Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Curtir e postar fotos e stories, acompanhar seus amigos e familiares, suas marcas favoritas e muito mais. O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo justamente por oferecer várias funcionalidades de entretenimento que as pessoas adoram e não conseguem viver sem. E não são somente as pessoas… As marcas já perceberam que utilizar o Instagram para os negócios é uma ótima estratégia de marketing digital.

Devido ao acesso gratuito e facilidade de criação e gerenciamento de um perfil corporativo, empresas de pequeno, médio e grande porte, têm investido cada vez mais na ferramenta. E não é preciso ser nenhum gênio do marketing contemporâneo para entender o motivo: engajamento! O público gosta de curtir e acompanhar as marcas que representam seus ideais, suas crenças. E o engajamento significa fidelidade dos clientes e manutenção de potenciais compradores e seguidores da marca.

Por isso, encarar o desafio online de ser uma marca presente no Instagram faz todo o sentido no mundo conectado de hoje. Porém, não basta apenas ter um perfil e se apresentar eventualmente na rede social. É preciso ter uma estratégia bem definida, um planejamento e ficar por dentro das principais dicas para se destacar da concorrência.

Instagram para negócios: 5 dicas de como utilizar da maneira correta

Como o post de hoje é focado em dicas de como usar o Instagram para os negócios, vamos direto às dicas:

  1. Frequência: um detalhe muito importante para empresas que possuem contas no Instagram é a frequência das postagens. As marcas precisam divulgar conteúdos com certa regularidade para atender seu público, afinal é por isso que as pessoas seguem os perfis das empresas, não é mesmo? É altamente prejudicial para a imagem da empresa quando a mesma realiza uma postagem e, durante um longo período seguinte, não dá qualquer sinal de vida. Isso é péssimo para o engajamento e passa uma imagem nada positiva, de amadorismo.
  2. Qualidade das fotos: mesmo que a estratégia estabeleça a divulgação de fotos “espontâneas” de sua equipe de trabalho ou quaisquer outras situações do dia a dia, não se esqueça de caprichar nas fotos. Utilize um smartphone de qualidade e aplique efeitos (do próprio Instagram ou outro aplicativo) para criar imagens e filtros diferenciados.
  3. Compartilhe bons conteúdos: as pessoas estão interessadas no que sua empresa faz, em seus produtos e serviços. Porém, não é só isso. Todos nós queremos ser impactados, nas redes sociais, por conteúdos de qualidade e de assuntos fora do aspecto comercial. Uma boa dica é trabalhar com pautas de postagens que despertem o conhecimento das pessoas, como conteúdos de dicas pessoais e profissionais (dependendo do ramo de atuação da sua empresa), sugestão de livros e filmes relacionados ao seu negócio e conteúdos interativos, que promovam a participação das pessoas. Tudo isso, quando bem executado, gera engajamento e boa reputação à marca.
  4. Vídeos: vivemos a era dos vídeos na internet, já percebeu? Isso acontece pela facilidade de gravação de conteúdos em vídeo e pelo engajamento (sempre maior) que as pessoas têm com postagens assim. Chama mais a atenção do público aqueles posts em vídeo, inclusive os feitos por empresas. Porém, é importante ressaltar que é preciso ter um bom conteúdo em vídeo para ser divulgado. Vale a pena pensar em pautas interessantes e investir numa boa qualidade de gravação de áudio e imagem. Uma boa dica é acompanhar perfis que trabalham especificamente com este tipo de formato, pois são pessoas e marcas que divulgam dicas de equipamentos para gravação, métodos de filmagem e muitas outras dicas relevantes.
  5. Tom de voz: um erro comum das empresas que utilizam o Instagram para os negócios é “perder a mão” no tom de voz em suas mensagens. E toda marca possui um tom de voz. Mais simpática e descontraída ou séria e formal? Encontrar a voz da empresa é fundamental para se relacionar com o público-alvo da maneira correta, sem arecer falso e dentro do que é esperado.

Curtiu as dicas? Aproveite o post de hoje e entre em contato com a AO5 para conhecer mais sobre como usar o Instagram para os negócios. Clique aqui

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time