Elaborar uma estratégia para lançamento de um produto exige muita pesquisa e conhecimento sobre o assunto e público-alvo. Isso consiste em um grande desafio para qualquer empresa.
São vários fatores envolvidos nesse processo e a chance de algo dar errado é grande. Por isso é necessário um planejamento cuidadoso. E isso exige tempo. Nesse ponto muitas empresas falham, pois não dedicam o tempo necessário para a elaboração de uma estratégia eficiente.
Muitos negócios canalizam todo seu tempo e energia na criação de novos produtos. Por isso, acabam deixando de lado a estratégia para lançamento de um produto. Isso é um erro. Assim sendo, confira a seguir as etapas essenciais que precisam de atenção no momento de lançar um produto digital.
Pré-lançamento
Antes de mais nada, é preciso focar no pré-lançamento. Mas como fazer isso? Bom, pense em 3 lições de casa, independente do tipo de produto e ramo de atuação da empresa:
- Entenda o seu produto: você não conseguirá divulga-lo se não o conhecer muito bem. Assim, toda a equipe precisa estar muito por dentro de todos os detalhes dele. E essa equipe precisa trabalhar em sintonia. Feito isso, os profissionais poderão elaborar uma campanha focada nos diferenciais do produto;
- Conheça o seu público: depois de conhecer o produto, é fundamental conhecer o possível cliente. O público-alvo precisa estar bem definido. A partir daí, é possível utilizar as redes a seu favor. Colete o maior número de dados possível e defina campanhas para falar de forma personalizada com o seu público;
- Utilize e defina os indicadores: os KPIs servem para medir o desempenho da sua ação de marketing. Dessa forma, antes de lançar a campanha, defina quais KPIs você irá utilizar.
Com essas 3 tarefas cumpridas, agora é preciso preparar o lançamento. Isso consiste em adotar estratégias inteligentes, oferecendo informações úteis ao seu público. Então, antes de lançar de fato o produto, gere curiosidade e interesse nas pessoas. Isso pode ser feito por meio de artigos, vídeos, e-books, posts, etc.
Estratégia para lançamento de um produto
Chegou o grande momento. O momento do lançamento é o mais esperado, mas é só uma parte do processo. Muitas empresas focam no lançamento e esquecem das outras etapas.
Assim, ao lançar o produto, o divulgue de todas as formas possíveis. Hoje em dia a internet conta com canais especializados para cada segmento. Procure esses canais, de acordo com o tipo do seu produto. Envie também releases para a imprensa, com o intuito de informar e dizer “Estou aqui!”.
Além da imprensa e canais especializados, utilize o público que já é fiel à sua empresa para ajudar na divulgação. Muitas vezes isso pode ser mais útil do que outras estratégias, já que seu público terá um engajamento natural e espontâneo.
E uma última dica: lance seu produto em várias redes sociais ao mesmo tempo, mas com uma linguagem apropriada para cada uma delas.
Pós-lançamento
Muitas empresas pensam: lançamos o produto, trabalho concluído. Mas saiba que é aí que o trabalho começa. É preciso acompanhar de perto os resultados para realizar modificações, quando necessário. Por isso, a pós-lançamento consiste em:
- Colocar em ação aqueles KPIs que foram definidos no pré-lançamento: assim, é possível avaliar o retorno que a campanha está dando e qual rede gerou mais conversão, por exemplo. Depois disso, a equipe decide se dá prosseguimento com a estratégia ou se ela sofrerá alterações;
- Permanecer informando o público: não deixe de lado o seu público após o sucesso da campanha. Pelo contrário, continue informando as pessoas, com posts, artigos e outros materiais. Além de manter o interesse do público na sua marca, isso criará um laço mais forte e será útil para campanhas futuras. Dessa forma, continue engajado e não perca o foco.
Desse modo, elaborar uma estratégia para lançamento de um produto exige dedicação e cuidados com o pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento.
Uma dica importante de estratégia para lançamento de um produto
Durante a pandemia, essas etapas precisam estar ainda mais claras na mente de toda a equipe de marketing. As estratégias podem mudar mais facilmente e, por isso, toda a equipe precisa ficar constantemente de olho nos resultados. Se você quiser mais dicas de estratégias de marketing nessa época delicada, a AO5 pode te ajudar.