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Quem anuncia no Google Adwords garante muitas vantagens, como a possibilidade de divulgar produtos e serviços para públicos específicos, para determinadas regiões, em faixas horárias selecionadas em também quando pensamos na facilidade de se calcular o retorno do Google Adwords. Sim, o assunto de hoje aqui no blog da AO5 é ROI! Confira na sequência como fazer esse cálculo e porque tal ação é tão importante.

ROI Adwords: o que é?

O ROI (Return Of Investiment) é a relação entre o que uma empresa gasta o que ela tem de retorno. Basicamente Investimento X Retorno. E todo negócio deve saber isso, mesmo àqueles que não anunciam no Google Adwords. E tem um bom motivo para isso: saber o retorno em relação ao seu investimento é crucial para verificar a efetividade de uma ação. No caso da plataforma de anúncios de links patrocinados do Google, é uma forma de esclarecer se o dinheiro da empresa está sendo bem gasto, o que está tendo de retorno e outros parâmetros.

Como calcular?

A fórmula básica para se calcular o ROI de Adwords é:

  • Receita gerada – (custo de todos os produtos vendidos + custo do investimento da campanha de Google Ads) / custo total dos produtos comercializados.

Para deixar tudo ainda mais claro, montamos um exemplo para aplicar o cálculo do ROI na prática. Confira!

  • Custo do produto vendido: R$10,00;
  • Valor da venda deste item: R$20,00;
  • Custo da campanha de Google Adwords: R$50,00;
  • Receita de produtos comercializados: R$200,00 (10 unidades).

Aplicando todos estes valores hipotéticos dentro da fórmula de cálculo do ROI, chegamos a:

  • R$200 – (R$100 + R$50) / R$100

Nesse exemplo, o ROI da Campanha de Adwords é de 0,5. A gente explica o que isso significa: quer dizer que o retorno da sua campanha foi de 50% do valor investido. Logo, para cada R$1,00 gasto, o valor de R$1,50 foi “recuperado”. Evidentemente, considerando esse cenário, o ROI foi positivo e isso é um indicativo importante e comprovado de que a campanha de Google Ads está adequada.

Importância do ROI

Como vimos, o cálculo do ROI de Adwords permite a visualização sobre o investimento em campanhas de anúncios no Google. Dessa maneira, você que gerencia contas online da sua empresa ou mesmo de outros clientes (quem trabalha com marketing digital), o ROI pode também indicar caminhos, melhorias dentro das campanhas de Google Ads. Ao notar, por exemplo, que o ROI está caindo mês a mês, você pode buscar soluções para que o ROI aumente. Alguns pontos que podem ser observados:

  • As campanhas estão com menos cliques qualificados: qual o motivo?
  • Estou gastando muito em palavras-chave não tão relevantes?
  • Quais grupos e anúncios podem gerar melhor retorno?

Essas e outras perguntas são essenciais a partir do cálculo do ROI, ou seja, em uma análise posterior e que complementa a análise gerencial das campanhas de Google Ads.

A AO5 está ao seu lado!

Parece tudo muito complicado? Para a AO5, uma agência especializada em marketing digital e que conta com uma equipe que entende tudo de Google, não é. Por aqui, você conta com profissionais que lidam com contas de Google Ads diariamente e que calculam o retorno de Google Adwords para clientes dos mais variados segmentos e com investimentos diferenciados.

São análises personalizadas, caso a caso, na busca por melhorias e aumento do ROI. Quer saber como isso funciona na prática? Entre em contato hoje mesmo, clicando aqui, ou ligue para (11)5067-7777.

Crédito: NicoElNino / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

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Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

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