégia bem-sucedida nesses espaços. Desse modo, você pode encontrar novas oportunidades para conquistar mais clientes e aumentar as suas vendas.

Entendendo o planejamento de redes sociais

Para falar sobre isso, precisamos partir de uma premissa básica que é (ou pelo menos deveria ser) de conhecimento geral. Sejam contas pessoais ou de empresas, sabemos que não se pode sair postando simplesmente o que der na telha nas redes sociais.

Mas por mais óbvio que esse fato pareça, ele vai além de postagens feitas de um modo inconsequente. Mesmo que a sua empresa se concentre em compartilhar conteúdos relevantes de seus produtos e serviços, é preciso fazer isso da forma certa. Caso contrário, a presença online dela não terá o efeito desejado. E é aí que entra o planejamento de redes sociais, que é regido por alguns passos básicos:

  • Assim como qualquer outra ação de marketing, ele precisa definir seus objetivos, o público-alvo que pretende alcançar e prazos para cumprir essas metas;
  • Para tanto, esse tipo de planejamento também precisa estabelecer as informações que suas postagens trarão e a linguagem utilizada nelas;
  • Outro passo bem importante é estabelecer a frequência de postagens e o tom de cada uma. Você trará conteúdos sérios? Informativos? Engraçados e divertidos?

Todos esses fatores precisam ser analisados com cuidado para passar a mensagem desejada ao público visado. E de quebra, junto com eles a sua empresa também precisa sacar como fazer com que seus conteúdos agradem os algoritmos da rede social. Isso porque, dessa forma, será possível ter um destaque ainda maior e ampliar seus horizontes.

O planejamento de redes sociais na prática

Bom, agora saímos da teoria e vamos direto para os passos concretos de seu planejamento de postagens. Encontrar e cativar o público-alvo em redes sociais, ou até mesmo começar a vender por lá é algo possível. Mas para isso, coloque seu plano em prática da seguinte forma:

  • Primeiro, escolha o approach com que vai trabalhar suas postagens. Elas podem ser mais focadas em Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo ou uma mescla de todas essas técnicas;
  • Depois, encontre o tom certo para falar com o público-alvo. Para isso, criar uma persona é muito importante. Assim você descobre as preferências de seus clientes em potencial, o que eles querem e como esperam que sua empresa os ajude;
  • Em seguida, faça um planejamento de postagens. Esse deve abordar os assuntos a se tratar, a frequência semanal de posts e o formato dos conteúdos (texto, fotos ou vídeos, por exemplo), além do nível de engajamento que espera obter em cada um.

Algumas informações importantes

Depois de estabelecer as técnicas e métodos ali de cima, você pode dinamizar ainda mais os seus conteúdos e obter excelentes resultados. Para isso, dá uma olhadinha nessas dicas:

  • Crie engajamento em suas postagens. Coloque promoções para o pessoal compartilhar e curtir a sua página e assim terá um alcance maior;
  • Dependendo de seus produtos e serviços, mostrar as novidades de forma visual ajuda muito a envolver o público. Por isso invista em fotos, vídeos e gifs, entre outros;
  • Não tenha medo em investir no bom humor. Há vários memes e trends que se mantém em alta nas redes sociais e podem ajudar a manter seu negócio em destaque;
  • Por fim, mas não menos importante, traga conteúdo relevante e otimizado. Isso é algo fundamental para instruir o público-alvo e o ajudar a se tornar seu cliente.

De forma geral, esses são os passos necessário para um planejamento de redes sociais. Mas se todo o processo for complicado de colocar em prática na sua empresa, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados que os resultados serão excelentes.

A AO5 pode te ajudar nessa missão

Para quem está em busca de impulsionar os resultados de seu negócio com as redes sociais, temos a solução ideal. A partir de um planejamento completo, levando em conta seu público-alvo e as melhores estratégias de marketing para chegar até ele, vamos encontrar a fórmula perfeita para sua empresa bombar.

Por isso entre em contato com a gente hoje mesmo e faça um orçamento. Com certeza vamos te ajudar no planejamento de redes sociais ideal para a sua empresa.