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Como gerar valor através de User Generated Content (UGC)?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 07 de abr 2021

Hoje vamos falar sobre User Generated Content (conteúdo gerado pelo usuário, em bom português). Esse conceito designa uma prática que vem cada vez mais sendo adotada pelos profissionais de marketing digital. Como o nome já diz, trata-se da utilização do conteúdo criado pelos próprios usuários de redes sociais pelas empresas. Assim, o intuito de gerar maior volume de engajamento.

Essa estratégia parte do princípio de que a experiência do próprio usuário é um dos focos das campanhas de marketing. Nesse sentido, os clientes devem ter um canal no qual possam expressar as suas opiniões acerca da marca ou produto. Assim, neste artigo você vai saber das principais estratégias para gerar valor através User Generated Content (UGC).

Como funciona o User Generated Content?

É possível definir como conteúdo gerado pelo usuário praticamente qualquer manifestação em âmbito virtual. Isso dentro do contexto das redes sociais. Assim, todos aqueles que compartilham alguma foto, texto ou comentário, ou que avaliam um produto ou serviço ou participam de campanhas estão, de alguma forma, produzindo conteúdo.

Isso ganha um valor considerável quando o assunto está relacionado à utilização de produtos ou marcas. Nesse ponto que entra a implementação de boas estratégias que proporcionem ao usuário demonstrar a sua opinião com relação ao assunto em questão.

O User Generated Content nada mais é do que uma canalização desse material em uma campanha ou ação específica. Assim, o seu intuito de estimular ainda mais o engajamento.

Gere valor por meio dos canais de comunicação com o cliente

Confira a seguir algumas alternativas eficazes no contexto do marketing digital, sobretudo com relação a produção de conteúdo, que estimulam a produção de conteúdo pelos próprios usuários. Importante destacar que essas iniciativas têm um potencial maior de resultado se forem realizadas em conjunto.

Isso potencializa a estratégia da empresa/marca como um todo, além de fortalecer os próprios canais nos quais os usuários podem gerar e compartilhar novos conteúdos. Dessa forma, para gerar valor para a sua marca, crie e incremente as plataformas a seguir para aumentar a interação com o seu público:

  • Redes sociais: algumas das redes sociais mais populares do mundo permitem que os assuntos sejam elencados em uma ordem de importância por meio das hastags. Ao utilizar esse recurso de formas específicas e comentar sobre a marca ou produto, os usuários estão gerando conteúdo de forma voluntária;
  • Landing pages: são páginas criadas especialmente com o intuito de converter novos clientes. São importante via de contato importante entre a empresa e o usuário, uma vez que podem obter dados que serão relevantes para concretizar a conversão. Também é possível disponibilizar um conteúdo exclusivo, como e-books, white paper, checklist ou um guia prático, por exemplo;
  • Blog: o blog continua sendo uma das formas mais relevantes para que os usuários produzam conteúdo espontâneo. É possível estimular o acesso a ele por meio da divulgação dos links em landing pages e redes sociais.

Principais benefícios do User Generated Content

Se as diretrizes do UGC forem aplicadas da maneira correta, uma empresa pode dispor de muitos conteúdos positivos criados por seus clientes de forma espontânea na internet. Assim sendo, veja alguns deles:

  • Custo zero: os conteúdos criados por usuários contem veracidade. Isso pode ser extremamente relevante para que outras pessoas se interessem por seu produto. Muitas vezes, você tem um resultado proporcional (ou até mesmo maior) a uma campanha de marketing, aplicando pouco ou zero investimento. Basta implementar as estratégias em cima do material bruto que chega das redes sociais;
  • Credibilidade: o chamado ‘efeito manada’ explica o quanto a opinião das outras pessoas é relevante na tomada de decisão individual. No campo do marketing digital, isso se aplica aos casos em que há o reconhecimento do público perante a qualidade de certo produto ou serviço. Dessa forma, um número elevado de clientes ou usuários é um estímulo para que outras pessoas demonstrem interesse nele;
  • Busca de informações: ao integrar determinada ação de marketing, o usuário vai estar compartilhando parte de sua experiência com o público. Isso é extremamente útil para o mapeamento de informações sobre ele. Assim você terá a condição de adaptar seu produto a partir do feedback dos seus usuários. Além disso, você obtém dados que podem ser importantes para o encaminhamento de materiais de divulgação.

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A implementação de táticas eficazes de conteúdo dos usuários é uma das especialidades da AO5. Através de estratégias de Inbound Marketing e funil de vendas, podemos viabilizar o crescimento que sua empresa precisa.

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