Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Não adianta, a regra de menos compra no e-commerce por tempo de carregamento é um fato! E se para você este conceito pode parecer um pouco esquisito, prepare-se para uma dura verdade. É que o tempo que sua página demora para abrir e mostrar seus produtos impacta diretamente na decisão de compra de quem está a visitando.

Além disso, páginas de carregamento rápidas são importantes não só pela falta de paciência de seus visitantes. De acordo com os padrões de otimização do Google, o tempo ideal para um site abrir e mostrar todo o seu conteúdo é de dois segundos. E então, o que fazer? Veja a seguir.

Não ignore o conceito de carregamento da página X compras em seu e-commerce

Motivos não faltam para que as pessoas prefiram sites rápidos para adquirir produtos online. Com os algoritmos do Google cada vez mais inteligentes, é normal que direcionem para os internautas exatamente o que querem comprar por meio de propagandas.

E quando uma pessoa clica em um desses links, ela geralmente tem a intenção de comprar. Mas, se a página em questão não abrir quase que imediatamente, ela pode desistir de seu objetivo. E é aí que entra o conceito de menos compra no e-commerce por tempo de carregamento.

E como dissemos antes, sites lentos não incomodam apenas compradores em potencial, mas também o próprio Google. O buscador tem uma série de fatores que considera na hora de pôr determinados sites em sua página inicial. Entre eles estão, por exemplo:

  • Otimização de conteúdos escritos em sua página;
  • Resolução e otimização de fotos e vídeos;
  • Estabelecimento de palavras-chave e links de apoio para outros sites relevantes;
  • Além disso a escalabilidade, fator em que entra o tempo de carregamento da página.

Levando essas informações em conta, de nada adianta tem um site perfeitamente otimizado se o seu carregamento é lento. E é por isso que, quanto mais tempo demorar para abrir a página de seu e-commerce e seus produtos, menos você vai vender.

Como resolver o problema de menos compra no e-commerce por tempo de carregamento?

Em primeiro lugar e acima de tudo, é preciso considerar a experiência do usuário. No caso do e-commerce, dois segundos é um tempo aceitável, mas há sites que Google considera meio segundo tempo suficiente para que abram.

Desta forma, para conseguir resolver este problema, você tem algumas alternativas. Veja abaixo como tornar o carregamento de sua página mais rápido e satisfatório:

  • Em primeiro lugar, faça um teste de velocidade. Uma das melhores formas de fazer isto é usando a Page Speed Insights, do próprio Google;
  • Use também a ferramenta Think With Google, que ajudará com uma série de técnicas e métodos para otimizar seu e-commerce em sistemas mobile;
  • Além disso, dê uma atenção especial para as informações sobre seus produtos. É muito importante que contenham textos e imagens otimizadas e de fácil leitura;
  • Elimine recursos e ferramentas desnecessárias, que comprometem o desempenho de sua página. Isto inclui o excesso de publicidade que influencia no carregamento;
  • Em alguns casos é preciso contar com a ajuda de um profissional especializado, capaz de analisar seu servidor. Algumas páginas funcionam melhor com servidores dedicados.

Estes aspectos impactam diretamente no comportamento de seu público-alvo. Assim, eles podem reverter a tendência negativa da regra de menos compra no e-commerce por tempo de carregamento. Aqui entra outro conceito muito importante: o de Customer Success.

Basicamente, isto significa que a satisfação do comprador deve vir em primeiro lugar. Só assim você vai conseguir aumentar as suas vendas de forma eficiente. E além da escalabilidade, sabe qual é outra ótima forma de fazer isto? Com um marketing digital eficiente.

Suas vendas também dependem do quanto você informa o cliente

Agora que você já sabe como funciona o conceito de menos compra no e-commerce por tempo de carregamento, pode tomar as devidas providências para corrigir esse problema. Mas aqui pode haver outro problema. De nada vai adiantar um site rápido se o cliente em potencial não tiver informações suficientes que o ajudem em sua decisão de compra.

E é aqui que o marketing digital, sobretudo o de conteúdo desempenha uma estratégia muito importante. Com o uso de palavras-chave e informações relevantes sobre seus produtos, você poderá aumentar as vendas de seu e-commerce. Isto de forma rápida, fácil e significativa.

Para garantir a obtenção destes resultados positivos, é preciso contar com uma equipe de profissionais especializados. Neste sentido a AO5 é a sua melhor escolha, sobretudo por ser uma agência partner Premier do Google. Isto significa que dispomos de mais recursos e caminhos para colocar sua página com o destaque que ela merece no buscador.

Se você ficou interessado, fale com a gente e conheça o nosso trabalho. Dispomos de excelentes soluções para otimizar o seu e-commerce. Assim, junto com as estratégias para diminuir o tempo de carregamento da página, você terá um site funcional e com alto potencial de venda.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Cicero Félix

Atua como CEO da Agência Orange Five e especialista em design de produto, marketing, vendas e comunicação. Já trabalhou com marcas como: Sansung, itaú, Citroen, Toyota, Costa do Sauípe, Kuka Robots e Brasken. Ganhador dos prêmios de design Ideia Brasil e ABC da Comunicação.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time