Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Se você não está familiarizado com o conceito de storyselling, preste atenção nessas informações. Afinal de contas, nos dias de hoje, atrair a atenção do cliente está cada vez mais difícil. As centenas de ferramentas tecnológicas disponíveis podem dar a falsa sensação de facilidade na dinâmica entre empresa e indivíduo.

Isso porque são tantos recursos em mãos que uma empresa pode se confundir e se atrapalhar com eles. Ter as ferramentas e não saber usá-las prejudica muito um processo de vendas. Dessa forma, as empresas precisam ter consciência das mudanças que os processos de vendas sofreram nos últimos tempos.

Antes, vender algo se resumia a informar aos clientes as características do produto, preços, qualidades e diferenciais em relação aos concorrentes. Mas uma mudança significativa está ocorrendo, justamente por conta dessa enorme variedade de ferramentas.

Atualmente, é preciso, de alguma forma, conectar a pessoa com a marca, criando mais um estímulo, baseado na emoção.

E a melhor forma de fazer isso é criar histórias que cativem o público, criando mais engajamento e humanizando a marca. É nisso que consiste o conceito de storyselling. Ele tem como principal objetivo atrair um público, criando um relacionamento saudável entre empresa e cliente. A seguir, vamos saber mais sobre esse conceito e como ele pode te ajudar nas vendas.

Simplificando as informações com storyselling

Alguns produtos apresentam informações muito técnicas, que são fundamentais para o cliente, mas, ao mesmo tempo, chatas. Assim, o storyselling precisa criar histórias criativas, inserindo essas informações e tornando-as mais atrativas.

Simplificando essas informações, a abordagem fica mais natural e o cliente vai perceber os benefícios do produto logo de cara. Em outras palavras, você pode utilizar essa ferramenta para dar um passo a mais em relação ao concorrente.

Quais os outros benefícios do Storyselling

Além de simplificar as informações, aproximar o cliente da marca traz inúmeras outras vantagens, entre elas:

  • Torna a marca parte da vida cotidiana do cliente;
  • Explica de forma prática o diferencial do produto;
  • Traz humanidade para a marca, mexendo com a emoção;
  • Além disso, torna a marca mais competitiva;
  • E, por fim, se a história for bem feita, sua empresa pode ostentar o título de visionária.

Qual a diferença entre Storyselling e Storytelling?

O storyselling vai mais além do que o storytelling. Além de contar uma história persuasiva, o storyselling dá um passo a frente, pois insere uma chamada para ação. Assim, essa chamada leva o cliente a adquirir o produto ou saber mais sobre a marca.

Então, esse conceito não é apenas a criação de uma história bem elaborada, ele precisa levar a pessoa a agir. E isso precisa ser feito com muito jogo de cintura, para não causar incômodo ou qualquer tipo de pressão no indivíduo.

Além do mais, o andamento da história necessita cativar o cliente por meio de respostas e não criando mais dúvidas. Ao final da história, já tem que existir uma confiança na marca. O futuro consumidor tem que ter em mente algo como “uau, esse produto foi feito para mim!”.

Criando uma história cativante

Criar uma história cativando não é tão simples assim, ainda mais quando o objetivo é exemplificar todas as características do produto.

Sendo assim, ao criar uma história, preste atenção aos seguintes elementos, pois eles são muito importantes na narrativa:

  • Personagens: a velha narrativa de mocinho e vilão pode ser utilizada, mas cuidado. O mocinho ou protagonista precisa ser sempre o consumidor do produto. Já o vilão, nesse caso, não pode ser uma pessoa, mas sim o problema que está atrapalhando a vida do consumidor;
  • Contexto: esse ponto precisa ser analisado de acordo com o público alvo da campanha. Após identificar como é a vida do público, a história vai focar nesse contexto, transportando elementos da vida real para dentro do enredo;
  • Desenrolar da história: é nesse momento que os conflitos começam a aparecer. Como o vilão não é uma pessoa, o conflito se dará na apresentação de um problema que só pode ser resolvido com o produto;

Conclusão/Final: após apresentar o problema, é preciso apresentar a solução e isso será a conclusão da história. Assim, nesse encerramento, é possível mostrar o valor do produto e mais detalhes do serviço.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time