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Estratégias de marketing para os próximos 45 dias

Autor: AO5 | Publicado em: 01 de jun 2020

Após os primeiros dias e semanas de quarentena e isolamento social, as empresas têm reagido ao impacto da pandemia nas finanças e às novas formas de fazer negócio. Uma das maneiras mais interessantes de se conduzir o processo, é adotando estratégias e ações para gestão da crise, que nos ensina a administrar os problemas e vencer os desafios financeiros.

Mas se antes o foco principal era procurar maneiras de reter clientes durante a crise, hoje o objetivo é estar preparado para o chamado “Dia Seguinte” (da expressão, Day After), que está ligado a ideia de retomar os negócios após a paralisação.

Para garantir a melhor transição entre as estratégias usadas durante a quarentena e àquelas que conduzirão a retomada econômica para o futuro das empresas, é essencial entender o papel e importância do marketing digital neste processo. Pensando nisso, confira alguns aspectos importantes.

Ir direto ao ponto

Retomada da economia e negócios após a crise

Em meio às consequências que a pandemia trouxe para todo o mundo, é importante estabelecer a consciência de que o momento exige não só esforços, mas a habilidade de administrar grandes desafios na gestão.

Os recursos estão mais escassos, os investidores mais receosos, a equipe mais insegura… definitivamente, a margem para erros em investimentos estratégicos está muito menor. Diante deste cenário, torna-se recomendável a exploração de alguns canais específicos que podem trazer resultados mais rápidos e seguros, como:

Campanhas eficientes no Google

As campanhas de Google Ads, ou Links Patrocinados, sempre se mostraram como uma das formas mais eficientes e dinâmicas para gerar resultados na internet. Uma boa gestão de Ads, pode fazer toda a diferença, pois nos permite potencializar as principais vantagens de investir neste canal.

Recentemente, compartilhamos um post interessante com a história de um de nossos clientes no início da pandemia, em que a confiança neste canal foi fundamental para a campanha performar GRANDES resultados em apenas 57 dias. Mais do que o exemplo particular desta empresa, é importante citar os benefícios de escolher o Google Ads como um canal estratégico para apostar neste atual momento do mercado:

– O Ads nos garante maior controle e autonomia sobre os resultados, nos permitindo potencializar o alcance de nossos anúncios.

– Neste canal, conseguimos filtrar com maior qualidade a segmentação do público-alvo, que proporciona uma valorização do nosso investimento, uma vez que a plataforma aproxima o seu negócio de clientes potencial que realmente procuram pelo teu produto ou serviço.

– Também no Ads, temos acesso ao Google Analytics, que é uma ferramenta que oferece uma base de dados muito detalhada sobre o seu público, nos ajudando a otimizar a campanha, para garantir um bom posicionamento e geração de tráfego qualificado e conversão.

Campanha no Facebook Ads e Instagram Ads

Seguindo para as redes sociais, investir em campanhas patrocinadas é uma forma muito interessante não apenas para fortalecer o branding da sua empresa, como também é um canal excelente para gerar novas oportunidades. Além do engajamento, o investimento em Google Ads e Instagram Ads podem nos ajudar com:

– Atração de novos clientes. O alcance de campanhas patrocinadas é fundamental para nos conectar com usuários que, de fato, enxergam valor em nossas postagens e ofertas, aproximando assim, o público com a sua empresa.

– Orçamento flexível.Principalmente para momentos de vacas magras, é importante dar valor aos recursos e os seus investimentos. Neste sentido, as campanhas no Facebook e Instagram apresentam um custo ainda mais baixo do que no Google Ads.x

– Múltiplas mídias. Diferentemente do Google Ads, as redes sociais exploram a variação de formatos de mídia em seus anúncios, apresentando banners, posts no perfil, vídeos e até stories (o formato de mídia social mais visto por usuários em todo o mundo).

Estratégia de apresentação por produto ou serviço

Seguindo a reflexão por estratégias a curto prazo, é também essencial reforçar a importância de ter uma visão analítica para tomar decisões de forma certa, e assim não comprometer o lucro ou faturamento do seu negócio. Por isso, em um momento mais cuidadoso como este, vale a pena considerar que para a tomada de decisão rápida, em meio a retomada econômica, é sempre bom se apoiar nos dados.

As chamadas Landing Pages são o centro de uma estratégia muito interessante que ajuda a fortalecer a divulgação e promoção de um produto ou serviço. Em conjunto a investimentos no Google Ads, a Landing Page é fundamental para promover uma ação de destaque para aproximar o seu público-alvo de converter e se tornar um lead em potencial.

Assumindo o risco em parceria

Para aplicar a estratégia de maneira ainda mais eficiente, a dica é que ao invés de focar na contratação de uma agência de marketing ou freelancer, você possa contar com um parceiro que entenda exatamente o momento que a sua empresa está passando, todo o panorama do seu mercado e que esteja disposto a assumir o risco com você.

Não se trata de fechar um contrato para gestão de marketing, mas sim de estabelecer uma parceria com foco na retomada da economia com foco em estratégias de marketing digital que são realmente eficientes. Por isso, para você empresário ou gestor de negócios que se interessa em conhecer mais sobre uma oportunidade, vale a pena conhecer mais da AO5 e como ela vem atuando durante a crise e o que tem preparado para agir no Day After.

Modelo de trabalho e plano de ação com base no método PDCA

Vamos falar agora sobre o como executamos um plano de ação estratégico de marketing em nossos clientes. Nesse “novo normal” tempo é um recurso muito precioso e o ideal é não perder esse tempo precioso com soluções que não focam em resultados a curto prazo.

Utilizamos em nossa metodologia o método PDCA, uma técnica muito eficiente que reforça e garante mais resultados, ela consiste na identificação de uma oportunidade de melhoria – ou de um problema – e no contínuo processo de aprimoramento.

Do inglês, plan, do, check, action, o ciclo PDCA é classificado em 04 etapas básicas:

Utilizamos essa técnica em nosso fluxo de iniciação de projeto de marketing digital. Esse é um exemplo do framework que utilizamos para iniciar de forma rápida nosso plano estratégico de marketing:

Planejar (Plan):

Esta primeira etapa analisamos todos os pontos principais:

  • Identificar qual é o problema a ser resolvido;
  • Estabelecer qual objetivo deve ser alcançado a partir da sua solução;
  • Definir o processo de execução das principais ações;
  • Formatar um prazo para a execução do plano;
  • Definir quais serão os dados coletados e utilizados para verificar a efetividade do plano.

Agir (Do):

Executamos o plano de ação com as estratégias base que tem o foco na geração de oportunidade, fechamento, faturamento e lucro.

  • Executar as estratégias de marketing principais;
  • Criar uma solução de mínimo produto viável (MVP).

Verificar (Check):

A terceira etapa consiste em verificar os resultados obtidos a partir do plano de ação. É de extrema importância que estejam disponíveis todos dados, relatórios, dashboards, compartilhar as informações de vendas e objeções de compra com o time de marketing vai garantir que a análise seja fiel e suficientes para que sejam definidas novas ações.

  • Verificar as ações que foram colocadas em prática;
  • Analisar dados da performance dos vendedores;
  • Analisar a etapa de proposta e negociação;
  • Analisar dados das vendas;
  • Avaliar as objeções dos clientes;
  • Identificar os melhores resultados das campanhas;
  • Analisar o funil de marketing.

Melhorar (Action):

Após as etapas acima é efetuada a conclusão do projeto, garantindo a padronização das ações, execuções e análises, avaliando o que foi positivo e tomando novas ações nas etapas que se fazem necessárias.

Esse modelo estratégico garante a visualização dos pontos principais a serem atingidos e definição de todos os Kpi`s que devem ser analisados em cada etapa projeto.

Elegemos as melhores técnicas e soluções e contamos com um time de experts, que dará todo o suporte na tomada de decisão, através de relatórios completos dos resultados semanais e uma visão estratégica com o objetivo de gerar oportunidades de negócios.

Bastidores de campanhas geradoras de lucro

Nesses últimos 15 anos desenvolvemos centenas de campanhas para segmentos diversos de serviços e o que posso dizer é que 98% dessas campanhas estão focadas apenas na compra de mídia nos canais como Google Adwords, Facebook ads e Instagram ads.

A maioria desses projetos compram suas palavras chave e focam exclusivamente em gerar acessos em seus sites objetivando mais oportunidades de contatos.

Mas o que podemos ver nesses últimos anos é que direcionar campanhas diretas para sites muitas vezes pode ser um tiro no escuro, pois assim que o cliente acessa o site ela não sabe qual a jornada exata que ele deve percorrer para:

  • Ver se o seu problema pode ser solucionado
  • Entender de forma clara e focada no objetivo do serviço.
  • Ter acesso rápido aos canais de contatos para dar sequência na negociação.

Nesse novo momento temos que focar em uma venda mais consultiva e ela deve acontecer desde os anúncios no Facebook e Google até a página onde o cliente vai entender a prestação de serviço.

Ainda nesse ponto sobre uma venda consultiva crie soluções que automatizam e engajam esses clientes em seu funil de marketing, enviando e-mails automatizados. Esses e-mails contribuem muito no processo de maturação da oportunidade e ainda auxiliam o time de vendas, criando oportunidades de contato.

Abaixo descrevo em detalhes o como executamos algumas de nossas campanhas de aquisição e monetização para segmentos de serviços.