Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

As ações de marketing de relacionamento fazem uma grande diferença na hora de conquistar seus clientes. Seja qual for o segmento em que a sua empresa atua, ter uma relação de confiança com o público-alvo é fundamental, e isto pode ser feito a partir de uma proximidade maior com ele. Assim, veja a seguir sete estratégias para consolidar uma relação positiva com o seu cliente e ampliar de forma significativa o seu volume de negócios.

O marketing de relacionamento eficaz fala com seu público-alvo

Este é o primeiro passo para fidelizar os seus clientes. Para dialogar com o público-alvo de forma certa, trazendo informações e oferta de produtos e serviços que realmente os interessem, você precisa conhecer essa galera.

Para isso, o mais importante é criar uma persona, analisando dados e preferências principais do cliente. Em seguida, você deve explorar as dores deles e mostrar como a sua empresa pode ajudar a selecioná-las. Mas é importante fazer isto durante toda a jornada de compra. Aliás, assim que o negócio for fechado, a comunicação com eles deve continuar.

Personalização, segmentação e sistematização

Essas são três palavras que andam juntas para um marketing eficiente. Com certeza você terá diferentes perfis de clientes, que buscam seus produtos e serviços por motivos diversos. Além disto, é preciso continuar pensando em como satisfazer cada um desses grupos a longo prazo.

Assim sendo, é super importante segmentar os clientes em categorias distintas e personalizar a sua comunicação para cada uma delas. Outro passo importante é manter uma frequência de contato com eles de forma regular. Isso deve ser feito sempre com mensagens positivas, ofertas que interessem a ele e um marketing de conteúdo estratégico.

O poder do e-mail marketing e das redes sociais

Pois é, o marketing de relacionamento está totalmente ligado com a comunicação entre a empresa e o cliente. E em tempos onde a internet é uma das principais formas desse contato, é preciso contar com recursos como o e-mail marketing e as redes sociais.

Por e-mail você pode investir em uma comunicação mais intimista, voltado para parabenizar o cliente em datas comemorativas. Além disso, traga ofertas exclusivas e conteúdos relevantes por meio de newsletters. Já suas redes sociais podem servir como um ponto de atração a partir de um marketing de conteúdo feito de forma eficiente.

Crie engajamento por ofertas e programas exclusivos

Aquelas ações de programas de fidelidade são super importantes para estreitar seus laços com os clientes. Isso pode acontecer a partir da inclusão deles em programas de fidelidade exclusivos oferecidos pela sua empresa, como descontos e produtos e serviços grátis.

Outra estratégia é contar com materiais como e-books e outros infoprodutos para quem se tornar seu cliente. Esta é uma diretriz importante do marketing de relacionamento que acaba cativando o público-alvo, aumentando suas vendas e auxiliando na concretização de negócios.

Marketing de relacionamento a partir da automatização

Sabe quando você entra no site ou rede social de determinada empresa e recebe uma mensagem automatizada de chat? Ou quando contata um número de WhatsApp de uma conta comercial que lhe responde automaticamente? Esse é o trabalho dos famosos bots, que são grandes aliados para fidelizar clientes.

O fato é que ninguém gosta de ficar esperando uma resposta. Por isto se você automatiza os processos de comunicação – ou mesmo envio de e-mails e o direcionamento do público-alvo a partir de links específicos – sua empresa sairá ganhando muito na fidelização de clientes.

Analise resultados e métricas com atenção

Essa é uma ação importante principalmente para você avaliar quais estratégias de comunicação estão dando certo. Depois de colocar em prática o plano de marketing de relacionamento, é preciso analisar número de conversões, vendas, e contato com a empresa, entre outros.

Mas além desses aspectos, você também precisa se ater a outros detalhes. Entre eles estão renovação de contratos, número de negócios por clientes e percentual de churn, por exemplo. A partir destes resultados, é hora de ver se você continua com as ações propostas ou mudar as estratégias conforme a situação pedir.

Marketing de relacionamento eficaz com profissionais especializados

Por fim, mas não menos importante. Colocar estas estratégias em prática requer conhecimentos teóricos e práticos de marketing. Além disto, é preciso utilizar técnicas e métodos que ajudem no engajamento e aumento de negócios.

Para tanto, você precisa contar com profissionais de marketing especializados, como a AO5. Vamos colocar em prática as ações mais eficientes para sua empresa fidelizar clientes, analisar os resultados e fazer uso das melhores estratégias. Por isto entre em contato com a gente para ajudarmos com as melhores soluções.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time