Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Você já pesou em estruturar um funil de vendas no Facebook? Este é um conjunto de etapas que ajudam o cliente no processo de compra, desde o primeiro contato com a empresa até a concretização do negócio. Assim como no Google Ads, construir um funil de vendas no Facebook Ads pode ser uma ação interessante para a sua campanha. Mas uma campanha realizada na rede social possui suas singularidades.

O usuário que está no Facebook não está, necessariamente, procurando por algo. Ele pode estar apenas navegando, diferente do usuário que utiliza a pesquisa direta do Google. Assim, um funil de vendas no Google Ads tem o objetivo de impactar pessoas que já procuram por algo.

Sendo assim, esse tipo de recurso aplicado no Facebook Ads precisa impactar pessoas que estão apenas utilizando a plataforma. Essas pessoas, muitas vezes, ainda não estão interessadas em um produto e a campanha precisa atrair a atenção desse usuário.

Encontrando o público e definindo o objetivo da campanha

Esse é o primeiro passo para o objetivo final, que é a conversão do cliente. Uma campanha muito ampla atingirá muitas pessoas, mas, ao mesmo tempo, será muito cara.

Por isso, é preciso encontrar o público alvo ideal e o funil de vendas será útil para isso. O funil de vendas vai servir para a campanha encontrar o público específico, trabalhando também no engajamento.

A AO5 te atualiza sobre a nova política de anúncios do Google Ads, pois elas também valem para as redes sociais!

Cada campanha pode ter objetivos específicos. No entanto, para que o usuário continue no funil até a etapa final, é preciso que a empresa tenho atenção em alguns itens:

  • Mostre, desde o início, que sua empresa pode oferecer algo útil;
  • Faça com que a campanha crie uma conexão com o futuro cliente;
  • Apresente algo confiável;
  • Auxilie o público, mesmo antes da venda;
  • Mantenha a atenção do usuário em todos os níveis de venda.

Qual a primeira etapa de um funil de vendas no Facebook Ads?

A primeira etapa de um funil de vendas no Facebook Ads é a aprendizagem e descoberta. Aqui, a campanha precisa encontrar meios para atrair a atenção inicial do usuário.

Assim, uma ferramenta muito eficiente, principalmente nas redes sociais, é o vídeo. Por meio dele, com a apresentação de seu produto, o usuário pode se interessar e ingressar no funil.

A visualização do vídeo pode ser o passo inicial para encontrar o público alvo e fidelizar esse público. Por exemplo, as pessoas que assistirem mais de 75% do seu vídeo podem ser consideradas como interessadas no produto.

Outros meios podem ser utilizados nesse primeiro momento da campanha, de acordo com o objetivo da campanha e tipo de público.

Elaborando uma campanha específica para o público no Facebook Ads

Após passar pelo primeiro nível do funil, a empresa precisa manter esse usuário interessado. Por isso, nessa etapa, a empresa já precisa ter definido a estratégia que irá utilizar e ter um conhecimento do seu público.

Sendo assim, a comunicação precisa ser direcionada para esse público. Após defini-lo, a campanha precisa ir além. Há a necessidade de criar uma linguagem compatível com o assunto e o público e, ao mesmo tempo, ser persuasivo.

A linguagem precisa ser clara, mas impactar o usuário. A empresa precisa ter noção que está trabalhando, nesse caso, para os usuários que assistiram mais de 75% do vídeo.

Apresentando o problema e a solução ao usuário

Nessa etapa a campanha precisa convencer o usuário de que, se ele chegou até aqui, é porque precisa que seu problema seja resolvido. Parece lógico, mas, muitas vezes, a pessoa chega nessa etapa ainda sem se dar conta que a empresa pode resolver seu problema.

O objetivo da campanha, nessa etapa, é clarear a mente do usuário, mostrando o problema para, em seguida, mostrar a solução. Esse é o ponto chave para a conversão. O usuário só irá, literalmente, comprar a ideia, se tiver a certeza de que a empresa tem a melhor solução possível.

Esta pode ser apresentada de várias formas, investindo em anúncios específicos e direcionados, por exemplo.

Decisão de compra em um funil de vendas para o Facebook Ads

Nessa etapa, a campanha chega em um momento decisivo: a conversão. Aqui, ela vai mostrar se conseguiu cumprir seu objetivo. A decisão do usuário será tomada após a avaliação de diversos fatores. Mesmo de forma inconsciente, ele vai responder as seguintes questões:

  • Essa campanha me chamou a atenção?
  • A empresa soube se comunicar comigo?
  • A campanha foi eficiente, eu consegui acessar o site da empresa facilmente?
  • A empresa foi direta e sincera comigo?
  • O meu problema será resolvido?

Se a maioria dessas respostas for positiva, naturalmente haverá a conversão. E para garantir o sucesso em sua campanha digital, conte com a AO5.

 

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time