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7 ações de marketing de relacionamento para fidelizar clientes em 2021

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 27 de jan 2021

As ações de marketing de relacionamento fazem uma grande diferença na hora de conquistar seus clientes. Seja qual for o segmento em que a sua empresa atua, ter uma relação de confiança com o público-alvo é fundamental, e isto pode ser feito a partir de uma proximidade maior com ele. Assim, veja a seguir sete estratégias para consolidar uma relação positiva com o seu cliente e ampliar de forma significativa o seu volume de negócios.

O marketing de relacionamento eficaz fala com seu público-alvo

Este é o primeiro passo para fidelizar os seus clientes. Para dialogar com o público-alvo de forma certa, trazendo informações e oferta de produtos e serviços que realmente os interessem, você precisa conhecer essa galera.

Para isso, o mais importante é criar uma persona, analisando dados e preferências principais do cliente. Em seguida, você deve explorar as dores deles e mostrar como a sua empresa pode ajudar a selecioná-las. Mas é importante fazer isto durante toda a jornada de compra. Aliás, assim que o negócio for fechado, a comunicação com eles deve continuar.

Personalização, segmentação e sistematização

Essas são três palavras que andam juntas para um marketing eficiente. Com certeza você terá diferentes perfis de clientes, que buscam seus produtos e serviços por motivos diversos. Além disto, é preciso continuar pensando em como satisfazer cada um desses grupos a longo prazo.

Assim sendo, é super importante segmentar os clientes em categorias distintas e personalizar a sua comunicação para cada uma delas. Outro passo importante é manter uma frequência de contato com eles de forma regular. Isso deve ser feito sempre com mensagens positivas, ofertas que interessem a ele e um marketing de conteúdo estratégico.

O poder do e-mail marketing e das redes sociais

Pois é, o marketing de relacionamento está totalmente ligado com a comunicação entre a empresa e o cliente. E em tempos onde a internet é uma das principais formas desse contato, é preciso contar com recursos como o e-mail marketing e as redes sociais.

Por e-mail você pode investir em uma comunicação mais intimista, voltado para parabenizar o cliente em datas comemorativas. Além disso, traga ofertas exclusivas e conteúdos relevantes por meio de newsletters. Já suas redes sociais podem servir como um ponto de atração a partir de um marketing de conteúdo feito de forma eficiente.

Crie engajamento por ofertas e programas exclusivos

Aquelas ações de programas de fidelidade são super importantes para estreitar seus laços com os clientes. Isso pode acontecer a partir da inclusão deles em programas de fidelidade exclusivos oferecidos pela sua empresa, como descontos e produtos e serviços grátis.

Outra estratégia é contar com materiais como e-books e outros infoprodutos para quem se tornar seu cliente. Esta é uma diretriz importante do marketing de relacionamento que acaba cativando o público-alvo, aumentando suas vendas e auxiliando na concretização de negócios.

Marketing de relacionamento a partir da automatização

Sabe quando você entra no site ou rede social de determinada empresa e recebe uma mensagem automatizada de chat? Ou quando contata um número de WhatsApp de uma conta comercial que lhe responde automaticamente? Esse é o trabalho dos famosos bots, que são grandes aliados para fidelizar clientes.

O fato é que ninguém gosta de ficar esperando uma resposta. Por isto se você automatiza os processos de comunicação – ou mesmo envio de e-mails e o direcionamento do público-alvo a partir de links específicos – sua empresa sairá ganhando muito na fidelização de clientes.

Analise resultados e métricas com atenção

Essa é uma ação importante principalmente para você avaliar quais estratégias de comunicação estão dando certo. Depois de colocar em prática o plano de marketing de relacionamento, é preciso analisar número de conversões, vendas, e contato com a empresa, entre outros.

Mas além desses aspectos, você também precisa se ater a outros detalhes. Entre eles estão renovação de contratos, número de negócios por clientes e percentual de churn, por exemplo. A partir destes resultados, é hora de ver se você continua com as ações propostas ou mudar as estratégias conforme a situação pedir.

Marketing de relacionamento eficaz com profissionais especializados

Por fim, mas não menos importante. Colocar estas estratégias em prática requer conhecimentos teóricos e práticos de marketing. Além disto, é preciso utilizar técnicas e métodos que ajudem no engajamento e aumento de negócios.

Para tanto, você precisa contar com profissionais de marketing especializados, como a AO5. Vamos colocar em prática as ações mais eficientes para sua empresa fidelizar clientes, analisar os resultados e fazer uso das melhores estratégias. Por isto entre em contato com a gente para ajudarmos com as melhores soluções.