Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Se há um item de análise que sua empresa não pode abrir mão de avaliar este é, sem dúvidas, a taxa de retenção de clientes. Afinal de contas, o público-alvo que compra sua ideia de marketing e passa a consumir seus produtos e serviços é a base que sustenta seu negócio. Sendo assim, nada mais justo do que fazer uma leitura detalhada desses indicadores. Vamos pensar mais seriamente sobre o assunto?

Businessperson Attracting Human Figures With Horseshoe Magnet

Por que a taxa de retenção de clientes importa tanto?

A satisfação e retenção de clientes são aspectos imprescindíveis para o sucesso de qualquer empreendimento. De forma geral, você pode dizer que a promoção de ações que retenham clientes e fidelizem consumidores promovem a sustentabilidade econômica de seu negócio. Assim, é justo traçar um panorama pensando em questões específicas deste assunto:

  • Diversas pesquisas importantes já mostraram dados incríveis sobre o assunto. Por exemplo, os lucros de sua empresa pode ultrapassar 95% com uma taxa de retenção de clientes de apenas 5%;
  • A taxa de retorno de investimento (ROI) que resulta em bons indicadores de retenção de clientes é maior do que a feita para aquisição de novos clientes. Isto porque optar pela primeira opção é mais barato do que pela segunda;
  • A retenção de clientes funciona como uma construção de confiança entre a empresa e o público. Isto vai além de apenas ofertas e materiais gratuitos, e concentra-se na resolução de problemas do consumidor

Considerando a importância da taxa de retenção de clientes, existem técnicas e métodos específicos para avalia-los. Dentro deste contexto, a melhor forma de fazer isto é por meio de alguns indicadores.

E como acompanhar a taxa de retenção de clientes?

A primeira coisa para avaliar a sua taxa de retenção de clientes é utilizando uma fórmula simples e eficiente – (CE-CN):(CS)x100:

  • Primeiro, diminua do número de clientes no final do período analisado (CE) o número de novos clientes adquiridos neste período;
  • Em seguida, divida o valor resultante pelo número de clientes do início do período (CS);
  • Por fim, multiplique o resultado por 100 e você terá a resposta total.

Apesar desta ser a técnica mais utilizada para avaliar a satisfação e retenção de clientes, existem outros métodos que também podem ser utilizados.

Costumer satisfaction score

Esta é uma metodologia bastante famosa, onde uma pesquisa de satisfação é dada aos novos clientes. Nela é preciso avaliar o nível de satisfação por sua empresa de 1 a 5, sendo 1 insatisfeito e 5 totalmente satisfeito. Assim a partir dos resultados obtidos, você já pode começar a calcular a taxa de retenção pelos maiores valores obtidos.

Net Promoter Score

Mais uma fórmula bastante popular e muito utilizada por empresas de diferentes segmentos. Trata-se de perguntar aos clientes, dentro de uma escala de 1 a 10, qual a chance dele recomendar seus produtos e serviços. Pegando as notas 7 a 8 (neutros) e 9 a 10 (promotores) é possível calcular a taxa de retenção de clientes.

Costumer effort score

Este é outro método bastante utilizado e se foca no esforço que o cliente teve para que o seu problema tenha sido resolvido. A regra aqui é: quanto menor o esforço em fazer negócios com a sua empresa, maior a probabilidade dele tornar-se um consumidor finalizado.
É claro que para promover indicadores de retenção de clientes positivos, portanto é preciso que a sua empresa adote certas estratégias.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância destes aspectos, enfim é hora de colocar em prática uma série de medidas para fidelizar seu público:

  • Invista em um marketing de conteúdo contínuo e de qualidade;
  • Automatize o contato com o cliente por todos os meios possíveis;
  • Não abra mão da personalização e da valorização no atendimento;
  • Ao mesmo tempo, não esqueça os clientes mais antigos e ofereça benefícios a eles.

A valorização de sua marca, bem como produtos e serviços, deve ser prioridade. Descubra mais informações importantes sobre o Costumer Sucess com este artigo super bacana.
E quando se tratar de serviços de marketing de conteúdo e online, não hesite em contar com as melhores opções. Lembre-se de que a AO 5 está aqui para ajudá-lo.

 

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time