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Entender como recuperar as vendas perdidas é um desafio para qualquer empreendedor que tenha constatado a redução de clientes e perda de lucros. E ter queda nos ganhos definitivamente não é algo bom para qualquer negócio, não é mesmo? Dessa forma, você vai saber de algumas estratégias que podem ser adotadas pelos empreendedores no contexto do marketing digital para recuperar as vendas e reconquistar os clientes perdidos.

Essas abordagens não se aplicam somente aos casos em que o negócio apresenta diminuição nos resultados. Isso também se estende para qualquer empresa que busque aumentar seu o potencial de converter potenciais clientes em vendas consolidadas.

Mas é claro que recuperar vendas perdidas requer algumas práticas, que, se forem realizadas em conjunto e de uma maneira eficaz, podem trazer ótimos resultados. Dessa forma, saiba como fazer isso a partir das estratégias que vamos apontar ao longo deste artigo.

O que são vendas perdidas

Antes de ingressar no tema, é importante saber a representação clara do conceito de vendas perdidas. De uma forma geral, trata-se de uma negociação que não evoluiu, mesmo que não exista uma definição clara sobre os motivos que levaram a essa condição. Os motivos mais comuns para o não-fechamento de negócios são:

  • Falta de necessidade: o cliente simplesmente não precisa da solução que você está oferecendo;
  • Ausência de orçamento: apesar de ser uma solução considerada importante para o cliente, ele não tem condições econômicas para efetuar o negócio;
  • Não é prioridade: o potencial cliente possui outras prioridades, mesmo que tenha a necessidade de adquirir o produto ou serviço.

Nesse contexto, é importante elaborar um mapa de ações para buscar o reengajamento dos clientes.

Como recuperar as vendas perdidas com as estratégias certas?

Confira a seguir 4 ações que podem ajudá-lo no processo de como recuperar as vendas perdidas junto aos potenciais clientes.

Faça um mapeamento

O mapeamento das causas que conduziram a uma venda perdida é o primeiro passo para identificar os aspectos a serem aprimorados adiante. Isso pode ser feito por meio de dois caminhos: através do sistema de planilhas ou usando o chamado CRM. Confira a seguir as características de cada um deles.

  • Planilhas: nesse método, é incluída mais uma coluna no documento em que o vendedor faz a gestão de clientes. Nessa coluna, serão adicionados vão anotar os motivos de perda quando um negócio não for realizado. Trata-se de um meio complexo e mais difícil de mensurar porque envolve a subjetividade de cada vendedor ao descrever os motivos da perda. Isso porque não há a padronização desse processo;
  • Ferramenta de CRM: é uma espécie de software utilizado para sistematizar dados dentro do ambiente empresarial. Nele o vendedor tem a possibilidade de acompanhar as negociações e adicionar anotações em cada um dos seus contatos. Os motivos para a perda das vendas são padronizados, e assim, facilitam a posterior compilação desses dados, que serão muito úteis para nomear as causas mais frequentes de vendas perdidas.

Verifique as iniciativas que podem ser realizadas

Os dados fornecidos pela sistematização dos motivos podem (e devem) ser utilizados a seu favor no processo de como recuperar vendas perdidas. Ao observar essas informações, é possível identificar o que pode estar afastando os clientes em potencial e corrigir o rumo. Fatores como desempenho insatisfatório de vendedores e um direcionamento de marketing voltado ao público errado, por exemplo, podem pesar bastante nas indicações de perdas de vendas.

Não descarte dados de clientes perdidos

As informações dos clientes em potencial que não foram convertidos podem ser utilizadas para tentar recuperá-los. Uma alternativa para leads não concretizados é encaminhar os seus contatos para a equipe de marketing. Esses profissionais podem inseri-los em outras redes e contatos de e-mails. Dessa forma, essas pessoas não perdem o contato com a empresa e podem ser futuramente ainda clientes com vendas concretizadas.

Mantenha o engajamento

Por fim, é importante que ao adotar cada iniciativa o cliente se sinta importante, de modo que ele tenha confiança em investir na empresa. Por isso, a manutenção das relações com os clientes por meio da divulgação de conteúdos relacionados com as principais necessidade deles pode ser um diferencial para atrair os clientes em potencial.

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Escrito por: Agência Orange Five

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