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Segmentação de leads: veja como mapear os diferentes perfis do seu público pode efetivar vendas

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 09 de out 2020

A segmentação de leads é fundamental para qualquer empresa. Mesmo que você conheça seu público, é preciso saber onde ele se encontra dentro da jornada de compras. Afinal, nem todas as pessoas que possuem os mesmos interesses estão prontas para dar determinado passo. Assim, compreender este estágio possibilita que o material, ou contato, ideal seja enviado. E, a partir disso, a chance de acerto é maior. Aquele consumidor, cliente ou usuário passa a receber o gatilho que necessita, ou mesmo é nutrido com conteúdos que o educam para ter certeza do momento de compra.

Ou seja, segmentar os leads possibilita mapear os diferentes perfis do seu público e permite efetivar vendas com base no estágio que se encontra. Por isso, este presente artigo vai abordar este tema.

Neste universo, compreender a caminhada que seu lead faz permite articular estratégias eficientes e dedicar esforços que preparem o campo pro time de vendas. Mas é preciso muita análise e trabalho, coisa que apenas profissionais qualificados entregam com garantia. E, neste sentido, a AO5 amplia o assunto, para que você saiba usar ainda mais tudo isso a seu favor. Acompanhe!

Segmentação de leads: para que?

É lógico que uma campanha mal sucedida pode ter diversos motivos para isso. A qualidade da lista de e-mails ou base de Leads pode ser, sim, um destes motivos. O volume de e-mails enviados, infraestrutura utilizada, reputação do domínio e do IP, etc, também. Mas um fator de grande peso é a falta de segmentação.

Ou seja: o mesmo material sendo enviado para toda a base que a empresa possui é o maior tiro no pé. Pois, enquanto há Leads interessados na oferta, tem aqueles que não estão. Ademais, alguns que, mesmo interessados, sequer se encontram no momento apropriado para receber certas mensagens.

Desta forma, definir o público que participará de determinada campanha a partir da segmentação de leads é essencial para a chance de sucesso. E com isso, segmentar é importante para entregar a mensagem certa para a pessoa certa. Mas como é possível fazer isso? Confira!

Realizando a segmentação de leads

Para iniciar esta segmentação é preciso estar informado acerca destes leads. E um meio bastante utilizado são as landing pages. A ferramenta possibilita a obtenção de dados de acordo com acessos e preenchimentos de informações. E, é a partir das informações concedidas que é possível criar estratégias para serem empregadas em campanhas.

Além disso, utilizar ferramentas que facilitem esta distinção é um grande diferencial. Pois são diversos os processos que precisam de dedicação, análise e controle. Assim, manter integrados e constantemente atualizados os serviços disponibilizados pela empresa é um ótimo caminho. Mas, como não é algo tão simples de ser feito. E usar uma ferramenta completa é um investimento importante. Afinal, ela permite compactar todas as ações necessárias para a implementação de estratégias eficientes de Marketing Digital.

E, caso você ainda não tenha se convencido da importância da segmentação de leads para o sucesso das ações futuras, confira as vantagens elencadas abaixo!

O esforço certo para o lead certo

Quanto mais próximo o Lead do perfil ideal de persona criado, mais assertivas serão as ações de marketing. Assim, menores serão os esforços para atingir melhores taxas de conversão. Quem recebe conteúdos próximos, relacionados ao momento e adequados tende a ter uma experiência de compra positiva.  Isso influi na decisão de compra e avaliação da marca.

Mensagem certa à pessoa certa

Mantenha em sua base somente pessoas que querem receber seus materiais ou ofertas. E, busque compreender o que de fato é relevante então. Isso melhora as chances de conversão, além de demonstrar preocupação com o que acomete esse público.

Impulso no engajamento em campanhas de e-mail

A partir de determinado material enviado, será possível, por meio de métricas, avaliar os resultados obtidos para revisar estratégias, caso a resposta obtida não seja satisfatória. Por isso, é fundamental estar atento às respostas para essa base, mesmo após segmentada.

Geração de conversão ou vendas

A segmentação de leads colabora para o direcionamento para novas conversões, em diferentes estágios do funil, Ela possibilita a obtenção de mais informações sobre os leads. E isso permite a aplicação de estratégias que eduquem ou amadureçam este lead. Assim, a equipe de vendas terá condições de realizar um trabalho mais assertivo e eficiente.

Dúvidas sobre o tema? Esclareça com quem entende deste mercado. Contate a AO5, uma agência comprometida com um marketing estratégico e de resultados!