Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação
como-anunciar-no-google

O preço para aparecer para seus clientes em potencial requer uma conta muito mais apurada do que em outros tempos, estimulando uma gestão e controle melhor sobre investimentos e campanhas publicitárias digitais.

 

Parece até que foi ontem que as empresas deixaram de ver a internet como uma simples plataforma de entretenimento e passaram a enxergar este ambiente como uma terra pronta para cultivar novos frutos (oportunidades, negócios, clientes).

Como todo “território sem dono”, os primeiros investidores a entender as características, o formato e abordagem da internet, ganharam destaque e estabeleceram impérios com suas marcas. Com o passar dos anos, mais especificamente no começo da década, novos empreendedores começaram a se interessar e aquilo que antes era um caminho livre de concorrentes se tornou uma verdadeira feira comercial.

O mercado digital se desenvolveu e aprimorou novos parâmetros e tendências. A evolução da plataforma foi tão grande que o Google (uma espécie de mediador de concorrentes) se viu na necessidade de organizar melhor esse espaço, estabelecendo uma política de publicidade comercial mais criteriosa – priorizando métricas que valorizem a experiência e interesse do consumidor.

Agora, o preço para aparecer para seus clientes em potencial requer uma conta muito mais apurada do que em outros tempos, estimulando uma gestão e controle melhor sobre investimentos e campanhas publicitárias digitais. Em outras palavras, o Google Ads (o braço do Google responsável por publicidade) se tornou a base para qualquer empresa que deseja divulgar seus produtos e serviços e – o mais importante – vende-los na internet.

Como aparecer na primeira página no Google?

A pergunta que também responde a um outro post aqui do blog, tem a ver com a busca das empresas em aparecer como a primeira opção para clientes que estão procurando pelo seu serviço ou produto. Basicamente, existem duas formas de aparecer na primeira página do Google: orgânica e paga.

No tráfico orgânico, é necessário priorizar a geração de conteúdo relevante a respeito da solução que você quer vender. Mais do que isso, o público orgânico nem sempre estará, de fato, interessado em comprar e por isso requer uma preocupação maior da empresa em apresentar mais informações e instruções sobre seu produto/serviço. Isso quer dizer que, muitas das vezes, seu trabalho e esforço servirão “apenas” para educar ou tirar alguma dúvida do cliente. Em contrapartida, o investimento da operação poderá ser muito menor e o resultado muito maior a longo prazo.

 Já no tráfico pago, a analogia sobre uma feira comercial passa a valer. Não se trata de apenas de aparecer, mas principalmente de vender! O Google destina este espaço para que empresas fazem investimentos diretos em publicidade digital. Neste formato, anúncios, banners e outros tipos de mídias são utilizadas para promover o seu produto para aqueles que têm real intenção de compra. O processo do público pago é mais objetivo e dinâmico: na medida que você investe, quase que instantaneamente obtém retorno. Também com o público pago, o alcance e precisão do seu anúncio é maior, direcionando aquilo que você tem a oferecer para quem realmente está a procura.

Portanto, para aparecer na primeira página do Google, é necessário antes estabelecer qual formato sua empresa prioriza neste momento e apostar em uma gestão especializada em marketing e publicidade digital.

Quanto o Google cobra por clique?

O chamado Custo por Clique (CPC), é uma definição criada para entender a lógica de investimento em publicidade no Google. Na definição do canal de suporte do próprio Google, “trata-se do valor médio cobrado por um clique no seu anúncio. O custo médio por clique (CPC médio) é calculado dividindo o custo total dos seus cliques pelo número total de cliques”.

A ideia por trás da expressão, é fazer com que a empresa entenda (em dados estatísticos) a relação entre seu investimento em publicidade e o retorno em lead qualificado (isto é, cliente em potencial). Ou seja, com base no custo que a empresa tem em cada clique de anúncio no Google, é possível medir a efetividade da campanha.

Em poucas palavras, importante deixar claro que não há um valor exato que o Google cobra para anunciar sua empresa (o CPC vai depender do seu nicho, da quantidade de busca do seu público no produto, da quantidade de concorrentes e outras variáveis). O índice de qualidade (composto por taxa de cliques esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino) do seu anúncio, será o fator determinante para o resultado.

Quanto maior a qualidade do seu anúncio, melhor a sua relação custobenefício: preços mais baixos (de custo por clique) e melhores posições de anúncio.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time