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Você já ouviu falar em ZMOT? Esta é uma sigla que tem um impacto direto nas vendas de sua empresa. Ela significa o Momento Zero de Verdade, no qual os seus clientes em potencial ainda estão em busca de informações suficientes que o ajudem a decidir se adquirirão seus produtos e serviços. A boa notícia é que esse conceito pode ser usado ao seu favor.

Mas calma, vamos por partes. Para adotar o ZMOT em seus negócios, é importante saber de que forma ele surgiu, como funciona e quais as suas principais estratégias. Assim sendo, saiba este e outros detalhes importantes sobre esse conceito a seguir.

Qual é o sentido de ZMOT?

Embora esse termo já tenha alguns anos, ele ainda é relativamente novo. Seu surgimento se deve a uma parceria entre o Google e o Shopper Sciences, que realizam uma análise conjunta do comportamento das pessoas durante suas compras na era digital.

Os resultados dessa pesquisa foram super interessantes. A partir dela, foi descoberto que o Momento Zero de Verdade, que antecede a decisão sobre uma compra, se ampara em quatro bases principais. São elas:

  • O ranqueamento dos locais em que o cliente está pesquisando produtos ou serviço nos mecanismos de busca;
  • As informações que a pessoa é capaz de obter sobre a mercadoria desejada a partir de tabelas comparativas;
  • O nível de boas avaliações online dos locais onde está pesquisando determinado item para comprar;
  • Por fim, a possibilidade de obtenção de cupons e descontos na compra do produto ou serviço desejado.

O cenário ideal, de acordo com o ZMOT, traz o conjunto de todos esses elementos para inclinar o cliente em potencial a se decidir pela compra. Assim, a empresa que apresentá-los da melhor forma tem as maiores possibilidades de concretizar vendas. Bacana não?

Utilizando o ZMOT em sua estratégia de venda

Com base nas informações acima, isso pode parecer bem fácil. Afinal de contas, basta se enquadrar nos quatro pilares que os clientes virão correndo comprar com você, certo? Bom, o fato é que não bem assim que as coisas funcionam.

É claro que, de forma geral, a lógica é essa. Mas o diferencial está em sua aplicação, de acordo com alicerces importantes, como o da comunicação e o do marketing. Dessa forma, antes de sair por aí distribuindo cupons, ou enchendo suas páginas de informações para o cliente em potencial, tenha em mente o seguinte:

  • Você precisa de informações relevantes e otimizadas sobre os seus produtos e serviços. Isso é uma via de mão dupla, uma vez que além de atrair o interesse do cliente também ajuda no ranqueamento de seu site e blog em mecanismos de busca;
  • Outro fator importante caprichar no nível de seus conteúdos. Além de mostrar fatores comparativos de suas mercadorias, traga dados técnicos sobre elas e relacione-os com a área de atuação de sua empresa;
  • E claro, não deixe de investir em cupons e descontos. Mas tão importante quanto isso é oferecer uma comunicação assertiva para o seu cliente. Esse processo envolve respostas rápidas, esclarecimento de dúvidas e oferecimento de brindes exclusivos.

Algo que faz total sentido com a filosofia do Momento Zero de Verdade é fornecer todos os elementos necessários para que o cliente em potencial sinta-se seguro em comprar com a sua empresa. Neste sentido, uma das melhores estratégias é a utilização do marketing de conteúdo.

Ok, mas por onde começar?

Essa é uma dúvida bastante comum para a maioria das empresas, sobretudo depois de todas essas explicações. O melhor caminho para aproveitar o ZMOT ao seu favor é traçar uma boa estratégia de compreensão e convencimento do cliente em potencial. Para isso:

  • Procure entendê-lo e ver quais as informações que o ajudarão a se decidir pela compra;
  • Ofereça um site otimizado, simples e intuitivo, com total suporte de atendimento;
  • Invista em promoções e cupons de forma estratégica conforme suas necessidades;
  • Profissionalize questões como o formato e a facilidade de leitura de suas informações.

Com relação ao último item, contar com uma empresa de marketing de conteúdo especializada irá fazer toda a diferença. Assim sendo, se você quiser tirar o máximo de proveito desse conceito, conte com a AO5 para te ajudar. Entre em contato com a gente e veja como podemos traçar a estratégia perfeita para convencer de jeito seus clientes em potencial.

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Escrito por: Agência Orange Five

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