Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Vamos falar das principais tendências de SEO para 2021? Os profissionais de marketing que trabalham com a produção de conteúdo e estão em busca de aprimorar seus conhecimentos devem estar atentos a otimização do mecanismo de busca. Afinal, elas ajudam a potencializar as principais vantagens de seu produto para o público ao qual é destinado.

As principais tendências de SEO para 2021 fazem parte de uma estratégia eficaz de obter novos consumidores. Além disto elas mantem engajados os que já são clientes e abrangem todo o processo de construção do conteúdo até o resultado final

Assim sendo, veja as principais ações que fazem parte de uma estratégia de SEO para este ano. São elas: criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário.

Promover o engajamento do público é uma forte tendência de SEO para 2021

Muitos produtores de conteúdo estão trabalhando o seu produto visando otimizar as tendências de SEO. Isto para aumentar o engajamento de seus clientes. Assim, um dos algoritmos mais utilizados é a IA do Google, chamada de Rankbrain. Ela desempenha um papel importante para posicionar seu conteúdo dentro das páginas de busca da internet e redes sociais.

Diferente dos demais programas similares de inteligência artificial, ele desenvolve uma espécie de experiência. O objetivo é contabilizar estatísticas que avaliam o grau de interesse do usuário em determinada página.

Basicamente, é como se ele aprendesse sozinho a obter os dados mais importantes que identificam o perfil de determinados tipos de público. Os detalhes de como ele consegue executar essa avaliação não são de conhecimento público. Mas estudos apontam que dois fatores são importantes para o algoritmo do google: a taxa de cliques e o tempo gasto na página.

Outra forma de avaliar se a sua página está dentro das principais tendências de SEO de 2021 e atraindo o interesse do seu público é utilizar um verificador de SEO on page. Esse mecanismo avalia o potencial da página em critérios como legibilidade, backlinks e outros fatores que interferem.

Posicionamento da pesquisa é afetado por compatibilidade com dispositivos móveis

Esta é uma das tendências de SEO que devem ser observadas com atenção redobrada pelos profissionais. Trata-se do aumento constante da quantidade de usuários exclusivos de plataformas móveis, como tablets e celulares. Pesquisas indicam, aliás, que,até o ano de 2025, 73% dos internautas será composto exclusivamente de pessoas que utilizam plataformas móveis.

Diante dessa perspectiva, ainda em 2019 o Google lançou o mobile first indexing. Esse mecanismo concede prioridade para a versão de determinado site para os dispositivos móveis. Assim, considera aquela a “versão primária”, ao contrário da sua versão para PC.

Assim, uma das maneiras para verificar o desempenho da sua página no contexto dos dispositivos móveis é executar um teste de compatibilidade com dispositivos móveis gratuito do Google.

Esse mecanismo visa facilitar o acesso dos seus clientes ao seu conteúdo por dispositivos móveis e aponta onde é preciso melhorar. Além disso, você pode acessar o relatório “usabilidade em dispositivos móveis” no Google Search Console. Esse recurso vai trazer mais informações sobre o posicionamento de sua página nesse contexto.

Conteúdos longos ajudarão a melhorar o acesso sendo uma grande tendência de SEO para 2021

Relatórios do google sobre o estado do marketing de conteúdo mostram que leituras longas de mais de 3 mil palavras recebem três vezes mais tráfego e têm quatro vezes mais compartilhamentos.

Assim, trazer conteúdos com maior volume de informação é uma das principais tendências de SEO que garantem um posicionamento mais alto nas pesquisas de busca.

Uma das maneiras de fazer isso é segmentar o seu conteúdo. Para isso use subtítulos diversos com o intuito de facilitar o seu acesso (uma vez que para dispositivos móveis os subtítulos são mais relevantes).

A divulgação do conteúdo deve estar associada a fontes relevantes e com credibilidade. Além disso, precisam ser facilmente compartilhadas pelo usuário. A ferramenta SEO Content Template é uma das que ajudam a otimizar seu conteúdo para pesquisa.

Vídeos fazem parte de tendências eficientes de SEO

As tendências de SEO para 2021 também mostram que a maior parte do conteúdo a ser consumido no futuro na internet são de vídeos. Então é essencial que você direcione seus esforços para essa área para ampliar o engajamento de seus clientes.

Nesse sentido, as palavras-chave mais procuradas são essenciais para garantir um amplo acesso. Para descobrir quais elas são, comece a digitar o assunto no campo de pesquisa e veja as palavras associadas ao tema em questão.

AO5 tem eficiência garantida no posicionamento de seu conteúdo no google

As quatro dicas mencionadas acima são apenas uma pequena parte do conjunto de práticas trabalhadas pela AO5 para garantir um elevado posicionamento do conteúdo de seus clientes dentro dos mecanismos de busca da internet.

Durante os seus 15 anos de existência, a AO5 desenvolveu ampla experiência para encontrar meios garantidos de situar a sua empresa com destaque nas páginas de busca. Assim, aplicamos com sucesso as principais tendências adotadas por empreendedores do setor nos últimos anos.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time