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Para aplicar estratégias de aproximação empresa-cliente que sejam eficientes para sua marca, é necessário compreender o que é o Customer Success. O êxito de todo e qualquer negócio depende muito da sua relação com os clientes e é possível considerar este fator como um dos pilares principais para construção e crescimento da sua marca. 

Crédito: Divulgação.

As estratégias de Customer Success, do inglês “Sucesso do Cliente”, englobam todas as técnicas elaboradas e adotadas pela empresa que têm como único objetivo a satisfação total do consumidor.

Tais estratégias garantem um número de retenção maior e podem ser utilizadas tanto em empresas B2C (Business to Consumer – Empresa para Cliente) quanto B2B (Business to Business – Empresa para Empresa). 

O que são estratégias de Customer Success?

Mesmo que o conceito de agradar o cliente não seja novo no mercado, ele ainda é um fator determinante quando se trata do sucesso do seu negócio. As estratégias de Customer Success, quando bem aplicadas, buscam não só contentar o consumidor, como também encantá-lo. 

Todos os empreendedores sabem muito bem que conquistar um cliente novo é sete vezes mais caro do que reter um antigo. Portanto, para que alguém volte a comprar na sua loja e você garanta a fidelização, é preciso gerar um encantamento que conduza a uma conexão entre as partes. Em outras palavras, o cliente precisa sentir que a marca com qual está negociando possui os mesmos valores e princípios que ele.

Atualmente, as estratégias de Customer Success estão voltadas para a criação de uma identidade para a empresa, fator considerado essencial para conectar o cliente. O consumidor precisa sentir que, ao comprar seu produto, ele representa sua própria visão de mundo.

Estratégias que podem ajudar você a melhorar seu relacionamento com o cliente 

Hoje em dia, para desenvolver esse tipo de ação de uma maneira efetiva, é preciso levar em consideração que a tecnologia alinhada com a internet aumentou o poder de barganha dos usuários. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, no entanto, as empresas devem enxergar isso como uma oportunidade para se destacar da concorrência. 

Com a fórmula certa, é possível aplicar estratégias de Customer Success que trarão benefícios não só para os clientes como também para a imagem da sua marca.  Algumas medidas que podem ajudar você a encantar e fidelizar o cliente são:

 

Conhecer o ciclo pelo qual seu cliente passa

É fundamental que as empresas estejam cientes de todos os processos pelos quais seus clientes passam desde a decisão de compra até o pós-venda. Conhecendo a jornada dos consumidores, é possível perceber pontos que precisam ser melhorados tanto no atendimento quanto nos demais aspectos da compra.

Uma dica de valorização do cliente é garantir que ele seja sempre atendido pelo mesmo colaborador, assim o senso de conexão fica mais forte trazendo o consumidor para mais perto da empresa. 

 

Aprender com os erros

Além de conhecer toda a jornada do cliente, uma outra estratégia de Customer Success é avaliar os dados da empresa estatisticamente. Isto significa localizar pontos que já levaram à perda de clientes no passado e elaborar iniciativas que consertem estas falhas.

O importante é que a marca mantenha sempre uma postura proativa de resolução de problemas e aprenda com seus erros. Agindo desta forma, sua empresa aprenderá a antecipar problemas e agir melhor em estratégias futuras.

Capacitar a equipe de colaboradores 

Por fim, outra estratégia que acaba sendo essencial para a aproximação com o consumidor é a capacitação da equipe de colaboradores. A postura dos mesmos deve ser empática e resolutiva, para que o cliente sinta que tem seus problemas ouvidos e que a empresa está disposta a atender suas dores. Para isso, é essencial oferecer treinamentos capacitivos para toda a equipe responsável pelo atendimento. 

Fale com a AO5

Sendo assim, agora que você está familiarizado com este conceito, aposte na empresa certa para te ajudar. Aqui na AO5 estamos preparados para implementar um plano de sucesso para sua empresa com relação aos seus clientes. Entre em contato com a gente hoje mesmo e veja tudo o que podemos fazer em prol de seu empreendimento. Estamos te esperando para alavancar os seus negócios.

 

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Escrito por: Agência Orange Five

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