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Como medir o engajamento de clientes pode me ajudar com novas estratégias para o meu negócio?

Autor: Agência Orange Five | Publicado em: 23 de abr 2021

Saber como medir o engajamento de clientes é algo que faz toda a diferença para o sucesso de sua empresa. Esses indicadores ajudam a entender como está o relacionamento do público-alvo com a sua marca. Dessa forma, podem contribui para que você pense em soluções estratégicas cada vez mais assertivas. Por isso saiba mais detalhes sobre esse assunto a seguir, e entenda as melhores formas de realizar esse processo.

Entendendo o engajamento de clientes

Para aprender como medir o engajamento de clientes, é fundamental que você tenha claro o conceito de Customer Success. Ou seja, trata-se de avaliar o nível do sucesso do cliente relativo à interação com a sua marca e a resolução de suas dores e problemas ao adquirir seus produtos e serviços. Neste sentido, esse conceito envolve algumas bases e aspectos importantes:

  • O sucesso do cliente depende muito do suporte e informação que ele terá sobre seus produtos e serviços;
  • Além disso, trata-se do quanto ele estará satisfeito com o seu atendimento, além da mercadoria que ele adquiriu;
  • E junto com esses fatores há também questões de comunicação, interatividade e dos processos que a empresa adota na jornada de compra do cliente até a sua decisão.

Na medida em que esses são alguns fatores fundamentais para o engajamento de clientes, é preciso saber quais as melhores formas de avalia-los para sua empresa.

Métodos efetivos de como medir o engajamento de clientes

Mais do que propor medidas para quem o sucesso de seu cliente, analisar as suas taxas de engajamento da forma certa é fundamental. Assim sendo, veja a seguir algumas das principais métricas para fazer isto:

  • Cálculo da Receita Recorrente Mensal. Aqui é preciso avaliar o valor gasto com a compra de produtos e serviços de sua empresa, incluindo planos e assinaturas, por exemplo;
  • Taxa de resolução de problemas. Nesta métrica o objetivo é avaliar quanto tempo a sua empresa demorou para ajudar o cliente quando ele apontou alguma dificuldade com seu produto ou serviço;
  • Além disso, há também a taxa de rotatividade de cliente. Também conhecida como Churn Rate, ela calcula quantas pessoas deixaram de comprar suas mercadorias;
  • Cálculo da taxa de adoção do produto. Essa métrica avalia se os seus clientes estão, de fato, usando todos os recursos que a sua empresa pode oferecer para eles;
  • Por fim, taxa de Lifetime Value. Este é um cálculo que se baseia em quanto cada um de seus clientes geram de faturamento para sua empresa enquanto comprar com ela.

Junto desses métodos que avaliam o nível de engajamento dos clientes com o seu negócio, há ainda outras métricas importantes. Entre elas estão o Net Promoter Score e a taxa de expansão. E para ajudar na construção de Costumer Success, um dos recursos mais eficiente é o uso de estratégias de marketing assertivas.

O melhor aliado para engajar clientes

A partir dos resultados no nível de engajamento dos clientes de sua empresa, você consegue pensar em estratégias que contribuam para seu sucesso. Neste sentido, técnicas e métodos de marketing digital podem fazer uma grande diferença.

Dessa forma, o uso de ferramentas efetivas de marketing para ajudar no engajamento de clientes para sua empresa consiste em:

  • Criação de um plano de marketing de conteúdo eficiente para seu público-alvo;
  • Uso de diferentes meios para divulgar informações, como sites, blogs e redes sociais;
  • Estudo do tipo de persona que é o seu cliente para dialogar com ele de forma certa;
  • Instituição de uma comunicação eficiente com entre a sua empresa e o seu público.

É claro que, implementar todos esses passos com sucesso é um grande desafio. Neste sentido, contar com uma empresa como a AO5 faz toda a diferença para você. Além de trabalharmos há mais de 15 anos na área de marketing estamos cientes de como todas as suas tendências são capazes de trazer um impacto positivo para a sua empresa.

Assim sendo, além de entender como medir o engajamento dos clientes, conte com a nossa ajuda para aumenta-lo. Seja qual for a sua área de atuação, vamos instituir um plano que permita uma aproximação eficiente com seu público-alvo. Por isso fale conosco hoje mesmo e veja como podemos te ajudar de forma significativa.