Início » BLOG #AO5 » Site mobile e responsivo: entenda a diferença entre os layouts e importância para o projeto

Site mobile e responsivo: entenda a diferença entre os layouts e importância para o projeto

Autor: AO5 | Publicado em: 04 de jul 2019

Não é segredo para ninguém que ter um bom site hoje em dia é tão ou mais importante quanto disponibilizar um telefone para contato ou e-mail para receber pedidos de clientes. Um site mobile ou responsivo pode fazer a diferença em seu negócio, para vender mais produtos e serviços ou mesmo valorizar a imagem institucional. Aliás, por falar em tipos de sites, você saberia dizer quais são as diferenças entre eles, seus pontos positivos e negativos?

Esse é o assunto do post de hoje, aqui no blog da AO5! Confira na sequência e não perca a oportunidade de enviar comentários e dúvidas sobre o assunto. Acompanhe.

Diferenças entre um site mobile e responsivo

Vamos começar pelo site mobile. Este, como o próprio nome sugere, é um site criado única e exclusivamente para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Trata-se de um projeto organizado estruturalmente, com códigos, layout, menus, imagens, textos para que a exibição em dispositivos móveis seja completa, sem falhas ou “páginas quebradas”.

Uma grande vantagem do site mobile é que ele se adapta a todos os dispositivos móveis, ou seja, independente do navegador utilizado pela pessoa ou mesmo tipo de celular que possui, o site será exibido em sua plenitude. Por outro lado, este mesmo site quando é aberto em um computador ou notebook, não funciona bem.

Geralmente, um site mobile também apresenta maior velocidade de carregamento, ou seja, as páginas não demoram quase nada para abrir e isso garante pontos positivos junto às pessoas.

Sites responsivos

Em relação aos sites responsivos, a mudança está na criação do site. Esse é um modelo que reorganiza todos os elementos de um site para que ele seja exibido em computadores, notebooks, tablets, smartphones e quaisquer outros dispositivos. Um ponto interessante sobre os sites responsivos é que eles são configurados conforme os padrões de ranqueamento do Google, ou seja, mesmo podendo ser adaptados conforme o dispositivo, não perdem relevância dentro do sistema de buscas.

Qual é a melhor opção: responsivo ou mobile?

Depende do seu objetivo. Caso deseje ter um site institucional para divulgar produtos e serviços da sua empresa, o ideal é que tenha um site construído dentro do modelo responsivo, justamente por se tratar de uma opção que poderá ser exibida em diversos dispositivos sem que a leitura de informações ou imagens seja prejudicada.

Por outro lado, se a ideia é focar na conversão de clientes que utilizam dispositivos móveis, o ideal é recorrer ao mobile. E tem um bom motivo para isso: sites construídos exclusivamente para este fim garantem uma experiência de uso (UX) aprimorada, mais dinâmica e completa. Com isso, a chance de conversação é maior. Normalmente, sites mobile nativos são desenvolvidos paralelamente a sites responsivos para atingir o maior número de pessoas e reduzir ao máximo as experiências negativas.

Criação de sites é com a AO5!

Seja para criação de sites mobile ou responsivos, você sabe que pode confiar na criatividade e profissionais da AO5! Por aqui, a equipe é formada por desenvolvedores e designers que realmente entendem do assunto e que possuem vasta experiência dentro do marketing digital.

Dessa maneira, ano após ano, a AO5 conquistou a confiança de empresas dos mais variados segmentos e hoje possui um portfolio diferenciado, com projetos de sites diversificados e que comprovam o nível dos trabalhos realizados. VEJA AQUI alguns cases.

Aproveite para entrar em contato com nosso time comercial: envie seu e-mail clicando aqui ou ligue para (11)5076-7777.

Crédito: CarmenMurillo / Tipo de licença: Royalty-free Coleção: iStock / Getty Images Plus