Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Elaborar uma estratégia para lançamento de um produto exige muita pesquisa e conhecimento sobre o assunto e público-alvo. Isso consiste em um grande desafio para qualquer empresa.

São vários fatores envolvidos nesse processo e a chance de algo dar errado é grande. Por isso é necessário um planejamento cuidadoso. E isso exige tempo. Nesse ponto muitas empresas falham, pois não dedicam o tempo necessário para a elaboração de uma estratégia eficiente.

Muitos negócios canalizam todo seu tempo e energia na criação de novos produtos. Por isso, acabam deixando de lado a estratégia para lançamento de um produto. Isso é um erro. Assim sendo, confira a seguir as etapas essenciais que precisam de atenção no momento de lançar um produto digital.

Pré-lançamento

Antes de mais nada, é preciso focar no pré-lançamento. Mas como fazer isso? Bom, pense em 3 lições de casa, independente do tipo de produto e ramo de atuação da empresa:

  • Entenda o seu produto: você não conseguirá divulga-lo se não o conhecer muito bem. Assim, toda a equipe precisa estar muito por dentro de todos os detalhes dele. E essa equipe precisa trabalhar em sintonia. Feito isso, os profissionais poderão elaborar uma campanha focada nos diferenciais do produto;
  • Conheça o seu público: depois de conhecer o produto, é fundamental conhecer o possível cliente. O público-alvo precisa estar bem definido. A partir daí, é possível utilizar as redes a seu favor. Colete o maior número de dados possível e defina campanhas para falar de forma personalizada com o seu público;
  • Utilize e defina os indicadores: os KPIs servem para medir o desempenho da sua ação de marketing. Dessa forma, antes de lançar a campanha, defina quais KPIs você irá utilizar.

Com essas 3 tarefas cumpridas, agora é preciso preparar o lançamento. Isso consiste em adotar estratégias inteligentes, oferecendo informações úteis ao seu público. Então, antes de lançar de fato o produto, gere curiosidade e interesse nas pessoas. Isso pode ser feito por meio de artigos, vídeos, e-books, posts, etc.

Estratégia para lançamento de um produto

Chegou o grande momento. O momento do lançamento é o mais esperado, mas é só uma parte do processo. Muitas empresas focam no lançamento e esquecem das outras etapas.

Assim, ao lançar o produto, o divulgue de todas as formas possíveis. Hoje em dia a internet conta com canais especializados para cada segmento. Procure esses canais, de acordo com o tipo do seu produto. Envie também releases para a imprensa, com o intuito de informar e dizer “Estou aqui!”.

Além da imprensa e canais especializados, utilize o público que já é fiel à sua empresa para ajudar na divulgação. Muitas vezes isso pode ser mais útil do que outras estratégias, já que seu público terá um engajamento natural e espontâneo.

E uma última dica: lance seu produto em várias redes sociais ao mesmo tempo, mas com uma linguagem apropriada para cada uma delas.

Pós-lançamento  

Muitas empresas pensam: lançamos o produto, trabalho concluído. Mas saiba que é aí que o trabalho começa. É preciso acompanhar de perto os resultados para realizar modificações, quando necessário. Por isso, a pós-lançamento consiste em:

  • Colocar em ação aqueles KPIs que foram definidos no pré-lançamento: assim, é possível avaliar o retorno que a campanha está dando e qual rede gerou mais conversão, por exemplo. Depois disso, a equipe decide se dá prosseguimento com a estratégia ou se ela sofrerá alterações;
  • Permanecer informando o público: não deixe de lado o seu público após o sucesso da campanha. Pelo contrário, continue informando as pessoas, com posts, artigos e outros materiais. Além de manter o interesse do público na sua marca, isso criará um laço mais forte e será útil para campanhas futuras. Dessa forma, continue engajado e não perca o foco.

Desse modo, elaborar uma estratégia para lançamento de um produto exige dedicação e cuidados com o pré-lançamento, lançamento e pós-lançamento.

Uma dica importante de estratégia para lançamento de um produto

Durante a pandemia, essas etapas precisam estar ainda mais claras na mente de toda a equipe de marketing. As estratégias podem mudar mais facilmente e, por isso, toda a equipe precisa ficar constantemente de olho nos resultados. Se você quiser mais dicas de estratégias de marketing nessa época delicada, a AO5 pode te ajudar.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time