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Como a experiência com atendimento ao cliente pode resultar em mais vendas?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 26 de fev 2021

A experiência com atendimento ao cliente é tão importante quanto um bom preço na venda de um produto. E tendo em vista as dificuldades provocadas pela pandemia do Covid-19, conquistar e reter seu público se tornou uma tarefa ainda mais fundamental dentro das ações de marketing.

Estatísticas mostram que ainda é preciso avançar na qualidade do atendimento para garantir a satisfação dos consumidores. Segundo uma pesquisa realizada no final do ano passado no Brasil pela Hibou, apenas 11% das pessoas estão satisfeitas com o atendimento no país. Segundo a mesma pesquisa, um bom atendimento é considerado um item fundamental para 94% dos entrevistados.

Nesse sentido, é indispensável que os empreendedores precisem adequar algumas estratégias. Isso, principalmente levando em conta as características de um cenário onde são impostas diversas restrições que afetam o nosso comportamento e forma de consumo.

Neste artigo, você vai saber como o atendimento ao cliente pode resultar em mais vendas e como a AO5 visualiza a aplicação desse conceito para estabelecer uma relação ideal entre cliente e vendedor, inclusive a longo e médio prazo.

A importância de cultivar uma boa experiência com atendimento ao cliente

Muitas empresas, como é o caso da própria AO5, possuem uma carteira de clientes. Esta é composta principalmente por aqueles que já são colaboradores. São cerca de 70% de clientes que há pelo menos sete anos atuam junto da AO5 em seus projetos.

Com base nesse exemplo, podemos entender que o cultivo na experiência com atendimento ao cliente é um elemento que possui a mesma relevância que a prospecção de novos consumidores.

Muitas vezes, alguns profissionais do marketing focam mais em buscar novos clientes. Mas assim, esquecem que a manutenção de um bom relacionamento com os já existentes pode garantir bons lucros. Assim, ao ter uma relação consolidada com alguém que já aprecia o resultado dos seus serviços, ele já se transforma em um cliente em potencial.

Nesse sentido é importante lembrar de algumas informações que podem ser necessárias:

  • De acordo com a mesma pesquisa já citada, cerca de 50% das pessoas que se tornam fieis a uma marca o fazem porque gostam do bom atendimento;
  • 53,9% que afirmaram deixar de consumir os serviços de duas a três vezes ter sido mal-atendido;
  • Além disso, levantamento da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, mostra que apenas 24% dos consumidores consideram a imagem da empresa no mercado antes de tomarem a sua decisão de compra.

Dicas para aumentar as vendas por meio de uma boa experiência com atendimento ao cliente

Lembre-se que as relações construídas em âmbito empresarial podem ser alicerçadas em características pessoais de ambos os lados. Assim, ter aspectos em comum com seus clientes. Possuir alguns interesses em comum, por exemplo, pode ser um fator que contribui para uma boa manutenção das relações.

Confira algumas dicas para manter um bom relacionamento com seu público:

  • Atendimento humanizado: tenha em mente que você está se comunicando com alguém, que, tal como você possui características próprias. Ou seja, não abra mão da sensibilidade ao observar o outro e fugir do protocolo, caso seja necessário. Nesse ponto, o importante é ter a inteligência emocional. Assim você irá saber qual é o tipo de situação onde é possível agir desta forma;
  • Conheça seu público-alvo: saber dos traços do perfil do público que está consumindo seu serviço é importante para traçar linguagens que dialoguem com esse público em particular. Assim, é possível desenvolver a experiência de atendimento a longo prazo;
  • Fale com sua equipe: o time deve estar por dentro das estratégias que envolvem o diálogo mais aproximado com um cliente. Dessa forma, integre-os nos diálogos com o cliente para deixá-los mais à vontade. Assim você vai mostrar o seu comprometimento para atingir o objetivo final
  • Esteja atento à solicitação do cliente: existem momentos nos quais é preciso investir uma energia extra em um contato mais frequente com seus clientes. Estar atento a demandas pontuais durante o atendimento é um diferencial importante;
  • Mantenha o mesmo nível de qualidade no atendimento: entenda que cada cliente é único e possui as suas próprias características. Assim, existem clientes em que um relacionamento longo e duradouro exigem uma atenção constante. Já outros apreciam apenas as demandas serem entregues de uma forma rápida e objetiva. Discernimento é a chave para poder desenvolver cada relação com os clientes de um modo particular.