Somos uma das agências mais premiadas no ABC da Comunicação 16 prêmios em 5 categorias

Confira a premiação

Um processo eficiente de escalar vendas é fundamental para o sucesso de qualquer tipo de empresa. Definir etapas, atividades e metodologias em um processo de vendas é necessário para fidelizar um cliente.

A partir do momento em que o próprio processo de vendas se mostra eficaz, a empresa começa o processo de escalada. Porém, tanto o processo de comercialização como o fato de escalar vendas mudaram nos últimos anos.

Com o mundo digital dominando o mercado, as relações entre empresa e cliente sofreram alterações. Está cada dia mais difícil e complexo conseguir manter a atenção de um cliente em potencial. Isso por conta da rapidez e milhares de alternativas que o mundo digital oferece.

Assim sendo, uma empresa precisa ser criativa para conseguir a atenção do cliente e, consequentemente, escalar vendas.

Antigamente, as empresas mantinham os setores de vendas e marketing separados um do outro. Mas isso mudou. Hoje, é possível e até necessário escalar vendas utilizando os conhecimentos dos profissionais de marketing.

Escalar vendas exige dedicação de todos

Não é apenas o setor comercial que é responsável por escalar vendas em uma empresa. Diante da enxurrada tecnológica de hoje em dia, todos os setores precisam contribuir. Atrair um cliente não é o mais difícil. O trabalho mais duro está em manter o cliente fiel à empresa. Assim, alguns pontos precisam de mais atenção para o sucesso na escalada de vendas:

  • Toda a empresa precisa estar envolvida e determinada;
  • Todos os departamentos, de certa forma, praticam o atendimento ao cliente. Assim, eles precisam estar alinhados para impactar o cliente positivamente;
  • Além disso, todos precisam pensar na jornada do cliente e em soluções;
  • Por fim, além de vender mais, o objetivo também precisa ser vender melhor.

Como escalar vendas com marketing

Quando vendas e marketing utilizam a mesma linguagem e estratégias, a empresa só tem a ganhar. Sendo assim, eles precisam trabalhar juntos, observando e aperfeiçoando 3 situações:

  • Definição da persona: ela representa o perfil do cliente ideal. Tanto o marketing quanto o setor de vendas precisam participar da criação da persona. Esse recurso ajuda a empresa entender quem é seu público. Saber exatamente o que o cliente precisa é fundamental, principalmente para as vendas e marketing. Assim, o tempo e energia da equipe são mais bem utilizados;
  • Definição de uma presença digital: como já falamos, o mundo digital influencia muito nas vendas hoje em dia. Uma empresa precisa explorar esse universo. O setor de vendas precisa saber onde estão os clientes, quais ferramentas digitais eles usam com mais frequência e qual linguagem utilizam. Nesse caso, o marketing tem condições de auxiliar muito as vendas. A partir da presença digital, o setor de vendas pode também contribuir para a criação de conteúdos visando atingir o cliente. Isso qualifica ainda mais o marketing;
  • Qualificação dos leads: o setor de vendas precisa que o marketing qualifique os leads. Ao receber um lead mais eficiente, o setor de vendas aumenta suas chances de fechar o negócio.

Vendas e marketing possuem metas em comum

Esses dois setores possuem muitas metas em comum, por isso precisam trabalhar juntos. Ao conseguir escalar vendas, a empresa mostra que as estratégias de marketing e de vendas estão funcionando. Assim, ao trabalharem juntos, as vendas e o marketing esperam os seguintes resultados:

  • Aumentar a taxa de retenção de clientes;
  • Aumentar as taxas de ganhos de vendas;
  • Fechar o negócio mais rapidamente;
  • Encurtar o ciclo de compra;
  • Desperdiçar o menor número de leads.

Essas metas em comum facilitam o trabalho tanto do setor de vendas como do marketing. Se eles trabalharem de forma independente um do outro, pode ocorrer falhas na comunicação e outros prejuízos. Isso acaba diminuindo a eficiência de uma campanha de marketing, por exemplo.

Desta forma, fica claro como que escalar vendas ajuda na qualificação do marketing da empresa. Em tempos de pandemia, a forma como ocorre o contato com o cliente mudou. Mais do que nunca é necessário o trabalho em conjunto do marketing e das vendas.

A agência de Marketing Digital AO5 te explica as mudanças em relação ao atendimento durante a pandemia e a importância da retenção dos clientes.

Compartilhe nas redes:

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Linkedin Compartilhe no Twitter Compartilhe no Whatsapp

Como contratar

Para conhecer melhor os novos serviços de marketing da Orange Five, entre em contato com nosso time de novos negócios através de nossa página de contato


Escrito por: Agência Orange Five

Conteúdo produzido pelos Orangers. Aproveite nossos conteúdos de branding, comunicação, marketing, design e vendas para gerar faturamento e lucro efetivo no seu negócio. Mais de 17 anos de mercado, 1200 empresas atendidas nas mais variadas estratégias de marketing digital com foco em resultados de vendas e mais de 45 Milhões investidos em mídia.

Agende uma call com os orangers

Conte seus objetivos para nossos consultores. Agende uma reunião e nosso time irá apresentar um plano para te levar ao próximo nível.

Fale com nosso time