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A cultura de vendas mudou. Afinal, o distanciamento social aproximou pessoas. Isso porque o cenário pediu urgência para que as relações não se perdessem. E, sim, estamos falando também da relação consumo x produto, cliente x marca, e assim vai. O que ocorre de fato foi que apresentou-se uma grande demanda para que serviços não deixassem de serem requisitados, compras serem feitas etc e tal. 

Crédito: Divulgação.

Mas também mostrou para muitas pessoas que há coisas que elas não precisam ou que há outras alternativas. E quem não tem uma marca consolidada, pode ter perdido vendas com esta onda. E não porque seu produto ou serviço não é importante. Mas porque é preciso mostrar a sua importância. E quem não tem estratégias e planejamento acaba por sucumbir. Ou seja: é mais do que urgente propor uma cultura de vendas para o seu público e para a sua equipe. 

E nós, da AO5, diariamente nos deparamos com este tipo de desafio. E, a fim de te ajudar, preparamos o seguinte artigo sobre esta temática. Nele veremos como estabelecer uma cultura de vendas dentro do novo cenário do mercado, inclusive com foco no cliente. Confira!

O que é cultura de vendas afinal?

Entendedores dirão que cultura de vendas é o conjunto de normas, valores e atitudes que caracterizam a sua equipe de vendas. E é por isso que são entendedores, porque é este o conceito mais objetivo. Entretanto, está aí um tema complexo, mas não indecifrável ou impraticável. Pelo contrário. A cultura de vendas é extremamente acessível e aplicável para o seu negócio. 

Quando se tem valores bem definidos em uma empresa, o time de vendas sabe quais são as metas a serem atingidas, o resultado a ser buscado. Há, portanto, uniformidade e parceria, pois há um objetivo em comum. Você até pode trabalhar com alguns estímulos e recompensas, que são ótimas estratégias, inclusive. Mas melhor do que isso é ter valores claros e que gerem identificação em todos seus vendedores.

Por isso, preparamos algumas dicas que devem auxiliar você, que não se enquadra neste perfil. Afinal, se as vendas não estão bem, o problema pode estar debaixo do seu nariz e ser de fácil resolução. Todavia é preciso observar todos os pontos e aplicar as estratégias necessárias para mudar este cenário. Vamos lá?

Cultura de vendas: construa a sua!

Invista em um time de verdade

Se você sabe quem é e o que almeja, já sabe o tipo de vendedor que precisa. E, por mais que treinamentos sejam o ideal para uma equipe afinada, buscar determinadas características desta pessoa pode ser uma boa jogada. Então, fique atento a quem contrata, e uma dica: coloque-se no lugar do cliente.

Saber o que quer é mais do que necessário

Esteja sempre alinhado com seu time. Deixe claro os valores e, aliás, elenque os valores que realmente te representa. Comunique-se, faça reuniões constantes e individuais sempre que preciso. Definir metas de médio e longo prazo e a se desenvolver de modo geral é uma ótima postura a se adotar.

Comunique-se com clareza

Comunicação clara e objetiva somadas a uma palavra séria e comprometida geram confiança e lealdade da equipe. Faça a eles o que gostaria que fizessem a você.

Invista no aprendizado contínuo

Você já deve ter ouvido muito que “conhecimento ninguém te tira”, certo? Está aí uma grande verdade. E, em se tratando de negócios essa lógica permanece. E por quê? Porque é preciso embasamento para se argumentar, contra-argumentar e se fazer convencer. 

Além disso, investir em treinamentos focados em habilidades e também no produto que a empresa oferece é uma maneira de estimular seu colaborador. 

Celebre as conquistas com o time

Parece que não faz diferença, mas faz sim, então: celebre! Quer ter a colaboração e parceria do seu time de vendas e demais integrantes da equipe? Mostre a eles com celebração que toda venda ou elogio são de extrema importância para você e que tudo é possível por conta da equipe. Não seja apenas aquele que cobra ou orienta. Seja alguém que observa as mínimas conquistas.

Estimule a competição saudável

Este talvez seja um dos pontos mais delicados desta implementação de cultura de vendas: o estímulo à competição saudável. A iniciativa pode gerar brigas por conta de frustrações ou ego. Por isso, um bom caminho é estimular seus vendedores a competirem consigo mesmos. Com metas diferenciadas para cada um, análise por período outras possibilidades que você irá encontrar.

E, se por fim você precisar daquela mãozinha para ajustar algumas estratégias, aqui na AO5 o nosso time é super colaborativo e cheio de ideias para te ajudar a transformar seu negócio em grandes possibilidades de crescimento!

 

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Escrito por: Agência Orange Five

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